Costa descansa clientes do Banif mas “não dá garantias aos contribuintes”

António Costa assume a responsabilidade directa pelo problema do Banif e, depois de reunir com os líderes das bancadas parlamentares, garante “a segurança dos depósitos”, mas alerta que o banco deverá ter custos para os contribuintes.

O primeiro-ministro discutiu, na terça-feira à tarde, com representantes dos Partidos com assento na Assembleia da República a situação do Banif e do encontro saiu uma declaração que alivia os clientes do banco e outra que reforça a ideia de que o problema acabará por ser pago pelos contribuintes.

“Neste momento, o processo do Banif continua em apreciação nas instituições europeias, o processo de venda continua em curso e em qualquer circunstância o Estado garantirá sempre a integridade dos depósitos, independentemente do seu montante”, salienta António Costa em declarações divulgadas pelo Diário de Notícias.

“Espero que a solução que venha a existir proteja o melhor possível o dinheiro dos contribuintes. Mas a garantia que possa dar aos contribuintes não é a mesma que posso dar aos depositantes“, acrescenta o primeiro-ministro, citado pelo mesmo jornal, frisando que o Estado tem “capitais públicos muito avultados” aplicados no Banif.

Tudo vai depender da “solução final” encontrada para o banco, refere António Costa, referindo-se ao processo em curso de venda da participação de 60% do Estado na entidade financeira.

As ofertas para aquisição devem ser apresentadas até sexta-feira, 18 de Dezembro, e o processo de venda deverá ser concluído em cerca de três meses.

O Diário Económico reporta que será um processo “flexível” e que as “propostas poderão deixar de fora, a cargo do Estado, o fundo com activos problemáticos“.

Estes activos imobiliários e de carteiras de crédito problemáticos estão “avaliados em cerca de mil milhões de euros, com imparidades na ordem dos 350 milhões“, salienta o referido jornal económico.

Neste momento, “a grande incógnita é se, de facto, existirão propostas viáveis, em tempo útil”, frisa o mesmo diário.

Aquilo que começa a ser evidente é que o Estado acabará por ser obrigado a assumir uma boa quota dos custos pela crise no banco.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …