“Cortina de ferro” na internet. Milhares de russos saem às ruas em protesto

Maxim Shipenkov / EPA

Milhares de russos saíram às ruas para se manifestarem contra os planos do governo de Putin de isolar a internet russa do resto do mundo. A Rússia diz querer proteger-se de eventuais ataques cibernéticos e controlar aquilo a que os russos têm acesso.

Foram mais 15 mil as pessoas que saíram às ruas do território russo em sinal de protesto contra o isolamento do país da internet mundial. Os manifestantes alegam que se está a chegar a “um ponto sem retorno. O governo russo justifica a medida como “proteção à política intervencionista e de influência estrangeira contra a política interna”.

Durante as manifestações em Moscovo, Voronezh, Khabarovsk e São Petersburgo foram detidas pelo menos 16 pessoas. “Se não fizermos nada, vai ficar pior. As autoridades vão continuar a seguir o seu próprio caminho, e não haverá volta a dar”, disse um dos protestantes, citado pela Deutsche Welle.

Relatos dos media russos apontam que decorrem já exercícios no sentido de desligar o país da Internet mundial ao abrigo do Programa Nacional de Economia Digital que foi lançado pelo Governo da Rússia em Dezembro passado.

Em fevereiro, os deputados reforçaram as medidas já existentes na legislação para que haja um controlo mais apertado. A oposição denunciou a decisão, alegando que se trata de uma forma de sufocar os dissidentes.

A Rússia introduziu leis de internet mais duras nos últimos anos, exigindo, por exemplo, que as ferramentas de busca eliminem alguns resultados de pesquisa, que os serviços de mensagens partilhem chaves de criptografia com as autoridades de segurança, e que serviços e redes sociais armazenem os dados pessoais dos utilizadores russos em servidores localizados no país.

A Rússia tem vindo a restringir o acesso à internet, bloqueando alguns sites e serviços de mensagens como o Telegram, onde foram convocadas e divulgadas as manifestações.

De acordo com o Público, a lei aprovada em Fevereiro pretende identificar o tráfico na web e os dados que ali circulam, fazendo-os passar por um controlo estatal para que a internet continue a funcionar no país.

A segunda votação está prevista para finais de março, altura em que está marcada mais uma manifestação contra a “cortina de ferro” russa. Se for aprovada, segue para Putin a ratificar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Mas isto não é novidade nenhuma, a Russia é um regime ditatorial… E o Putin é um ditador que não larga o poleiro! Temos alguns dos tempos modernos, Putin, xi jinping, Maduro, Erdogan etc…
    Era acabar com esta corja…

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …