Oficiais da Força Aérea detidos por suspeitas de corrupção

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A Polícia Judiciária está a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que envolve fornecedores e militares da gerência das messes, com conhecimento de altas patentes.

O Diário de Notícias avança esta quinta-feira que inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção lançaram uma grande operação por todo o país, com mais de 300 homens no terreno, e detiveram oficiais por suspeita de corrupção.

A RTP adianta que estão a ser efetuadas buscas em todo o país às messes (instalação onde oficiais e sargentos tomam refeições e têm os alojamentos) das bases da Força Aérea, residências e empresas fornecedoras de produtos.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que a PJ está a realizar mais de 80 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias, sobretudo a equipamentos militares na Grande Lisboa, Beja e em Leiria, numa investigação às messes da Força Aérea.

Segundo a PGR, já foram emitidos mandados de detenção e no inquérito investigam-se suspeitas de, pelo menos, desde o ano de 2015, algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentícios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação.

Uma das messes em causa situa-se na sabe aérea do Montijo, onde estão a ser feitas buscas. As buscas ocorrem em, pelo menos, sete bases e no Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide.

A investigação de indícios de corrupção ativa, passiva e falsificação de documentos, da responsabilidade da 9ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, começou há cerca de dois anos, na sequência de uma denúncia anónima à Polícia Judiciária Militar.

As autoridades suspeitam que os valores eram inflacionados de forma a distribuir parte do dinheiro dos contratos entre vários intervenientes, entre eles militares, que agora estão a ser investigados.

A investigação terá sido mantida em segredo com a colaboração do antigo e do atual chefes de Estado Maior das Forças Armadas.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. O sistema já tem barbas brancas, recordo-me no tempo do meu serviço militar em Angola entre 1970/72 a comida neste caso era péssima sobretudo quando alguns oficiais ou sargentos estavam encarregues da manutenção enquanto com outros a comida era razoável, onde ficava o dinheiro que era sempre igual para todos? Algumas vezes em certos quarteis chegou a haver levantamento de rancho, no entanto se os responsáveis fossem devidamente denunciados e o conhecimento dos acontecimentos chegassem aos ouvidos do Salazar talvez soubessem esses senhores quem sabe talvez alguns deles até revoltosos do 25 de Abril como teria sido a mão pesada do “ditador” e talvez lhes desse para perceberem que afinal pior do que ele muitos mais havia e há.

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …