Costa promete aumentos na Função Pública e rejeita confronto com Marcelo

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS recusou este sábado, em entrevista ao Expresso, um confronto com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a regionalização. António Costa prometeu ainda aumentos para a Função Pública num programa eleitoral que diz ser “para todos os portugueses”.

“A pior coisa que podia acontecer para quem defende a regionalização (…) era precipitarmo-nos numa confrontação com o Presidente da República, com um risco de comprometer por mais 20 anos” o processo, afirma ao semanário, no dia em que o PS arranca com uma série de convenções temáticas, que culminam com uma convenção nacional em julho, cujo objetivo é a construção do programa eleitoral para as legislativas.

Sobre esta matéria, o também primeiro-ministro admite que “o próprio Presidente possa ter evoluído na sua reflexão ao longo dos últimos anos”, reiterando que “o PS sempre foi a favor da regionalização”, sustentou.

“Mas depois há que fazer uma avaliação sobre a oportunidade política da introdução do tema, sabendo-se que o atual Presidente da República foi o campeão do combate à regionalização”, acrescenta António Costa.

Depois de considerar Marcelo como “campeão do combate à regionalização”, o socialista considera que o líder do PSD, Rui Rio, foi há 20 anos “um vice-campeão” e “hoje é um dos grandes defensores da regionalização”.

Na entrevista ao semanário, o líder do PS propõe-se “reforçar os instrumentos de combate à corrupção e os meios afetos à investigação”.

Sobre a função pública, António Costa antecipa a possibilidade de “haver atualização anual dos vencimentos” e “preencher as inúmeras lacunas de contratação de pessoal na administração pública”, assim como “rever significativamente os níveis remuneratórios dos seus técnicos superiores”.

“Os técnicos superiores têm de ter fatores de diferenciação salarial significativa, sob pena de o Estado deixar de ser competitivo na contratação de quadros qualificados para a administração pública”, adianta o primeiro-ministro.

Costa, que promete também investir no SNS, recorda que os programas eleitorais são de cada partido e não comuns para que os portugueses possam avaliar “as vantagens e inconvenientes de haver maiorias ou não haver e o nível de compromisso que é estabelecido (…) Não havendo soluções de maioria, tem que haver compromissos”, frisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Nesta legislatura esteve-se nas tintas para estes temas prioritários e agora vem com promessas se for eleito… Vade retro, Satana!

  2. Pois, e que tal baixar antes os impostos, tanto para particulares como para empresas?
    Ou será pedir muito que todos os portugueses possam viver um pouco melhor nesta monarquia mascarada de república democrata…

    • Não ofenda os monárquicos. São muito mais sérios que esta gente. Pelo menos, num regime monárquico saberíamos com o que contar…

  3. Há muito tempo que eu sei que em ano de eleições, o Costa até dá o cu e oito tostões. Ele quer é tacho e poleiro. Quando for preciso vai chamar a Tróka. A seguir, os da mesma pandilha dizem que a culpa é dos outros.

  4. Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  5. António Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  6. Cuidado com esse Maçónico António Costa que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  7. E será que os idiotas dos portugueses – é assim que o kostinha nos está a chamar a todos – vão acreditar neste homem que até agora só estragou e deixou estragar tudo no nosso Portugal? Desde o Simplex que já não é simplex mas Complex, até ao SNS passando por tudo que é repartição pública, nada funciona no nosso País. E agora vai resolver tudo????

  8. Funcao publica ? Nao sei porque se preocupa tanto com a funcao publica ah espera ja sei, metade da populacao portuguesa trabalha na funcao publica…

RESPONDER

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …

Real Madrid contrata Reinier. É a transferência de inverno mais cara de sempre do clube

O Real Madrid confirmou hoje a contratação do médio ofensivo brasileiro Reinier, que atuava no Flamengo de Jorge Jesus, num negócio que envolve uma verba de 30 milhões de euros, segundo a imprensa espanhola. Os 'merengues' …

Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente querem "internar" em casa 1.800 pacientes por ano

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) vai começar no princípio de fevereiro a “internar” doentes em casa, projetando que, dentro de três anos, seja o maior serviço de hospitalização domiciliária do país, tratando 1.800 …

Pneumonia viral na China já fez seis vítimas mortais

Subiu para seis o número de mortos na China devido ao vírus de pneumonia que está a assolar o País. Esta terça-feira registaram-se 77 novos casos da misteriosa doença com origem na cidade Wuhan, elevando …

Gil Vicente tem um registo único em Portugal e apenas igualado por "gigantes" europeus

O Gil Vicente é a única equipa imbatível em casa na liga portuguesa. Apenas oito equipas no resto da Europa conseguem equiparar este registo de invencibilidade. O Gil Vicente é a única equipa da Liga NOS …