Costa promete aumentos na Função Pública e rejeita confronto com Marcelo

Paulo Novais / Lusa

O secretário-geral do PS recusou este sábado, em entrevista ao Expresso, um confronto com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a regionalização. António Costa prometeu ainda aumentos para a Função Pública num programa eleitoral que diz ser “para todos os portugueses”.

“A pior coisa que podia acontecer para quem defende a regionalização (…) era precipitarmo-nos numa confrontação com o Presidente da República, com um risco de comprometer por mais 20 anos” o processo, afirma ao semanário, no dia em que o PS arranca com uma série de convenções temáticas, que culminam com uma convenção nacional em julho, cujo objetivo é a construção do programa eleitoral para as legislativas.

Sobre esta matéria, o também primeiro-ministro admite que “o próprio Presidente possa ter evoluído na sua reflexão ao longo dos últimos anos”, reiterando que “o PS sempre foi a favor da regionalização”, sustentou.

“Mas depois há que fazer uma avaliação sobre a oportunidade política da introdução do tema, sabendo-se que o atual Presidente da República foi o campeão do combate à regionalização”, acrescenta António Costa.

Depois de considerar Marcelo como “campeão do combate à regionalização”, o socialista considera que o líder do PSD, Rui Rio, foi há 20 anos “um vice-campeão” e “hoje é um dos grandes defensores da regionalização”.

Na entrevista ao semanário, o líder do PS propõe-se “reforçar os instrumentos de combate à corrupção e os meios afetos à investigação”.

Sobre a função pública, António Costa antecipa a possibilidade de “haver atualização anual dos vencimentos” e “preencher as inúmeras lacunas de contratação de pessoal na administração pública”, assim como “rever significativamente os níveis remuneratórios dos seus técnicos superiores”.

“Os técnicos superiores têm de ter fatores de diferenciação salarial significativa, sob pena de o Estado deixar de ser competitivo na contratação de quadros qualificados para a administração pública”, adianta o primeiro-ministro.

Costa, que promete também investir no SNS, recorda que os programas eleitorais são de cada partido e não comuns para que os portugueses possam avaliar “as vantagens e inconvenientes de haver maiorias ou não haver e o nível de compromisso que é estabelecido (…) Não havendo soluções de maioria, tem que haver compromissos”, frisou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Nesta legislatura esteve-se nas tintas para estes temas prioritários e agora vem com promessas se for eleito… Vade retro, Satana!

  2. Pois, e que tal baixar antes os impostos, tanto para particulares como para empresas?
    Ou será pedir muito que todos os portugueses possam viver um pouco melhor nesta monarquia mascarada de república democrata…

    • Não ofenda os monárquicos. São muito mais sérios que esta gente. Pelo menos, num regime monárquico saberíamos com o que contar…

  3. Há muito tempo que eu sei que em ano de eleições, o Costa até dá o cu e oito tostões. Ele quer é tacho e poleiro. Quando for preciso vai chamar a Tróka. A seguir, os da mesma pandilha dizem que a culpa é dos outros.

  4. Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  5. António Costa é um traidor, mentiroso, garganeiro e é Maçónico etc…
    Cuidado com esse Maçónico que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  6. Cuidado com esse Maçónico António Costa que é diabólico e tudo dá para apanhar as presas na mesa de voto, não vão em armadilhas.
    E porque não termos a Monarquia ao invés de estar a ileger Presidentes da Répública, que é mais que o dobro das depesas!
    E a lembrar que hoje a Assembleia da Répública é mais que uma Assembleia Familiar!
    Sou SOCIALISTA sim, mas não voto em traidores e Maçónicos

  7. E será que os idiotas dos portugueses – é assim que o kostinha nos está a chamar a todos – vão acreditar neste homem que até agora só estragou e deixou estragar tudo no nosso Portugal? Desde o Simplex que já não é simplex mas Complex, até ao SNS passando por tudo que é repartição pública, nada funciona no nosso País. E agora vai resolver tudo????

  8. Funcao publica ? Nao sei porque se preocupa tanto com a funcao publica ah espera ja sei, metade da populacao portuguesa trabalha na funcao publica…

RESPONDER

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …