Cosgrave regressa à liderança da Web Summit

Web Summit / Flickr

Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit

O fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave, está de regresso à liderança da cimeira tecnológica, depois de ter renunciado ao cargo, em outubro do ano passado, quando condenou Israel pelos “crimes de guerra” em Gaza.

Paddy Cosgrave demitiu-se da liderança da Web Summit a 21 de outubro de 2023 – precisamente duas semanas após o início de um novo conflito entre Israel e o Hamas.

Na altura, Cosgrave criticou a postura de Israel nesta guerra, o que valeu críticas de vários líderes mundiais e o boicote de Israel àquele evento.

O fundador da Web Summit terá chocado alguns ao dizer que “os crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são”.

Todo este mau estar no seio de um dos maiores certames tecnológicos do mundo culminou na demissão de Cosgrave.

A norte-americana Katherine Maher foi depois nomeada como nova CEO (Diretora Executiva) da Web Summit, tendo liderado o evento que decorreu de 13 a 16 de novembro em Lisboa.

Mas a “folga” de Cosgrave pouco durou. Katherine Maher anunciou, no mês passado, que ia liderar a rádio pública norte-americana, NPR, e o empresário irlandês volta a assumir as rédeas da cimeira tecnológica.

“Estou de volta como CEO da Web Summit. Quando me afastei no ano passado, foi a primeira vez que tirei uma folga em 15 anos. Deu-me tempo para pensar na Web Summit, na sua história, na razão pela qual a comecei sozinha a partir do meu quarto e no que queria que fosse”, anunciou esta segunda-feira, através de um publicação na rede social X/Twitter.

“Aproveitei o tempo para me reconectar com velhos amigos da Web Summit e ouvi o que tinham para dizer e o que queriam da Web Summit. (…)Se alguma coisa eu quero fazer é aumentar ainda mais esta missão para construir comunidades ainda mais fortes dentro da Web Summit. (…) Estou incrivelmente entusiasmado com o futuro e tenho muito mais para partilhar”, pode ainda ler-se.

 

Este expectável regresso foi anunciado a uma semana do início da Web Summit do Rio de Janeiro, que vai decorrer entre 15 e 18 de abril.

A Web Summit foi fundada em 2009 e decorreu em Dublin até 2016, altura em que se mudou para Lisboa, onde no ano passado acolheu mais de 71 mil pessoas de 160 países.

Além de Lisboa e Rio de Janeiro, também há uma cimeira em Doha (Catar).

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.