Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

António Pedro Santos / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo presidente do PSD, Rui Rio

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho.

Cerca de de 2,8 milhões de pessoas (2.819.900) assistiram ao duelo entre António Costa e Rui rio, na noite desta segunda-feira. Segundo o Expresso, este valor ficou aquém do número registado há quatro anos, quando Costa defrontou Pedro Passos Coelho – um debate seguido por 3.453.500 milhões de pessoas.

O principal debate destas eleições legislativas foi transmitido, tal como há quatro anos, pelos três canais generalistas, além de ter sido também difundido por dois canais informativos por cabo – SIC Notícias e RTP3.

De acordo com o semanário, seis em cada dez pessoas que viam televisão (59,3%) assistiam ao debate entre os dois líderes. No entanto, há quatro anos, o valor foi superior: 66%, isto é, dois em cada três telespectadores.

O frente-a-frente entre Costa e Passos estabeleceu um máximo de audiência em debates políticos em Portugal (desde que há medição de audiências no país). O anterior recorde pertencia a Pedro Passos Coelho e José Sócrates, em 2011, um debate emitido em direto apenas na RTP1 (1,585 milhões de telespectadores).

No que diz respeito ao escalão etário, entre os que irão votar pela primeira vez e os que poucas vezes colocaram o voto na urna, mais de metade das pessoas (56,3%) que viam televisão esta segunda-feira à noite sintonizaram canais de subscrição e outros (Netflix e HBO, por exemplo). Pelo contrário, entre os portugueses com mais de 75 anos, só 15% não viram o debate.

Neste ciclo de duelos televisivos, António Costa foi visto por 6,5 milhões de pessoas, enquanto que Rui Rio se ficou pelas 5,9 milhões. Assunção Cristas registou perto de dois milhões de espectadores e André Silva cerca de 1,9 milhões.

Os menos vistos foram os líderes dos partidos mais à esquerda do espectro político: Jerónimo de Sousa teve 1,8 milhões e Catarina Martins 1,6 milhões.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …