Costa sem saída. PS pondera romper com a História e apoiar Marcelo

Luís Forra / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), e o primeiro-ministro, António Costa

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não confirmou oficialmente, mas está tudo à espera da sua recandidatura à Presidência da República, sendo visto como um vencedor antecipado. Nesse cenário previsível, o PS vê-se quase forçado a apoiar, pela primeira vez na sua história, um candidato da direita.

Várias figuras do PS já assumiram publicamente elogios a Marcelo Rebelo de Sousa, cuja popularidade continua em alta, apesar de ter caído algumas décimas nos últimos tempos. Ninguém duvida que o actual Presidente da República será eleito para um segundo mandato, caso se recandidate. E essa recandidatura é vista como muito provável.

Ora, a recandidatura de Marcelo coloca o PS numa espécie de beco sem saída, já que não se afigura nenhuma personalidade socialista que possa fazer sombra ao homem que distribui afectos na Presidência da República. E depois dos rasgados elogios que muitos socialistas já fizeram a Marcelo, é bem possível que o PS acabe a apoiá-lo nas próximas presidenciais.

Esta possibilidade é avançada pelo jornal Público que lembra que figuras socialistas como Eduardo Ferro Rodrigues, António Guterres, Manuel Alegre, João Soares e Jorge Coelho já admitiram apoio a uma eventual recandidatura de Marcelo.

Perante estas posições e uma percepção geral positiva relativamente a Marcelo, dentro do PS, António Costa está a ser “pressionado a apoiar Marcelo”, como constata o Sol.

Na última entrevista que o primeiro-ministro deu à SIC, ele garantiu que “o PS decidirá isso a seu tempo”, ou seja, quando Marcelo confirmar de vez a sua recandidatura.

No seio do PS, há alguma “animosidade” entre alguns dirigentes com o possível apoio a Marcelo, como apurou o Público, realçando que há quem lembre que “nunca o PS deu apoio a um candidato vindo da direita“. Todavia, parece haver uma maioria que acredita que o melhor para o partido é mesmo apoiar Marcelo, apesar do seu passado ligado ao PSD.

“O PS nunca apoiou um candidato de direita, mas Marcelo não é um candidato dos partidos de direita, ele sempre se apresentou por si, é suprapartidário e tudo indica que pode repetir esse perfil de candidatura”, reconhece ao Público um dirigente do PS não identificado.

“Aliás, a direita está descontente com ele”, acrescenta outro dirigente socialista. Outro ainda aponta que Marcelo “não se colou ao PSD” e que “não tem anticorpos no PS”, concluindo assim que não é impossível que haja “um Bloco Central a apoiá-lo”.

Determinante para este processo vão ser as eleições legislativas que se avizinham. Os resultados que o PS vier a obter, bem como a relação que o próximo executivo, provavelmente liderado por Costa (a acreditar nas sondagens), vier a estabelecer com Marcelo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O senhor presidente (na minha terra chamam-lhe feijão frade) disse há muito que seria só um mandato. Mas eu, que não sou parvo, fiquei logo a saber que quando acabasse este se candidatava a outro. Ou porque a pedido de várias famílias, ou porque o estado do pais e da economia o exigia, ou porque quer tirar o país da depressão (como o outro) e o certo é que ele se vai candidatar. Por outro lado ele sempre foi amigalhaço do costa. Duvido que vote nele, mas em qualquer barbudo proposto pelo berloque ou pelo jerónimo é que eu não voto de certeza. E sempre acabo por concluir que, afinal, o Salazar é que estava agarrado ao poder…!

  2. Sr. Presidente da Republica, Marcelo Ribeiro de Sousa sempre é amigo de António Costa, por isso não o demitiu….
    Direita/Esquerda UNIDA!!!!!!!! Há, Há, Há…
    António Costa é como o feijão Frade, para se agarrar ao poder vai apoiar o Candidato da Direita Marcelo Ribeiro de Sousa.
    Mas um partido de Esquerda apoia um Candidato da direita!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sim, por interesse, que se fod.. a ideologia politica.…
    António Costa pelo tacho ele apoia a Direita e com interesse para ser 1.º Ministro Apoia BE, PCP, PEV, PAN e assim vai o PS, tanto vai á direita como á Extrema Esquerda, por interesse próprio!!
    Onde está, a dignidade de quem eu julgava que era PS!!!
    Sou PS mas não sou feijão frade, por isso com pena minha, NÃO VOTO EM PS…

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …