Corrupção na Força Aérea terá lesado o Estado em 10 milhões de euros

Pedro Aragão / Wikimedia

Uma aeronave Airbus CASA C-295M da Força Aérea Portuguesa aterra na base aérea de Monte Real

A Polícia Judiciária está esta quinta-feira a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que poderá ter lesado o Estado português em dez milhões de euros.

A operação conjunta entre a PJ, PJ Militar e DIAP de Lisboa começou esta quinta-feira por todo o país e já fez, até ao momento, seis detidos, avança o semanário Expresso.

De acordo com a Polícia Judiciária, os investigadores realizaram 180 buscas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios.

Na operação, “foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que se presume sejam produto da prática dos crimes, bem como outros elementos de grande relevância investigatória”, pode ler-se no comunicado da PJ.

Segundo a mesma nota, a atividade criminosa “consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos géneros efetivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos neste esquema fraudulento que, poderá ter lesado o Estado num valor que, segundo se estima, poderá rondar os 10 milhões de euros“.

A chamada operação Zeus estava a ser desenvolvida há um ano e sublinha a PJ que contou desde o início “com a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea”.

Segundo o Jornal de Notícias, entre os suspeitos estão um major e um capitão, detidos no Estado-Maior em Alfragide, Lisboa, e dois sargento, detidos na Base Aérea de Monte Real, em Leiria.

São suspeitos de corrupção passiva, corrupção ativa e falsificação de documentos e irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. Começo por lamentar que embora toda a Força Aérea se justifique para pôr os Aviões no ar, não serão os Aviões, que aparecem nas fotos desta notícia, nem os Pilotos que os voam que cometeram os roubos, foram Militares de outras Especialidades e Civis que forjaram toda a Tramóia, velha de sempre, devendo haver a preocupação de não confundir com Militares Honestos, que ainda os há. Como Homem, como Cidadão Português e como Ex-Piloto Aviador da Força Aérea, sou de opinião que deve ser aplicado TODO O RIGOR DA LEI, sem esquecer todos os casos em que até se inventaram Leis e Normas para que os intervenientes ILIBADOS em tantos outros casos de DESVIOS DE DINHEIROS PÚBLICOS nem sequer sonhem em repetir tão Proveitosas como Desonestas Artes de Roubar o que a outros pertence; esses intervenientes são de todos sobejamente conhecidos e os que não são Políticos nem Governantes têm protecção quando não a conivência destes. São estas atitudes tão esquecidas da Autoridades Judiciais que transformaram Portugal num País MUITO MAL FREQUENTADO E MUITO MAU PARA SE VIVER!

  3. Lembraram-se agora? Já não se lembram do motivo pela qual a avioneta do Sá Carneiro e do Amaro da Costa levava uma bomba? Ah pois é! O fundo do Ultramar para a compra de armas para a guerra. Alguns”militares” tornaram-se ganaciosos e o resto da história todos conhecemos…

  4. Ó Carlos, o estatuto de PILAV não constitui vacina contra a corrupção…há honestos e desonestos em todas as especialidades…

RESPONDER

Descoberto o ingrediente secreto para desenvolver um escudo contra radiação espacial mortal

Investigadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram uma nova técnica para proteger eletrónicos da tecnologia de exploração militar e espacial da radiação ionizante. A nova abordagem é mais económica do que as técnicas …

Guardas e familiares das vítimas pediram clemência. Mas Nicholas Sutton foi executado

O norte-americano foi executado, esta quinta-feira, no Tennessee, devido ao assassinato de quatro pessoas, apesar de alguns pedidos de clemência por parte de guardas prisionais e familiares das vítimas. De acordo com a CNN, Nicholas Sutton, …

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …