Costa sem saída. PS pondera romper com a História e apoiar Marcelo

Luís Forra / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), e o primeiro-ministro, António Costa

Marcelo Rebelo de Sousa ainda não confirmou oficialmente, mas está tudo à espera da sua recandidatura à Presidência da República, sendo visto como um vencedor antecipado. Nesse cenário previsível, o PS vê-se quase forçado a apoiar, pela primeira vez na sua história, um candidato da direita.

Várias figuras do PS já assumiram publicamente elogios a Marcelo Rebelo de Sousa, cuja popularidade continua em alta, apesar de ter caído algumas décimas nos últimos tempos. Ninguém duvida que o actual Presidente da República será eleito para um segundo mandato, caso se recandidate. E essa recandidatura é vista como muito provável.

Ora, a recandidatura de Marcelo coloca o PS numa espécie de beco sem saída, já que não se afigura nenhuma personalidade socialista que possa fazer sombra ao homem que distribui afectos na Presidência da República. E depois dos rasgados elogios que muitos socialistas já fizeram a Marcelo, é bem possível que o PS acabe a apoiá-lo nas próximas presidenciais.

Esta possibilidade é avançada pelo jornal Público que lembra que figuras socialistas como Eduardo Ferro Rodrigues, António Guterres, Manuel Alegre, João Soares e Jorge Coelho já admitiram apoio a uma eventual recandidatura de Marcelo.

Perante estas posições e uma percepção geral positiva relativamente a Marcelo, dentro do PS, António Costa está a ser “pressionado a apoiar Marcelo”, como constata o Sol.

Na última entrevista que o primeiro-ministro deu à SIC, ele garantiu que “o PS decidirá isso a seu tempo”, ou seja, quando Marcelo confirmar de vez a sua recandidatura.

No seio do PS, há alguma “animosidade” entre alguns dirigentes com o possível apoio a Marcelo, como apurou o Público, realçando que há quem lembre que “nunca o PS deu apoio a um candidato vindo da direita“. Todavia, parece haver uma maioria que acredita que o melhor para o partido é mesmo apoiar Marcelo, apesar do seu passado ligado ao PSD.

“O PS nunca apoiou um candidato de direita, mas Marcelo não é um candidato dos partidos de direita, ele sempre se apresentou por si, é suprapartidário e tudo indica que pode repetir esse perfil de candidatura”, reconhece ao Público um dirigente do PS não identificado.

“Aliás, a direita está descontente com ele”, acrescenta outro dirigente socialista. Outro ainda aponta que Marcelo “não se colou ao PSD” e que “não tem anticorpos no PS”, concluindo assim que não é impossível que haja “um Bloco Central a apoiá-lo”.

Determinante para este processo vão ser as eleições legislativas que se avizinham. Os resultados que o PS vier a obter, bem como a relação que o próximo executivo, provavelmente liderado por Costa (a acreditar nas sondagens), vier a estabelecer com Marcelo.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O senhor presidente (na minha terra chamam-lhe feijão frade) disse há muito que seria só um mandato. Mas eu, que não sou parvo, fiquei logo a saber que quando acabasse este se candidatava a outro. Ou porque a pedido de várias famílias, ou porque o estado do pais e da economia o exigia, ou porque quer tirar o país da depressão (como o outro) e o certo é que ele se vai candidatar. Por outro lado ele sempre foi amigalhaço do costa. Duvido que vote nele, mas em qualquer barbudo proposto pelo berloque ou pelo jerónimo é que eu não voto de certeza. E sempre acabo por concluir que, afinal, o Salazar é que estava agarrado ao poder…!

  2. Sr. Presidente da Republica, Marcelo Ribeiro de Sousa sempre é amigo de António Costa, por isso não o demitiu….
    Direita/Esquerda UNIDA!!!!!!!! Há, Há, Há…
    António Costa é como o feijão Frade, para se agarrar ao poder vai apoiar o Candidato da Direita Marcelo Ribeiro de Sousa.
    Mas um partido de Esquerda apoia um Candidato da direita!!!!!!!!!!!!!!!!
    Sim, por interesse, que se fod.. a ideologia politica.…
    António Costa pelo tacho ele apoia a Direita e com interesse para ser 1.º Ministro Apoia BE, PCP, PEV, PAN e assim vai o PS, tanto vai á direita como á Extrema Esquerda, por interesse próprio!!
    Onde está, a dignidade de quem eu julgava que era PS!!!
    Sou PS mas não sou feijão frade, por isso com pena minha, NÃO VOTO EM PS…

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …