/

Costuma ir à casa de banho só por prevenção? Está na hora de acabar com este hábito

2

Uma tendência viral no Tik Tok avisou para que não se vá à casa de banho por prevenção antes de sair de casa sob o risco de isso retreinar a bexiga – e os médicos estão a comprovar esta alerta.

Conhecido pelas danças, o Tik Tok não é um sítio propriamente famoso pelas boas prácticas quando se fala de saúde – por exemplo, por favor não coma mel congelado. Mas, pelos visto, ainda há alguns conselhos que ficam populares na aplicação que valem a pena.

Um exemplo que se tornou viral é a ideia de que não devemos ir à casa-de-banho só por prevenção antes de sair de casa se não tivermos mesmo vontade fazer xixi.

A razão é simples – ao fazemos isto regularmente estamos a treinar a nossa bexiga para nos alertar que temos de ir à casa de banho antes de estar cheia. O alerta partiu da estudante de fisioterapia Sabrina Baxter.

Segundo Marcelino Rivera, professor de urologia da Universidade do Indiana, fazer xixi antes de sair de casa não vai fazer danos imediatos na sua bexiga, mas mesmo assim recomenda que quem não tem problemas urinários deve simplesmente ir à casa de banho quando tem vontade.

Como regra geral, os especialistas concordam que as pessoas devem urinar entre seis a oito vezes por dia. “As pessoas devem ouvir o seu corpo. Vão à casa de banho quando o vosso corpo disse que é preciso”, afirma ao Huffington Post.

Ao Buzzfeed, a médica Heather Jeffcoat recomenda que a frequência durante o dia deve ser a cada duas ou três horas e alerta para que este hábito possa criar incontinência.

“Uma das primeiras coisas que aprendemos na educação de terapia física da saúde pélvica é ensinar aos nossos pacientes a não urinar “só no caso de”. Quando a ligação neurológica entre a bexiga e o pavimento pélvico se torna disfuncional, em vez deste se contrair para manter a continência, ele relaxa e a bexiga contrai-se quando não deve e pode haver vazamentos urinários”, explica.

Tal como não se deve urinar sem vontade, também não se devemos esperar muito tempo quando o corpo nos avisa de que precisamos de ir à casa de banho.

“A bexiga é essencialmente uma camada de pele fina com uma parede maioritariamente de músculo. Tal como o resto dos nossos músculos, se estas camadas se esticarem de mais, podemos sofrer lesões. Nesses casos, a bexiga já não espreme tão bem”, explica Rivera.

Caso sofra de incontinência urinária, é importante que visite o seu médico, mas Rivera deixa na mesma alguns conselhos sobre como pode tentar retreinar a sua bexiga que envolvem “espremer o esfíncter quando tem a vontade de ir para que haja um reflexo na bexiga que lhe diga para se acalmar até que esteja pronto para ir à casa de banho”.

Há também outras técnicas que ajudam a fortalecer os músculos à volta da uretra para ajudarem a prevenir os vazamentos. “Estas são as técnicas que treinamos os pacientes a usar e são bastante eficazes na ajuda ao controlo urinário”, conclui.

  AP, ZAP //

2 Comments

  1. Concordo que não vá à casa de banho sem ter necessidade absoluta, porque de facto o nosso corpo habitua-se e para retomar o ritmo normal leva muito tempo e só com muita força de vontade.

    VOU CONTAR A MINHA HISTORIA
    Fui Motorista de passageiros e com o receio de alguma interrupção inesperada na viagem e para não fazer má figura na rua perante os passageiros, aproveita ir à casa de banho nas paragens muitas as vezes sem necessidade, e quando deixei de ser motorista levei anos a alterar esse habito, por isso dou razão ao vosso estudo, nem sempre concordo com as vossas noticias mas neste caso é mesmo verdade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.