/

Costa “tem um tique Socrático”, PS vai ganhar as autárquicas

6

Mário Cruz / Lusa

Luis Marques Mendes

Luis Marques Mendes

No seu habitual espaço de comentário na SIC, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes comentou o facto de o primeiro-ministro ter recusado dois nomes para o Conselho de Finanças Públicas, dizendo que “António Costa tem um tique socrático” que devia corrigir, e antecipa uma vitória do PS nas autárquicas.

Num comentário ao recente veto do primeiro-ministro aos nomes propostos para o Conselho de Finanças Públicas, Luís Marques Mendes diz que António Costa tinha oportunidade de reforçar a imagem externa do país, mas preferiu “agradar aos interesses paroquiais de PCP e BE.”

Em conversa com a jornalista Clara de Sousa, Marques Mendes considera que António Costa tenta “controlar as instituições independentes” e “convive mal com as críticas”, aspecto em que é “muito parecido com José Sócrates”.

“Há muita gente que considera que Costa é igual a Sócrates, que os dois são iguais, mas não concordo nada. Só quem os conhece pode dizer uma barbaridade dessas, diz Marques Mendes.

Há apenas um ponto em que são muito parecidos: um e outro convivem mal com as entidades independentes, com a sua actuação e com as suas críticas. Gostam de controlar”, diz Marques Mendes.

“Em democracia, a oposição tem o direito de questionar as decisões do Governo, que tem o dever de as explicar”, diz o comentador. “Recusar-se a explicar é um lamentável tique socrático, e Costa devia corrigir esse tique“, conclui Marques Mendes.

Miguel A. Lopes / Lusa

António Costa, José Sócrates

António Costa, José Sócrates

PS vai ganhar as eleições autárquicas

O Partido Socialista vai reduzir o número de câmaras, mas vai ganhar as próximas eleições autárquicas. O PSD, por seu turno, vai melhorar os resultados e conseguir mais câmaras do que as obtidas há 4 anos, prevê Marques Mendes.

Marques Mendes apresentou as suas previsões para os resultados das próximas eleições autárquicas, segundo as quais “o mais provável é o PS ter o maior número de Câmaras, embora deva baixar um pouco o resultado que teve há 4 anos”.

Segundo antecipa o comentador, o PSD vai “deverá continuar em segundo lugar, embora possa ter mais algumas Câmaras do que teve há 4 anos”, enquanto o PCP e o CDS “vão manter os seus resultados”.

Marques Mendes prevê que o número de candidaturas independentes aumente, embora “em boa verdade, grande parte” sejam candidaturas de “falsos independentes“.

Segundo o comentador, estas serão sobretudo de ex-presidentes de Câmara, a maior parte do PS e PSD, que tiveram de sair por força da lei de limitação de mandatos, e que pretendem agora agora regressar, mas não têm lugar nas listas dos seus partidos.

Para Marques Mendes, estes candidatos “mudam de camisola política como os jogadores mudam de clube”. “É a futebolização da política, que é um desastre, uma realidade lamentável que não abona nada a favor da credibilidade da política”, conclui o antigo presidente do PSD.

De acordo com as previsões do comentador da SIC, haverá poucas Câmaras a mudar de cor política. Marques Mendes arrisca mesmo dizer que não haverá mais do que 10% de mudanças de cor política nas 308 autarquias que vão a votos este ano.

Haverá poucas alterações, à excepção da câmara de Coimbra, que poderá ser a grande surpresa eleitoral”, e das câmaras de Sintra, Oeiras, Barcelos, Paredes, Sesimbra e Covilhã, aponta Luís Marques Mendes.

ZAP //

6 Comments

  1. É o toque da flauta deixado pelo flautista mor PS q todos os portugueses gostam de soprar para não dizer chupar pk é bater no defunto só para não se darem por perdidos cantando e rindo com o alabastro da índia e os ratitos atrás.

  2. Mais uma tirada do meio-metro de parasita interesseiro que tem direito a defender os seus interesses (e dos seus clientes) no horário nobre da Tv!…
    Mas, pior é quem lhe dá palha…

  3. Logo basta ver pela maneira como se apoderou da governação, aceitam muito bem as opiniões quando lhe são favoráveis mas quando assim não é logo fazem caretas ou com matreirice desviam as atenções para o lado, já Mário Soares mostrava a mesma arrogância.

  4. O bosta, perdão, o costa foi ministro socrático por duas vezes. Pelo menos. Lembro-me muito bem quando a país estava a arder e o socas andava a tombar leões no Kénia, o costa era ministro da administração interna. Quando o costa de lá telefonou, pelo menos duas vezes, o costa respondeu que não se preocupasse, porque estava tudo bem. O mais importante era tombar os leões. Quem não o conhecer que o compre porque eu nem dado e com dinheiro por ciam!!

  5. Mais uma parvoíce de quem não tem mais nada para dizer! É lamentável este indívíduo, à falta de temas para falar, arranjar tricas para espectador ver, ainda mais porque é preciso contrariar os números favoráveis da economia. É lamentável a campanha que agora estes Paf’s aziados andam a fazer, avocando para si os resultados do emprego e do desemprego, dizendo que “a maior parte” desses números é da sua responsabilidade! Então porque é que o INE não considerou esses números nas estatísticas da época? Onde foi PPC buscar aqueles números tão exactos, se o INE não os publicou? Quando não há assunto, nem propostas para apresentar, dizem-se disparates e ataca-se o carácter! Lamentável MM!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.