Depois de três horas e meia de conversa “agradável”, Costa e Montenegro sem consenso quanto ao aeroporto

1

José Sena Goulão / Lusa

António Costa e Luís Montenegro estiveram à conversa durante mais de três horas e meia, mas não chegaram a nenhum consenso quanto ao novo aeroporto.

O primeiro-ministro caracterizou hoje o encontro que teve de mais de três horas e meia com o presidente do PSD como “uma conversa bastante agradável”, na qual falaram de vários temas, entre os quais do novo aeroporto.

Em declarações aos jornalistas nos jardins de São Bento, no final do encontro, António Costa prometeu que, quanto à futura solução aeroportuária para a região de Lisboa, haverá “muito em breve” uma nova conversa entre ambos.

“Foi uma conversa bastante agradável, a primeira de várias”, sintetizou, dizendo que foi passada “uma vista geral” sobre as perspetivas do país e as prioridades em matéria europeia, de defesa ou política externa.

Luís Montenegro chegou à residência oficial do primeiro-ministro pelas 10:00, saiu às 13:42 e, no final da reunião, nem o líder social-democrata, nem António Costa, prestaram declarações aos jornalistas.

Com o anterior líder do PSD, Rui Rio, a primeira reunião em São Bento com o primeiro-ministro aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2018. Foi também considerada longa, cerca de duas horas e meia, mas bem mais curta do que esta de hoje com Luís Montenegro.

No final do encontro, em que António Costa e Rui Rio também estiveram a sós, o ex-líder social-democrata falou à comunicação social, ao contrário do que se passou hoje.

Rui Rio admitiu então que havia “uma nova fase” nas relações com o PS, anunciando que nesse mesmo dia iria indicar os interlocutores para o diálogo com o Governo nas áreas da descentralização e do quadro comunitário Portugal 2030. Governo e PSD chegaram a um acordo de princípio sobre esses dois temas – descentralização e fundos comunitários – um mês depois dessa primeira reunião entre Rui Rio e António Costa, em São Bento.

No final de maio, Luís Montenegro foi eleito líder do PSD com mais de 72% dos votos, sucedendo no cargo a Rui Rio, e entrou formalmente em funções no início deste mês.

Logo no início de junho, numa conferência promovida pela Câmara do Comércio Luso Espanhola, em Lisboa, o primeiro-ministro afirmou que a nova solução aeroportuária para a região de Lisboa terá de ser decidida em consenso com o PSD, justificando que se trata de um processo estruturante para várias legislaturas e que condicionará a ação de vários governos.

No passado dia 29, enquanto António Costa estava a participar na cimeira da NATO em Madrid, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, fez publicar um despacho com uma solução aeroportuária – Montijo mais Alcochete – e afirmou que prescindia de um acordo com o partido de Luís Montenegro sobre essa matéria.

Porém, no dia seguinte, António Costa determinou que o ministro das Infraestruturas revogasse esse despacho e reiterou que a solução referente ao novo aeroporto da região de Lisboa terá de ser tomada com base num acordo com o PSD.

Na quarta-feira, em entrevista à CNN, o líder do PSD afirmou que iria transmitir em primeira mão ao primeiro-ministro a posição dos sociais-democratas sobre a solução aeroportuária para a região de Lisboa.

Deixou também avisos ao executivo socialista sobre esse processo.

“Uma coisa é dialogar com o maior partido da oposição, outra é deixar de decidir. Quem tem de decidir é o Governo e o primeiro-ministro. Era muito interessante discutir a opinião do PSD, mas temos de discutir a opinião do Governo”, declarou nessa entrevista.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.