Costa promete aumentos na Função Pública e rejeita confronto com Marcelo

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS recusou este sábado, em entrevista ao Expresso, um confronto com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a regionalização. António Costa prometeu ainda aumentos para a Função Pública num programa eleitoral que diz ser “para todos os portugueses”.

“A pior coisa que podia acontecer para quem defende a regionalização (…) era precipitarmo-nos numa confrontação com o Presidente da República, com um risco de comprometer por mais 20 anos” o processo, afirma ao semanário, no dia em que o PS arranca com uma série de convenções temáticas, que culminam com uma convenção nacional em julho, cujo objetivo é a construção do programa eleitoral para as legislativas.

Sobre esta matéria, o também primeiro-ministro admite que “o próprio Presidente possa ter evoluído na sua reflexão ao longo dos últimos anos”, reiterando que “o PS sempre foi a favor da regionalização”, sustentou.

“Mas depois há que fazer uma avaliação sobre a oportunidade política da introdução do tema, sabendo-se que o atual Presidente da República foi o campeão do combate à regionalização”, acrescenta António Costa.

Depois de considerar Marcelo como “campeão do combate à regionalização”, o socialista considera que o líder do PSD, Rui Rio, foi há 20 anos “um vice-campeão” e “hoje é um dos grandes defensores da regionalização”.

Na entrevista ao semanário, o líder do PS propõe-se “reforçar os instrumentos de combate à corrupção e os meios afetos à investigação”.

Sobre a função pública, António Costa antecipa a possibilidade de “haver atualização anual dos vencimentos” e “preencher as inúmeras lacunas de contratação de pessoal na administração pública”, assim como “rever significativamente os níveis remuneratórios dos seus técnicos superiores”.

“Os técnicos superiores têm de ter fatores de diferenciação salarial significativa, sob pena de o Estado deixar de ser competitivo na contratação de quadros qualificados para a administração pública”, adianta o primeiro-ministro.

Costa, que promete também investir no SNS, recorda que os programas eleitorais são de cada partido e não comuns para que os portugueses possam avaliar “as vantagens e inconvenientes de haver maiorias ou não haver e o nível de compromisso que é estabelecido (…) Não havendo soluções de maioria, tem que haver compromissos”, frisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Nesta legislatura esteve-se nas tintas para estes temas prioritários e agora vem com promessas se for eleito… Vade retro, Satana!

  2. Pois, e que tal baixar antes os impostos, tanto para particulares como para empresas?
    Ou será pedir muito que todos os portugueses possam viver um pouco melhor nesta monarquia mascarada de república democrata…

    • Não ofenda os monárquicos. São muito mais sérios que esta gente. Pelo menos, num regime monárquico saberíamos com o que contar…

  3. Há muito tempo que eu sei que em ano de eleições, o Costa até dá o cu e oito tostões. Ele quer é tacho e poleiro. Quando for preciso vai chamar a Tróka. A seguir, os da mesma pandilha dizem que a culpa é dos outros.

  4. Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  5. António Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  6. Cuidado com esse Maçónico António Costa que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  7. E será que os idiotas dos portugueses – é assim que o kostinha nos está a chamar a todos – vão acreditar neste homem que até agora só estragou e deixou estragar tudo no nosso Portugal? Desde o Simplex que já não é simplex mas Complex, até ao SNS passando por tudo que é repartição pública, nada funciona no nosso País. E agora vai resolver tudo????

  8. Funcao publica ? Nao sei porque se preocupa tanto com a funcao publica ah espera ja sei, metade da populacao portuguesa trabalha na funcao publica…

RESPONDER

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …

Siza Vieira sobre Efacec: Estado está a salvar uma empresa viável e não os bancos que financiaram Isabel dos Santos

O ministro da Economia esclareceu esta terça-feira que o Estado está a “salvar uma empresa” e não “os financiadores e os acionistas” da Efacec e que o valor da indemnização não será suficiente para saldar …

Casos de covid-19 encerram Câmara de Paços de Ferreira. Presidente está infetado

A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, distrito do Porto, anunciou esta quarta-feira que o seu edifício sede se encontra temporariamente encerrado depois de terem sido detetado casos positivos de covid-19 entre os trabalhadores. "A …

Megaoperação do SEF. Três detidos e 150 possíveis vítimas de tráfico humano e imigração ilegal

Uma megaoperação do SEF, em Santarém, já levou à detenção de três suspeitos de tráfico humano e imigração ilegal. Já foram identificadas 150 possíveis vítimas. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está a levar a …

Conjuntivite pode ser um sintoma primário de covid-19

Uma equipa de investigadores canadianos identificou a conjuntivite como um novo sintoma primário de covid-19. Os cientistas alertam os oftalmologistas para os perigos inerentes. Os sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19 são: febre, tosse …

Seis estrangeiros fugiram do aeroporto de Faro. Três já foram encontrados

Um grupo de seis pessoas fugiu esta terça-feira do Espaço Equiparado a Centro de Instalação Temporária do aeroporto de Faro, tendo as autoridades já localizado três delas, revelou esta terça-feira o Serviço de Estrangeiros e …

MP investiga “festa covid” que terá gerado contágio entre estudantes do Politécnico da Guarda

O Ministério Público instaurou um inquérito para averiguação da prática dos crimes de propagação de doença contagiosa e de instigação pública após alguns estudantes do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) terem sido infetados com o …