/

Efeito analgésico da covid-19 pode explicar a rápida transmissão da doença

8

Uma equipa de cientistas descobriu que a proteína spike do novo coronavírus inibe a dor, o que pode explicar o motivo pelo qual tantos infetados com o novo coronavírus são assintomáticos.

Uma investigação levada a cabo por investigadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que o Sars-CoV-2 é capaz de aliviar a dor. Esta descoberta pode explicar por que motivo quase metade dos infetados apresenta poucos – ou mesmo nenhum – sintomas, apesar de ainda serem capazes de transmitir a doença.

Em comunicado, citado pelo Futurity, o cientista Rajesh Khanna explica que “faz muito sentido que a razão para a disseminação implacável da covid-19 talvez seja que, na fase inicial da doença, o paciente se sinta bem, como se nada estivesse errado, porque a dor foi suprimida”.

“Se pudermos provar que este alívio é o que está a fazer com que a covid-19 se espalhe rapidamente, isso terá enorme valor.”

Os vírus infetam as células do hospedeiro através de recetores de proteínas nas membranas celulares. No início da pandemia, os cientistas estabeleceram que a proteína spike do Sars-CoV-2 usa o recetor da enzima conversora angiotensina 2 (ACE2) para entrar no corpo. Pouco depois, novos estudos indicaram que a neuropilina-1 também é um recetor para o novo coronavírus.

Nesta nova investigação, a equipa chegou à conclusão de que, muito provavelmente, a proteína spike está envolvida em algum tipo de “processamento da dor”.

Muitas vias biológicas sinalizam a sensação de dor no organismo, sendo a proteína fator de crescimento endotelial vascular-A (VEGF-A) uma delas. Esta proteína desempenha um papel essencial no crescimento dos vasos sanguíneos e já foi associada a doenças como o cancro, a artrite reumatoide e, mais recentemente, a covid-19.

Assim, quando a VEGF-A se liga ao recetor da neuropilina, inicia um conjunto de eventos que resultam na hiperexcitabilidade dos neurónios, que desencadeia a dor. A proteína spike do novo coronavírus liga-se à neuropilina exatamente no mesmo local que a VEGF-A, explicam os cientistas.

Em laboratório, a equipa da universidade norte-americana descobriu que “a proteína spike reverteu completamente a sinalização de dor induzida pela VEGF-A”. O artigo científico foi publicado no dia 1 e outubro na PAIN.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. Não há o crime perfeito, como também não há o homicida perfeito, e seguindo esta linha de raciocínio, também não foi criado o vírus perfeito, mais tarde ou mais cedo, vai se descobrir o seu ponto mais fraco, e talvez se faça luz, sobre as origens deste vírus, bem como todas as suas intenções. É muita coincidência junta, um vírus reunir tantas características para que todos os dias se encontrem estas evidências, em minha opinião claro.
    A Natureza não possuí um nível de inteligência, para criar um vírus para atuar tão especificamente quanto este, cria sim vírus para sobreviverem em hospedeiros, agora com a complexidade deste….é quase como quando se fecha uma porta abre-se logo outra, e algumas permanecem desconhecidas, abrindo-se há medida que outras vão sendo descobertas, em minha opinião claro. não sou adepto de TEORIAS DE CONSPIRAÇÕES, mas como costumo dizer contra factos não há argumentos…..e começam a ser muitos… em minha opinião.

    • “A Natureza não possuí um nível de inteligência, para criar um vírus para atuar tão especificamente quanto este, cria sim vírus para sobreviverem em hospedeiros, agora com a complexidade deste…:
      Hahahahaaa… temos aqui um futuro prémio Nobel…
      .
      “não sou adepto de TEORIAS DE CONSPIRAÇÕES”
      Não?! Ninguém diria…
      Adepto da ciência e do bom senso é que não és!!

      • Ciência, Bom Senso???? Ao contrário de Você, vou tratá-lo por “Você”, pois não o conheço de lado nenhum, e o meu nível de educação não me permite tratá-lo por “tu”, em virtude disso, agora continuando, Ciência e Bom Senso… desculpe mas o seu nível de ignorância é tão grande, ao ponto de não saber distinguir Ciência de Bom Senso… Olhe bom senso é coisa que você não tem, senão respeitava a opinião dos outros, e da minha parte dou o assunto como encerrado, pois não é minha intenção alimentar frustrações de ninguém, se quiser ser útil, deixe o seu comentário, sem entrar em choque com a opinião das outras pessoas, penso que é ao que se destina este campo.

        • Este espaço é para comentar notícias e comentários (por isso que que tem um campo chamado “Resposta” abaixo dos comentários!
          Portanto, podes expor as tuas opiniões, delírios, alucinações, etc, à vontade – assim como eu posso comentar os disparates que tu (e outros) escrevem neste espaço aberto ao publico!!
          Nem tenho que respeitar opiniões – respeito sim, a liberdade de qualquer palerma dizer/escrever disparates.
          Tratar alguém por “você” também não demonstra grande educação; quando muito: “o senhor” ou “a senhora”!
          .
          Esta vai ficar para a posteridade: “A Natureza não possuí um nível de inteligência…”
          É impossível ficar a indiferente tamanho disparate – ao mesmo nível, só os alucinados da Terra-plana!!

          • Com todo o respeito, vá chamar palerma a quem lhe fez um buraquinho que nunca vê o SOL, e quer saber uma coisa, se tem problemas em casa resolva-os, você, é como dar remédio a um morto, não adianta, e já agora, se não tem mais nada que fazer, vá ler um livro, ou outra coisa qualquer, que eu não estou para o aturar, se a carapuça lhe serviu, faça o favor de a enfiar, ok, já viu que se limitou tão somente a criticar, sem dizer nada de útil?
            Por último o mais inteligente que termine a conversa, eu por mim dou o assunto como terminado, aliás exijo o assunto como terminado, visto que não lhe dirigi inicialmente em momento algum a palavra, NÃO QUERO MAIS NENHUMA CONVERSA PONTO.

          • Uiii….
            Calma que isso faz-te mal… normalmente, os maluquinhos das conspirações são muito broncos, mas tu exageras!…
            Útil aqui, só mesmo a tua teoria da “inteligência da Natureza”!!
            Do melhor…
            Acho que andas a ler os livros errados… quem diz livros, diz aqueles vídeos manhosos dos brasileiros alucinados…
            .
            Tu exiges??
            Mas achas que o ZAP é teu?
            Na tua casa podes escapar impune aos disparates que debitas, mas aqui não te safas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.