Corrupção na Força Aérea terá lesado o Estado em 10 milhões de euros

Pedro Aragão / Wikimedia

Uma aeronave Airbus CASA C-295M da Força Aérea Portuguesa aterra na base aérea de Monte Real

A Polícia Judiciária está esta quinta-feira a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que poderá ter lesado o Estado português em dez milhões de euros.

A operação conjunta entre a PJ, PJ Militar e DIAP de Lisboa começou esta quinta-feira por todo o país e já fez, até ao momento, seis detidos, avança o semanário Expresso.

De acordo com a Polícia Judiciária, os investigadores realizaram 180 buscas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios.

Na operação, “foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que se presume sejam produto da prática dos crimes, bem como outros elementos de grande relevância investigatória”, pode ler-se no comunicado da PJ.

Segundo a mesma nota, a atividade criminosa “consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos géneros efetivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos neste esquema fraudulento que, poderá ter lesado o Estado num valor que, segundo se estima, poderá rondar os 10 milhões de euros“.

A chamada operação Zeus estava a ser desenvolvida há um ano e sublinha a PJ que contou desde o início “com a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea”.

Segundo o Jornal de Notícias, entre os suspeitos estão um major e um capitão, detidos no Estado-Maior em Alfragide, Lisboa, e dois sargento, detidos na Base Aérea de Monte Real, em Leiria.

São suspeitos de corrupção passiva, corrupção ativa e falsificação de documentos e irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. Começo por lamentar que embora toda a Força Aérea se justifique para pôr os Aviões no ar, não serão os Aviões, que aparecem nas fotos desta notícia, nem os Pilotos que os voam que cometeram os roubos, foram Militares de outras Especialidades e Civis que forjaram toda a Tramóia, velha de sempre, devendo haver a preocupação de não confundir com Militares Honestos, que ainda os há. Como Homem, como Cidadão Português e como Ex-Piloto Aviador da Força Aérea, sou de opinião que deve ser aplicado TODO O RIGOR DA LEI, sem esquecer todos os casos em que até se inventaram Leis e Normas para que os intervenientes ILIBADOS em tantos outros casos de DESVIOS DE DINHEIROS PÚBLICOS nem sequer sonhem em repetir tão Proveitosas como Desonestas Artes de Roubar o que a outros pertence; esses intervenientes são de todos sobejamente conhecidos e os que não são Políticos nem Governantes têm protecção quando não a conivência destes. São estas atitudes tão esquecidas da Autoridades Judiciais que transformaram Portugal num País MUITO MAL FREQUENTADO E MUITO MAU PARA SE VIVER!

  3. Lembraram-se agora? Já não se lembram do motivo pela qual a avioneta do Sá Carneiro e do Amaro da Costa levava uma bomba? Ah pois é! O fundo do Ultramar para a compra de armas para a guerra. Alguns”militares” tornaram-se ganaciosos e o resto da história todos conhecemos…

  4. Ó Carlos, o estatuto de PILAV não constitui vacina contra a corrupção…há honestos e desonestos em todas as especialidades…

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …