Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

Sebastião Moreira / Lusa

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA conseguiram hoje reduzir os números. Já na Europa, o cenário continua a piorar em muitos países, mas na Bélgica vai deixar de ser obrigatório o uso de máscara no exterior.

De acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins, nas últimas 24 horas, os Estados Unidos registaram 846 mortos e 33.720 infetados com o novo coronavírus.

Os número de hoje representam uma redução para cerca de dois terços dos referentes a quinta-feira – dia em que se registaram 846 mortos e 33.720 casos nos EUA. Ainda assim a difusão da pandemia no país é alvo de grande preocupação.

Ainda assim, os novos casos de infetados e óbitos faz com que o país eleve, nesta quinta-feira, o número total de pessoas com covid-19 para 6.974.441, e o de vítimas mortais para 202.728.

Apesar de Nova Iorque não ser mais o estado com maior número de infeções, ainda é o mais afetado por mortes nos Estados Unidos, sendo que até agora já registou 23.785 óbitos, mais do que no Peru, França ou Espanha.

Por sua vez, o Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington estimou que os Estados Unidos da América vão chegar às 240 mil mortes até 31 de dezembro, revela o Observador.

O cenário na Europa não é muito melhor. Países como Espanha, França ou Reino Unido já estão a enfrentar uma segunda vaga de infeções, e já começaram a tomar fortes medidas para prevenir o aumento de casos no inverno. Seguindo os conselhos de muitos especialistas, vários países optaram por obrigar a população a usar máscara na rua.

Contudo, este não é o caso da Bélgica. Segundo o DN, o Conselho de Segurança Nacional do país decidiu que o uso da máscara não será obrigatório a partir de outubro, tal como acontece neste momento.

A primeira-ministra Sophie Wilmès referiu que “usar uma máscara continua a ser muito importante para conter a propagação do vírus”, porém “é inútil torná-las obrigatórias a qualquer hora, em qualquer lugar”, frisou durante uma conferência de imprensa.

No país, as máscaras deixarão de ser obrigatórias ao ar livre, exceto em locais e espaços movimentados onde a distância social não seja garantida. O uso da máscara permanece obrigatório nos transportes públicos, lojas ou cinemas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência é "prematuro" e põe de lado o recolhimento obrigatório

Numa altura em que o número de infetados não pára de subir em Portugal, o Governo prefere manter a situação de calamidade para dar resposta à pandemia, o que permite tomar medidas como o confinamento …

22-0: a soma de dois jogos, no mesmo dia

Com claro destaque para o que aconteceu nos Países Baixos: 13-0, vitória do Ajax. Recorde no campeonato holandês, cinco golos de um jogador, um guarda-redes a querer marcar uma grande penalidade... O que aconteceu no sábado, …

Aminoácido produzido no cérebro pode prevenir ataques epiléticos

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida descobriu que um aminoácido produzido pelo cérebro pode desempenhar um papel crucial na prevenção de um tipo de ataque epilético. As crises epiléticas do …

Ir à escola, viajar e assistir a espetáculos. As exceções à proibição de circulação entre concelhos

No final do último Conselho de Ministros, na semana passada, o Governo anunciou a proibição de circulação entre concelhos entre as 0h de 30 de outubro e as 6h de 3 de novembro, englobando o …

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …