Costa lança António Vitorino na corrida presidencial

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

-

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa, afirmou este sábado, em entrevista à SIC, que o antigo comissário europeu António Vitorino tem “todas as qualidades para poder ser um excelente Presidente da República”.

Em entrevista no programa “A Propósito”, de António José Teixeira, António Costa sublinhou ser “amigo pessoal” de António Vitorino e ter por ele “muita estima e consideração”, mas advogou que a “prioridade” das pessoas nesta fase prende-se com as eleições legislativas e não com as presidenciais.

“Neste ciclo político em que estamos, naturalmente que as legislativas vão ter uma atenção especial”, vincou.

Todavia, no que às presidenciais diz respeito, o líder do PS disse que nesta fase o “único candidato que se vê agitado é o dr. Santana Lopes”, o que resulta, concretiza, de o social-democrata ter de “abrir espaço num campo muito preenchido”, com nomes como Marcelo Rebelo de Sousa ou Durão Barroso como putativos candidatos.

“Não compete ao PS escolher candidatos presidenciais. Dou-me por muito satisfeito que todas as sondagens indiquem um perfil convergente, que o próximo PR deve ser um socialista ou alguém da área socialista”, acrescentou António Costa.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Luanda, uma doença desconhecida já matou dez crianças em menos de 15 dias

A situação foi relatada pelos coordenadores de dois bairros afetados pela doença ainda desconhecida, que as autoridades suspeitam tratar-se de febre amarela. Pelo menos 10 crianças já morreram. Uma doença ainda por identificar já matou, em …

Vacina da Janssen passa a ser dada a todos os homens com mais de 18 anos

A vacina da Janssen, que estava a ser administrada apenas a maiores de 50 anos independentemente do género, vai passar a ser administrada a todas as faixas etárias, a partir dos 18 anos, do sexo …

Regime endurece legislação contra manifestantes na Bielorrússia

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, promulgou uma lei que reforça as sanções contra quem participar em manifestações não autorizadas, anunciaram hoje as autoridades. A nova legislação vai ser aplicada quando o regime bielorrusso mantém uma …

Aplicação de telemóvel ajuda FBI a desmantelar rede criminosa. 800 pessoas foram detidas

Ao longos dos últimos três anos, o FBI e a polícia federal australiana monitorizaram milhões de mensagens encriptadas através de telemóveis plantados entre criminosos. Várias agências dos Estados Unidos e da Austrália usaram uma aplicação utilizada …

Após decisão do TC, BE quer que Parlamento elimine norma do período experimental

O Bloco de Esquerda (BE) defende que o Parlamento deve avançar já para responder à decisão do Tribunal Constitucional e eliminar a norma que alarga o período experimental, desafiando o PS a “retirar conclusões” sobre …

"Ambição forte e global". UE quer rever impostos verdes para desincentivar "más decisões" das empresas

O Comissário Europeu para a Economia Paolo Gentiloni anunciou esta terça-feira que a Comissão está a preparar alterações num pacote de recuperação focado no ambiente, admitindo, contudo, que a covid-19 alterou as prioridades. Citado pelo ECO, …

Portugal tem maior quebra do PIB da União Europeia no primeiro trimestre

Portugal foi o país da União Europeia que mais riqueza perdeu no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. A economia da zona euro recuou 1,3% e a da União Europeia 1,2% …

Secretário-geral da NATO considera perigosa aproximação entre Moscovo e Pequim

O secretário-geral da NATO defendeu hoje que a aproximação política e militar entre a Rússia e a China representa "novos perigos" para a Aliança Atlântica e constitui uma ameaça multilateral. "A ordem baseada em regras - …

EUA. Dois cientistas garantem que genoma do coronavírus prova que saiu de um laboratório

Dois especialistas norte-americanos publicaram um ensaio no qual asseguram que o genoma do coronavírus mostra que este saiu de um laboratório, dias após as autoridades dos Estados Unidos (EUA) terem publicado um estudo no qual …

Em Portugal, a taxa de vacinação completa está ligeiramente acima da média da UE

Portugal está com um ritmo de vacinação ligeiramente acima da média da União Europeia (UE). Um quinto dos portugueses tem a vacinação completa. O Público avança, esta terça-feira, que, até ao início do mês de junho, …