“Estou convosco, também tomei a AstraZeneca”. Costa anseia segunda dose e pede calma

Hugo Delgado / Lusa

António Costa disse esta terça-feira que a decisão de suspender a administração da vacina da AstraZeneca em Portugal foi tomada por mera precaução e pediu aos portugueses para permanecerem tranquilos.

“Estou convosco, também tomei a primeira dose da vacina. Anseio pela segunda”, disse o primeiro-ministro no final de uma curta declaração aos jornalistas, no Porto.

“Toda a evidência científica demonstra que a vacina é segura e efetiva. Digo isto com a tranquilidade de eu estar a ser vacinado com a vacina da AstraZeneca. Já tomei a minha primeira dose e aguardo a segunda em maio”, começou por dizer, citado pelo Expresso.

“Espero que tudo se esclareça e a minha convicção é que tudo se vai esclarecer. A informação científica disponível mostra isso e os Governos, designadamente o nosso, tomaram uma decisão preventiva”, acrescentou.

Importa lembrar que esta segunda-feira as autoridades de saúde portuguesas decidiram suspender o uso da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 por motivos de “precaução” e “saúde pública”.

Graça Freitas realçou que apesar de as reações serem “extremamente graves”, são também “extremamente raras”. Assim como Costa, a diretora da DGS apelou a quem já foi vacinado com a AstreZeneca em Portugal que fique tranquilo, já que “no nosso país não foram reportados casos semelhantes ao encontrado nos outros países”.

Hoje, António Costa reforçou a ideia de que as suspensões são meramente provisórias, prevendo-se uma decisão da Organização Mundial da Saúde e da Agência Europeia do Medicamento no final desta semana.

“As suspensões são meramente provisórias e ainda hoje a Organização Mundial da Saúde está a discutir os dados conhecidos, a Agência Europeia do Medicamento vai pronunciar-se até ao final da semana”, disse o chefe do Executivo.

“Faz sentido suspender durante três ou quatro dias para que depois o processo possa decorrer. Portanto, eu queria, em primeiro lugar, dizer aos que, como eu, tomaram a primeira dose da vacina, para estarem tranquilos. Em segundo lugar, para aqueles que aguardam a vacinação, para terem um pouco mais de calma, porque vamos ter aqui uns dias de atraso no processo de vacinação”, acrescentou.

Com a suspensão de administração da vacina da AstraZeneca, o processo de vacinação atrasa duas semanas e é interrompido o plano de vacinar professores e funcionários escolares já a partir deste fim de semana.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ele está mas é todo borrado de medo, porque já injetaram milhares de vacinas dessa porcaria, aqui, em Portugal. E ele está com medo que o povo se revolte. Quando chegar a minha vez, quero ver o frasco da vacina, e, se for dessa porcaria, rejeito. Quero das outras marcas. Uma vacina é para combater um problema, e não para nos trazer outros problemas, e graves.

RESPONDER

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …