Costa já está a negociar subida de salários com patrões

Tiago Petinga / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O Governo de António Costa não esperou pela tomada de posse. As reuniões com os parceiros sociais para obtenção de um acordo para a subida de salários têm vindo a decorrer.

As reuniões são ainda de carácter informal, mas, segundo apurou o Expresso junto do Governo e dos parceiros sociais, já avançaram. O modelo final não está fechado, mas o matutino sabe que o cenário mais provável para o Governo é a definição de um referencial para a negociação coletiva que sirva de orientação para a atualização das grelhas salariais das convenções coletivas.

Na prática, uma formulação semelhante à usada em 1996, no Acordo de Concertação Estratégica 1996/1999, no primeiro Governo de António Guterres.

As negociações envolvem o aumento do salário mínimo e o acordo deverá ir além da política de rendimentos, uma reivindicação das confederações patronais. Da parte do Governo, há abertura para incluir na negociação temas que interessam às empresas, como a fiscalidade, a formação profissional ou a simplificação administrativa. Fora do cenário estão mexidas na TSU.

Patrões e UGT estão disponíveis para um acordo e, segundo o Expresso, só a CGTP se revela muito crítica. “Estamos disponíveis para um acordo que, visando um aumento da competitividade, inclua a política de rendimentos”, disse António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal – CIP ao matutino, alertando desde logo, que “não pode confinar-se apenas aos rendimentos”, já que “a melhoria de salários que as empresas podem dar tem que ver com as suas margens e com a sua competitividade”.

Saraiva defende como temas a incluir a “fiscalidade mais amiga das empresas, a previsibilidade fiscal, com contas públicas equilibradas, e o compromisso de que havendo folgas orçamentais, serão usadas para reduzir a carga fiscal sobre empresas e famílias”. A aposta na formação profissional e o desafio da transição energética e digital são outros temas que sinaliza para um possível acordo.

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), é da mesma opinião: “Estamos abertos e consideramos positivo que se tente enquadrar a política de rendimentos num acordo geral.” Sobre os temas a incluir no possível acordo, também há convergência entre os patrões.

A UGT “aceita o desafio feito pelo primeiro-ministro”, assegura Sérgio Monte, secretário-geral-adjunto da central sindical, lembrando que “há a necessidade de nos debruçarmos sobre esta matéria” de aumentos salariais.

Já a CGTP assume uma posição diferente. “Qualquer discussão tem de incluir uma rutura com baixos salários e a precariedade, o que implica rever algumas normas da legislação laboral. Não é possível uma coisa sem a outra”, afirma Arménio Carlos, secretário-geral da central sindical.

No topo da lista das reivindicações está a reversão da caducidade das convenções coletivas, acompanhada pela reintrodução do princípio do tratamento mais favorável, algo a que o PS já fechou a porta várias vezes.

No entanto, a discussão para a valorização geral dos salários não pode ser desligada da negociação em torno do aumento do salário mínimo, defende ao Expresso fonte ligada ao Executivo de António Costa. A este nível, o cenário mais provável é um crescimento anual na ordem dos 4% a 5% ao ano, que tem em conta a evolução esperada para a inflação e a produtividade, a que se soma um fator de majoração de ordem social.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …

"Esqueceu-se disto". Parque Nacional na Tailândia envia lixo deixado pelos visitantes por correio

Se deitar lixo ao chão no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia, esse mesmo lixo será enviado de volta para sua casa. Os infratores também serão registados na polícia local. O Parque Nacional Khao Yai, no …

Banco britânico HSBC permitiu branqueamento de esquema de Ponzi de milhões de dólares

O banco britânico HSBC permitiu que fossem transferidos milhões de dólares para todo o mundo de forma fraudulenta, mesmo depois de ter tomado conhecimento da fraude, de acordo com documentos secretos revelados, divulgou hoje a …

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …