Efeito analgésico da covid-19 pode explicar a rápida transmissão da doença

Uma equipa de cientistas descobriu que a proteína spike do novo coronavírus inibe a dor, o que pode explicar o motivo pelo qual tantos infetados com o novo coronavírus são assintomáticos.

Uma investigação levada a cabo por investigadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que o Sars-CoV-2 é capaz de aliviar a dor. Esta descoberta pode explicar por que motivo quase metade dos infetados apresenta poucos – ou mesmo nenhum – sintomas, apesar de ainda serem capazes de transmitir a doença.

Em comunicado, citado pelo Futurity, o cientista Rajesh Khanna explica que “faz muito sentido que a razão para a disseminação implacável da covid-19 talvez seja que, na fase inicial da doença, o paciente se sinta bem, como se nada estivesse errado, porque a dor foi suprimida”.

“Se pudermos provar que este alívio é o que está a fazer com que a covid-19 se espalhe rapidamente, isso terá enorme valor.”

Os vírus infetam as células do hospedeiro através de recetores de proteínas nas membranas celulares. No início da pandemia, os cientistas estabeleceram que a proteína spike do Sars-CoV-2 usa o recetor da enzima conversora angiotensina 2 (ACE2) para entrar no corpo. Pouco depois, novos estudos indicaram que a neuropilina-1 também é um recetor para o novo coronavírus.



Nesta nova investigação, a equipa chegou à conclusão de que, muito provavelmente, a proteína spike está envolvida em algum tipo de “processamento da dor”.

Muitas vias biológicas sinalizam a sensação de dor no organismo, sendo a proteína fator de crescimento endotelial vascular-A (VEGF-A) uma delas. Esta proteína desempenha um papel essencial no crescimento dos vasos sanguíneos e já foi associada a doenças como o cancro, a artrite reumatoide e, mais recentemente, a covid-19.

Assim, quando a VEGF-A se liga ao recetor da neuropilina, inicia um conjunto de eventos que resultam na hiperexcitabilidade dos neurónios, que desencadeia a dor. A proteína spike do novo coronavírus liga-se à neuropilina exatamente no mesmo local que a VEGF-A, explicam os cientistas.

Em laboratório, a equipa da universidade norte-americana descobriu que “a proteína spike reverteu completamente a sinalização de dor induzida pela VEGF-A”. O artigo científico foi publicado no dia 1 e outubro na PAIN.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não há o crime perfeito, como também não há o homicida perfeito, e seguindo esta linha de raciocínio, também não foi criado o vírus perfeito, mais tarde ou mais cedo, vai se descobrir o seu ponto mais fraco, e talvez se faça luz, sobre as origens deste vírus, bem como todas as suas intenções. É muita coincidência junta, um vírus reunir tantas características para que todos os dias se encontrem estas evidências, em minha opinião claro.
    A Natureza não possuí um nível de inteligência, para criar um vírus para atuar tão especificamente quanto este, cria sim vírus para sobreviverem em hospedeiros, agora com a complexidade deste….é quase como quando se fecha uma porta abre-se logo outra, e algumas permanecem desconhecidas, abrindo-se há medida que outras vão sendo descobertas, em minha opinião claro. não sou adepto de TEORIAS DE CONSPIRAÇÕES, mas como costumo dizer contra factos não há argumentos…..e começam a ser muitos… em minha opinião.

    • “A Natureza não possuí um nível de inteligência, para criar um vírus para atuar tão especificamente quanto este, cria sim vírus para sobreviverem em hospedeiros, agora com a complexidade deste…:
      Hahahahaaa… temos aqui um futuro prémio Nobel…
      .
      “não sou adepto de TEORIAS DE CONSPIRAÇÕES”
      Não?! Ninguém diria…
      Adepto da ciência e do bom senso é que não és!!

      • Ciência, Bom Senso???? Ao contrário de Você, vou tratá-lo por “Você”, pois não o conheço de lado nenhum, e o meu nível de educação não me permite tratá-lo por “tu”, em virtude disso, agora continuando, Ciência e Bom Senso… desculpe mas o seu nível de ignorância é tão grande, ao ponto de não saber distinguir Ciência de Bom Senso… Olhe bom senso é coisa que você não tem, senão respeitava a opinião dos outros, e da minha parte dou o assunto como encerrado, pois não é minha intenção alimentar frustrações de ninguém, se quiser ser útil, deixe o seu comentário, sem entrar em choque com a opinião das outras pessoas, penso que é ao que se destina este campo.

