Foi há quase um ano que o governo de António Costa começou a oferecer viagens de comboio e estadias em pousadas aos jovens que concluíssem o 12.º ano. Quase nenhum jovem aproveitou.
O presente oferece uma oportunidade única de explorar Portugal de graça durante sete dias, com viagens ilimitadas de comboio e estadia em qualquer Pousada da Juventude do país.
Esperava-se que fosse ter grande adesão dos jovens — o Governo previa a possibilidade de 126 mil jovens aderirem. No entanto, só 64 jovens do país aproveitaram os vouchers promocionais do intra-rail, avança o jornal Público esta quinta-feira.
Até 31 de maio, a CP – Comboios de Portugal registou apenas 64 utilizações destes vouchers, uma média mensal de 13 utilizações, apesar de cerca de quatro mil jovens terem pedido a promoção para ficarem alojados nas pousadas: foram as viagens de comboio que ficaram (muito) aquém das expectativas do anterior Executivo.
Alunos ainda vão a tempo
Para os alunos que não usufruíram ou que não conheciam a medida, nada está perdido: aqueles que concluíram o ensino secundário em 2023 ainda estão a tempo de pedir e usufruir do vale de viagens e alojamento gratuito.
Para tal, basta fazer o pedido aqui e utilizar o vale até 8 de janeiro de 2025.
Aberto a 7 de novembro, o programa “ANDA Conhecer Portugal”, fruto de colaboração entre a Movijovem e a CP, oferece seis noites em pousadas, com a condição de permanecer um mínimo de duas noites em cada uma delas.
Para o ano de 2024, o programa conta com um orçamento de quatro milhões de euros.
Para os que terminam no ano letivo 2023/2024, o período de participação vai de 5 de julho de 2024 até 4 de julho de 2025. Já para aqueles que concluem no ano letivo 2024/2025, o projeto estará disponível de 5 de julho de 2025 a 4 de julho de 2026.
Caça-votos.
Anedota….