Corrupção na Força Aérea terá lesado o Estado em 10 milhões de euros

Pedro Aragão / Wikimedia

Uma aeronave Airbus CASA C-295M da Força Aérea Portuguesa aterra na base aérea de Monte Real

A Polícia Judiciária está esta quinta-feira a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que poderá ter lesado o Estado português em dez milhões de euros.

A operação conjunta entre a PJ, PJ Militar e DIAP de Lisboa começou esta quinta-feira por todo o país e já fez, até ao momento, seis detidos, avança o semanário Expresso.

De acordo com a Polícia Judiciária, os investigadores realizaram 180 buscas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios.

Na operação, “foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que se presume sejam produto da prática dos crimes, bem como outros elementos de grande relevância investigatória”, pode ler-se no comunicado da PJ.

Segundo a mesma nota, a atividade criminosa “consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos géneros efetivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos neste esquema fraudulento que, poderá ter lesado o Estado num valor que, segundo se estima, poderá rondar os 10 milhões de euros“.

A chamada operação Zeus estava a ser desenvolvida há um ano e sublinha a PJ que contou desde o início “com a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea”.

Segundo o Jornal de Notícias, entre os suspeitos estão um major e um capitão, detidos no Estado-Maior em Alfragide, Lisboa, e dois sargento, detidos na Base Aérea de Monte Real, em Leiria.

São suspeitos de corrupção passiva, corrupção ativa e falsificação de documentos e irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. Começo por lamentar que embora toda a Força Aérea se justifique para pôr os Aviões no ar, não serão os Aviões, que aparecem nas fotos desta notícia, nem os Pilotos que os voam que cometeram os roubos, foram Militares de outras Especialidades e Civis que forjaram toda a Tramóia, velha de sempre, devendo haver a preocupação de não confundir com Militares Honestos, que ainda os há. Como Homem, como Cidadão Português e como Ex-Piloto Aviador da Força Aérea, sou de opinião que deve ser aplicado TODO O RIGOR DA LEI, sem esquecer todos os casos em que até se inventaram Leis e Normas para que os intervenientes ILIBADOS em tantos outros casos de DESVIOS DE DINHEIROS PÚBLICOS nem sequer sonhem em repetir tão Proveitosas como Desonestas Artes de Roubar o que a outros pertence; esses intervenientes são de todos sobejamente conhecidos e os que não são Políticos nem Governantes têm protecção quando não a conivência destes. São estas atitudes tão esquecidas da Autoridades Judiciais que transformaram Portugal num País MUITO MAL FREQUENTADO E MUITO MAU PARA SE VIVER!

  3. Lembraram-se agora? Já não se lembram do motivo pela qual a avioneta do Sá Carneiro e do Amaro da Costa levava uma bomba? Ah pois é! O fundo do Ultramar para a compra de armas para a guerra. Alguns”militares” tornaram-se ganaciosos e o resto da história todos conhecemos…

  4. Ó Carlos, o estatuto de PILAV não constitui vacina contra a corrupção…há honestos e desonestos em todas as especialidades…

RESPONDER

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …

Atendimento a sem-abrigo passa a ser feito independentemente da morada

O atendimento de emergência a pessoas sem-abrigo passa a poder ser feito em qualquer centro distrital da Segurança Social, independentemente da morada em que a pessoa está registada ou da existência de um processo familiar, …

Catarina Martins presente na contra-cimeira do clima em Madrid

A coordenadora do BE integra a comitiva bloquista que, na sexta-feira, vai a Madrid para a manifestação da contra-cimeira do clima, enquanto decorre na capital espanhola a cimeira da Organização das Nações Unidas, a COP25. Em …