        • Este espaço é para comentar notícias e comentários (por isso que que tem um campo chamado “Resposta” abaixo dos comentários!
          Portanto, podes expor as tuas opiniões, delírios, alucinações, etc, à vontade – assim como eu posso comentar os disparates que tu (e outros) escrevem neste espaço aberto ao publico!!
          Nem tenho que respeitar opiniões – respeito sim, a liberdade de qualquer palerma dizer/escrever disparates.
          Tratar alguém por “você” também não demonstra grande educação; quando muito: “o senhor” ou “a senhora”!
          .
          Esta vai ficar para a posteridade: “A Natureza não possuí um nível de inteligência…”
          É impossível ficar a indiferente tamanho disparate – ao mesmo nível, só os alucinados da Terra-plana!!

          • Com todo o respeito, vá chamar palerma a quem lhe fez um buraquinho que nunca vê o SOL, e quer saber uma coisa, se tem problemas em casa resolva-os, você, é como dar remédio a um morto, não adianta, e já agora, se não tem mais nada que fazer, vá ler um livro, ou outra coisa qualquer, que eu não estou para o aturar, se a carapuça lhe serviu, faça o favor de a enfiar, ok, já viu que se limitou tão somente a criticar, sem dizer nada de útil?
            Por último o mais inteligente que termine a conversa, eu por mim dou o assunto como terminado, aliás exijo o assunto como terminado, visto que não lhe dirigi inicialmente em momento algum a palavra, NÃO QUERO MAIS NENHUMA CONVERSA PONTO.

            • Uiii….
              Calma que isso faz-te mal… normalmente, os maluquinhos das conspirações são muito broncos, mas tu exageras!…
              Útil aqui, só mesmo a tua teoria da “inteligência da Natureza”!!
              Do melhor…
              Acho que andas a ler os livros errados… quem diz livros, diz aqueles vídeos manhosos dos brasileiros alucinados…
              .
              Tu exiges??
              Mas achas que o ZAP é teu?
              Na tua casa podes escapar impune aos disparates que debitas, mas aqui não te safas…

RESPONDER

"A melhor seleção do mundo é a Bélgica"

Elogios do selecionador da Dinamarca ao adversário, mas ainda mais elogios aos seus jogadores, apesar de nova derrota dinamarquesa. Dois jogos em casa, duas derrotas. Apesar de realizar os seus encontros em Copenhaga, a Dinamarca está …

Se extraterrestres visitassem a Terra "não estariam vivos", diz astrónomo do SETI

Especialistas do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), entidade que tem por objetivo a busca de vida no espaço, estão a afastar-se cada vez mais da ideia de encontrar inteligência extraterrestre igual à humana. Num artigo de …

Cientistas ajudam enxames de drones a evitar obstáculos (copiando o instinto dos pássaros)

Uma equipa de engenheiros da EPFL, na Suíça, desenvolveu um modelo de controlo preditivo que permite que enxames de drones voem em ambientes confusos com rapidez e segurança. Usar enxames de drones tem imensas vantagens, mas …

Países Baixos 2-0 Áustria | Laranja embala e carimba oitavos

Os Países Baixos venceram hoje a Áustria por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, e são a terceira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final …

Espanhol condenado a 15 anos por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais

Um espanhol de 28 anos foi condenado a 15 anos de prisão por matar a mãe e alimentar-se dos seus restos mortais, que partilhou com o cão. Em maio deste ano, um júri do tribunal da …

Mistério do "Tremor de Céu" em San Diego desvendado. Foram os Marines

Há fortes indícios de que o misterioso estrondo ouvido a semana passada na região de San Diego foi causado por uma aeronave supersónica em missão de treino ao largo da costa californiana. Os US Marines …

Federação arquivou caso Diakhaby

Valência não gostou da decisão e vai tentar prolongar o processo à volta do alegado insulto racista no jogo com o Cádiz. O Comité de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol arquivou a denúncia de …

Um orangotango ameaçado de extinção vagueou por uma aldeia remota da Indonésia

Um orangotango de Bornéu vagueou por uma aldeia remota da Indonésia e foi ajudado pelos residentes locais durante vários dias. Apesar de ligeiramente alarmados, os habitantes foram acolhedoras naquele que foi um encontro improvável entre …

França inicia vacinação contra a covid-19 em jovens com 12 anos

Perceval Gete, um adolescente francês de 12 anos, foi uma das pessoas mais jovens na Europa a receber a vacina contra a covid-19, na terça-feira. O adolescente deslocou-se a um centro de vacinação perto de Paris, …

Cidade na Florida vendeu (por engano) o seu depósito de água

O empresário Bobby Read comprou um prédio municipal numa pequena cidade da Florida, Brooksville. Mas não estava à espera de receber um "bónus": a torre do depósito de água. Em abril, Bobby Read, um personal trainer …