Corrupção na Força Aérea terá lesado o Estado em 10 milhões de euros

Pedro Aragão / Wikimedia

Uma aeronave Airbus CASA C-295M da Força Aérea Portuguesa aterra na base aérea de Monte Real

A Polícia Judiciária está esta quinta-feira a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que poderá ter lesado o Estado português em dez milhões de euros.

A operação conjunta entre a PJ, PJ Militar e DIAP de Lisboa começou esta quinta-feira por todo o país e já fez, até ao momento, seis detidos, avança o semanário Expresso.

De acordo com a Polícia Judiciária, os investigadores realizaram 180 buscas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios.

Na operação, “foram apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que se presume sejam produto da prática dos crimes, bem como outros elementos de grande relevância investigatória”, pode ler-se no comunicado da PJ.

Segundo a mesma nota, a atividade criminosa “consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos géneros efetivamente fornecidos, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos neste esquema fraudulento que, poderá ter lesado o Estado num valor que, segundo se estima, poderá rondar os 10 milhões de euros“.

A chamada operação Zeus estava a ser desenvolvida há um ano e sublinha a PJ que contou desde o início “com a colaboração, ao mais alto nível, da Força Aérea”.

Segundo o Jornal de Notícias, entre os suspeitos estão um major e um capitão, detidos no Estado-Maior em Alfragide, Lisboa, e dois sargento, detidos na Base Aérea de Monte Real, em Leiria.

São suspeitos de corrupção passiva, corrupção ativa e falsificação de documentos e irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. Começo por lamentar que embora toda a Força Aérea se justifique para pôr os Aviões no ar, não serão os Aviões, que aparecem nas fotos desta notícia, nem os Pilotos que os voam que cometeram os roubos, foram Militares de outras Especialidades e Civis que forjaram toda a Tramóia, velha de sempre, devendo haver a preocupação de não confundir com Militares Honestos, que ainda os há. Como Homem, como Cidadão Português e como Ex-Piloto Aviador da Força Aérea, sou de opinião que deve ser aplicado TODO O RIGOR DA LEI, sem esquecer todos os casos em que até se inventaram Leis e Normas para que os intervenientes ILIBADOS em tantos outros casos de DESVIOS DE DINHEIROS PÚBLICOS nem sequer sonhem em repetir tão Proveitosas como Desonestas Artes de Roubar o que a outros pertence; esses intervenientes são de todos sobejamente conhecidos e os que não são Políticos nem Governantes têm protecção quando não a conivência destes. São estas atitudes tão esquecidas da Autoridades Judiciais que transformaram Portugal num País MUITO MAL FREQUENTADO E MUITO MAU PARA SE VIVER!

  3. Lembraram-se agora? Já não se lembram do motivo pela qual a avioneta do Sá Carneiro e do Amaro da Costa levava uma bomba? Ah pois é! O fundo do Ultramar para a compra de armas para a guerra. Alguns”militares” tornaram-se ganaciosos e o resto da história todos conhecemos…

  4. Ó Carlos, o estatuto de PILAV não constitui vacina contra a corrupção…há honestos e desonestos em todas as especialidades…

RESPONDER

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …