Costa promete aumentos na Função Pública e rejeita confronto com Marcelo

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS recusou este sábado, em entrevista ao Expresso, um confronto com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a regionalização. António Costa prometeu ainda aumentos para a Função Pública num programa eleitoral que diz ser “para todos os portugueses”.

“A pior coisa que podia acontecer para quem defende a regionalização (…) era precipitarmo-nos numa confrontação com o Presidente da República, com um risco de comprometer por mais 20 anos” o processo, afirma ao semanário, no dia em que o PS arranca com uma série de convenções temáticas, que culminam com uma convenção nacional em julho, cujo objetivo é a construção do programa eleitoral para as legislativas.

Sobre esta matéria, o também primeiro-ministro admite que “o próprio Presidente possa ter evoluído na sua reflexão ao longo dos últimos anos”, reiterando que “o PS sempre foi a favor da regionalização”, sustentou.

“Mas depois há que fazer uma avaliação sobre a oportunidade política da introdução do tema, sabendo-se que o atual Presidente da República foi o campeão do combate à regionalização”, acrescenta António Costa.

Depois de considerar Marcelo como “campeão do combate à regionalização”, o socialista considera que o líder do PSD, Rui Rio, foi há 20 anos “um vice-campeão” e “hoje é um dos grandes defensores da regionalização”.

Na entrevista ao semanário, o líder do PS propõe-se “reforçar os instrumentos de combate à corrupção e os meios afetos à investigação”.

Sobre a função pública, António Costa antecipa a possibilidade de “haver atualização anual dos vencimentos” e “preencher as inúmeras lacunas de contratação de pessoal na administração pública”, assim como “rever significativamente os níveis remuneratórios dos seus técnicos superiores”.

“Os técnicos superiores têm de ter fatores de diferenciação salarial significativa, sob pena de o Estado deixar de ser competitivo na contratação de quadros qualificados para a administração pública”, adianta o primeiro-ministro.

Costa, que promete também investir no SNS, recorda que os programas eleitorais são de cada partido e não comuns para que os portugueses possam avaliar “as vantagens e inconvenientes de haver maiorias ou não haver e o nível de compromisso que é estabelecido (…) Não havendo soluções de maioria, tem que haver compromissos”, frisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Nesta legislatura esteve-se nas tintas para estes temas prioritários e agora vem com promessas se for eleito… Vade retro, Satana!

  2. Pois, e que tal baixar antes os impostos, tanto para particulares como para empresas?
    Ou será pedir muito que todos os portugueses possam viver um pouco melhor nesta monarquia mascarada de república democrata…

    • Não ofenda os monárquicos. São muito mais sérios que esta gente. Pelo menos, num regime monárquico saberíamos com o que contar…

  3. Há muito tempo que eu sei que em ano de eleições, o Costa até dá o cu e oito tostões. Ele quer é tacho e poleiro. Quando for preciso vai chamar a Tróka. A seguir, os da mesma pandilha dizem que a culpa é dos outros.

  4. Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  5. António Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  6. Cuidado com esse Maçónico António Costa que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  7. E será que os idiotas dos portugueses – é assim que o kostinha nos está a chamar a todos – vão acreditar neste homem que até agora só estragou e deixou estragar tudo no nosso Portugal? Desde o Simplex que já não é simplex mas Complex, até ao SNS passando por tudo que é repartição pública, nada funciona no nosso País. E agora vai resolver tudo????

  8. Funcao publica ? Nao sei porque se preocupa tanto com a funcao publica ah espera ja sei, metade da populacao portuguesa trabalha na funcao publica…

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …