Costa dá o “sim” a criminalização do enriquecimento injustificado

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS manifestou esta quinta-feira apoio a um projeto da bancada socialista para consagrar o crime de enriquecimento injustificado, punindo discrepâncias entre declarações fiscais do titular de cargo público e a sua riqueza real.

Esta posição de António Costa foi manifestada na reunião que teve esta manhã com o Grupo Parlamentar do PS, tendo o tema, segundo disse fonte da bancada à agência Lusa, sido levantado pelo próprio líder socialista.

Apesar de o projeto do PS sobre enriquecimento injustificado ter sido chumbado no parlamento em 2012, a convicção é que o cenário político é agora diferente e as soluções nele propostas são agora passíveis de aprovação até ao final da legislatura.

Em linhas gerais, os socialistas continuam a recusar a ideia de inversão do ónus da prova para casos de suspeita de enriquecimento ilícito – uma solução já considerada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional -, mas dão um passo no sentido de consagrar a atuação da Autoridade Tributária em matéria de enriquecimento injustificado.

“Tanto nos casos de não apresentação de declarações de rendimentos, como nos casos em que se tenha conhecimento ou haja suspeita de que estas são omissas ou inexatas, estabelece-se explicitamente o dever de o Tribunal Constitucional comunicar tal facto à administração tributária“, refere o diploma apresentado pelo PS no início da presente legislatura e que agora deverá ser retomado.

“Esta atuará para os fins tidos por convenientes, em especial, para os efeitos previstas na Lei Geral Tributária relativo a manifestações de fortuna e outros acréscimos patrimoniais não justificados”, acrescenta o diploma.

A bancada socialista entende que, por essa via, será possível “uma avaliação da matéria coletável, mesmo quando falte a declaração de rendimentos e o contribuinte evidencie determinadas manifestações de fortuna ou quando o rendimento líquido declarado se mostre em manifesta desproporção”.

Além da questão do enriquecimento injustificado, PS e PSD já se entenderam para incluir no ordenamento jurídico português as recomendações GRECO – Grupo de Estados contra a Corrupção e das Nações Unidas em matéria de combate à corrupção, avançou na quarta-feira o “Observador”.

Na sequência desse consenso entre as suas maiores forças políticas, o prazo de prescrição para o crime de tráfico de influências deverá aumentar para 15 anos e, por outro lado, deverá passar a ser punida a tentativa nos crimes de corrupção ativa para ato lícito e abuso de poder.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …

Portugal com mais 4.093 novos casos e 64 óbitos. Há 536 doentes em cuidados intensivos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 64 óbitos e 4.093 novos casos de covid-19. O número de internamentos nos cuidados intensivos volta a bater recorde, com 536 doentes. Portugal contabilizou, nas últimas 24 horas, 64 …