Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

Sebastião Moreira / Lusa

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA conseguiram hoje reduzir os números. Já na Europa, o cenário continua a piorar em muitos países, mas na Bélgica vai deixar de ser obrigatório o uso de máscara no exterior.

De acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registaram 846 mortos e 33.720 infetados com o novo coronavírus.

Os número de hoje representam uma redução para cerca de dois terços dos referentes a quinta-feira – dia em que se registaram 846 mortos e 33.720 casos nos EUA. Ainda assim a difusão da pandemia no país é alvo de grande preocupação.

Ainda assim, os novos casos de infetados e óbitos faz com que o país eleve, nesta quinta-feira, o número total de pessoas com covid-19 para 6.974.441, e o de vítimas mortais para 202.728.

Apesar de Nova Iorque não ser mais o estado com maior número de infeções, ainda é o mais afetado por mortes nos Estados Unidos, sendo que até agora já registou 23.785 óbitos, mais do que no Peru, França ou Espanha.

Por sua vez, o Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington estimou que os Estados Unidos da América vão chegar às 240 mil mortes até 31 de dezembro, revela o Observador.

O cenário na Europa não é muito melhor. Países como Espanha, França ou Reino Unido já estão a enfrentar uma segunda vaga de infeções, e já começaram a tomar fortes medidas para prevenir o aumento de casos no inverno. Seguindo os conselhos de muitos especialistas, vários países optaram por obrigar a população a usar máscara na rua.

Contudo, este não é o caso da Bélgica. Segundo o DN, o Conselho de Segurança Nacional do país decidiu que o uso da máscara não será obrigatório a partir de outubro, tal como acontece neste momento.

A primeira-ministra Sophie Wilmès referiu que “usar uma máscara continua a ser muito importante para conter a propagação do vírus”, porém “é inútil torná-las obrigatórias a qualquer hora, em qualquer lugar”, frisou durante uma conferência de imprensa.

No país, as máscaras deixarão de ser obrigatórias ao ar livre, exceto em locais e espaços movimentados onde a distância social não seja garantida. O uso da máscara permanece obrigatório nos transportes públicos, lojas ou cinemas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …