Costa promete aumentos na Função Pública e rejeita confronto com Marcelo

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS recusou este sábado, em entrevista ao Expresso, um confronto com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a regionalização. António Costa prometeu ainda aumentos para a Função Pública num programa eleitoral que diz ser “para todos os portugueses”.

“A pior coisa que podia acontecer para quem defende a regionalização (…) era precipitarmo-nos numa confrontação com o Presidente da República, com um risco de comprometer por mais 20 anos” o processo, afirma ao semanário, no dia em que o PS arranca com uma série de convenções temáticas, que culminam com uma convenção nacional em julho, cujo objetivo é a construção do programa eleitoral para as legislativas.

Sobre esta matéria, o também primeiro-ministro admite que “o próprio Presidente possa ter evoluído na sua reflexão ao longo dos últimos anos”, reiterando que “o PS sempre foi a favor da regionalização”, sustentou.

“Mas depois há que fazer uma avaliação sobre a oportunidade política da introdução do tema, sabendo-se que o atual Presidente da República foi o campeão do combate à regionalização”, acrescenta António Costa.

Depois de considerar Marcelo como “campeão do combate à regionalização”, o socialista considera que o líder do PSD, Rui Rio, foi há 20 anos “um vice-campeão” e “hoje é um dos grandes defensores da regionalização”.

Na entrevista ao semanário, o líder do PS propõe-se “reforçar os instrumentos de combate à corrupção e os meios afetos à investigação”.

Sobre a função pública, António Costa antecipa a possibilidade de “haver atualização anual dos vencimentos” e “preencher as inúmeras lacunas de contratação de pessoal na administração pública”, assim como “rever significativamente os níveis remuneratórios dos seus técnicos superiores”.

“Os técnicos superiores têm de ter fatores de diferenciação salarial significativa, sob pena de o Estado deixar de ser competitivo na contratação de quadros qualificados para a administração pública”, adianta o primeiro-ministro.

Costa, que promete também investir no SNS, recorda que os programas eleitorais são de cada partido e não comuns para que os portugueses possam avaliar “as vantagens e inconvenientes de haver maiorias ou não haver e o nível de compromisso que é estabelecido (…) Não havendo soluções de maioria, tem que haver compromissos”, frisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Nesta legislatura esteve-se nas tintas para estes temas prioritários e agora vem com promessas se for eleito… Vade retro, Satana!

  2. Pois, e que tal baixar antes os impostos, tanto para particulares como para empresas?
    Ou será pedir muito que todos os portugueses possam viver um pouco melhor nesta monarquia mascarada de república democrata…

    • Não ofenda os monárquicos. São muito mais sérios que esta gente. Pelo menos, num regime monárquico saberíamos com o que contar…

  3. Há muito tempo que eu sei que em ano de eleições, o Costa até dá o cu e oito tostões. Ele quer é tacho e poleiro. Quando for preciso vai chamar a Tróka. A seguir, os da mesma pandilha dizem que a culpa é dos outros.

  4. Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  5. António Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  6. Cuidado com esse Maçónico António Costa que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  7. E será que os idiotas dos portugueses – é assim que o kostinha nos está a chamar a todos – vão acreditar neste homem que até agora só estragou e deixou estragar tudo no nosso Portugal? Desde o Simplex que já não é simplex mas Complex, até ao SNS passando por tudo que é repartição pública, nada funciona no nosso País. E agora vai resolver tudo????

  8. Funcao publica ? Nao sei porque se preocupa tanto com a funcao publica ah espera ja sei, metade da populacao portuguesa trabalha na funcao publica…

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …