Sondagem: Costa recupera do chumbo do OE e Ventura ultrapassa Rio na oposição

1

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa, conversa com o ministro das Finanças, Fernando Medina

O primeiro-ministro, António Costa, conversa com o ministro das Finanças, Fernando Medina

António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa continuam a merecer a confiança da maioria dos portugueses. André Ventura já ultrapassou Rui Rui na oposição.

O arranque desta nova legislatura revelou-se positivo para o primeiro-ministro, António Costa, que subiu alguns degraus na avaliação dos portugueses. Marcelo Rebelo de Sousa continua imbatível na popularidade e André Ventura ultrapassou Rui Rio na oposição, revela a nova sondagem da Aximage para TSF, JN e DN.

Depois de um período de conturbação política, com o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 e a realização de eleições antecipadas, António Costa recupera fôlego. O chefe do Governo entra no terceiro mandato com a aprovação de quase metade dos inquiridos.

Costa tem agora um saldo positivo de 26 pontos, ainda que esteja longe dos 40 pontos que tinha precisamente há um ano. Por sua vez, o Presidente da República mantém o mesmo saldo que tinha em dezembro do ano passado: 46 pontos.

Questionados sobre qual dos dois têm mais confiança, os inquiridos mantiveram a preferência em Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de uma queda de nove pontos para os 43%. Já António Costa fica praticamente igual, com 14%. A maior subida foi no número de portugueses que têm confiança em ambos: 32%.

A sondagem revela ainda que, no que toca a ministros, Marta Temido mantém a preferência dos portugueses, superando Mariana Vieira da Silva, Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro. Dos quatro ministros focados pela sondagem da Aximage, Fernando Medina é o único com mais avaliações negativas do que positivas.

Na oposição ao Governo, André Ventura é agora considerado a principal figura por 32% dos inquiridos. O ainda líder do PSD, Rui Rio, surge em segundo lugar, a dez pontos de distância.

Embora Rio ainda seja visto como líder da oposição pelos eleitores do PS, Bloco e Livre, entre os votantes do seu próprio partido perde para Ventura.

Por sua vez, com 8%, João Cotrim de Figueiredo, da Iniciativa Liberal, ultrapassa Catarina Martins e Jerónimo de Sousa. Seguem-se Rui Tavares, do Livre, e Nuno Melo, do CDS.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.