Oficiais da Força Aérea detidos por suspeitas de corrupção

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A Polícia Judiciária está a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que envolve fornecedores e militares da gerência das messes, com conhecimento de altas patentes.

O Diário de Notícias avança esta quinta-feira que inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção lançaram uma grande operação por todo o país, com mais de 300 homens no terreno, e detiveram oficiais por suspeita de corrupção.

A RTP adianta que estão a ser efetuadas buscas em todo o país às messes (instalação onde oficiais e sargentos tomam refeições e têm os alojamentos) das bases da Força Aérea, residências e empresas fornecedoras de produtos.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que a PJ está a realizar mais de 80 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias, sobretudo a equipamentos militares na Grande Lisboa, Beja e em Leiria, numa investigação às messes da Força Aérea.

Segundo a PGR, já foram emitidos mandados de detenção e no inquérito investigam-se suspeitas de, pelo menos, desde o ano de 2015, algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentícios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação.

Uma das messes em causa situa-se na sabe aérea do Montijo, onde estão a ser feitas buscas. As buscas ocorrem em, pelo menos, sete bases e no Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide.

A investigação de indícios de corrupção ativa, passiva e falsificação de documentos, da responsabilidade da 9ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, começou há cerca de dois anos, na sequência de uma denúncia anónima à Polícia Judiciária Militar.

As autoridades suspeitam que os valores eram inflacionados de forma a distribuir parte do dinheiro dos contratos entre vários intervenientes, entre eles militares, que agora estão a ser investigados.

A investigação terá sido mantida em segredo com a colaboração do antigo e do atual chefes de Estado Maior das Forças Armadas.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. O sistema já tem barbas brancas, recordo-me no tempo do meu serviço militar em Angola entre 1970/72 a comida neste caso era péssima sobretudo quando alguns oficiais ou sargentos estavam encarregues da manutenção enquanto com outros a comida era razoável, onde ficava o dinheiro que era sempre igual para todos? Algumas vezes em certos quarteis chegou a haver levantamento de rancho, no entanto se os responsáveis fossem devidamente denunciados e o conhecimento dos acontecimentos chegassem aos ouvidos do Salazar talvez soubessem esses senhores quem sabe talvez alguns deles até revoltosos do 25 de Abril como teria sido a mão pesada do “ditador” e talvez lhes desse para perceberem que afinal pior do que ele muitos mais havia e há.

RESPONDER

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …

Inaugurada em Lisboa clínica dentária gratuita para jovens até os 18 anos

A Santa Casa da Misericórdia abriu esta terça-feira, em Lisboa, uma clínica de saúde oral, com consultas grátis para todas as crianças e jovens até os 18 anos, que vivam ou estudem dentro do concelho. O …

Família mais rica do mundo enriquece a quatro milhões de dólares por hora

Desde o último boletim de riqueza que a Bloomberg publicou, em junho do ano passado, no seu ranking das famílias mais ricas do mundo, a fortuna dos Walton cresceu 39 mil milhões de dólares, para …

Espanha. PSOE rejeita proposta "inviável" do Podemos para coligação

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) rejeitou nesta terça-feira a proposta do Unidas Podemos para uma coligação fovernamental, que considera "inviável", e convidou a plataforma de esquerda a encontrar "outras fórmulas" que facilitem a governabilidade …