Oficiais da Força Aérea detidos por suspeitas de corrupção

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A Polícia Judiciária está a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que envolve fornecedores e militares da gerência das messes, com conhecimento de altas patentes.

O Diário de Notícias avança esta quinta-feira que inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção lançaram uma grande operação por todo o país, com mais de 300 homens no terreno, e detiveram oficiais por suspeita de corrupção.

A RTP adianta que estão a ser efetuadas buscas em todo o país às messes (instalação onde oficiais e sargentos tomam refeições e têm os alojamentos) das bases da Força Aérea, residências e empresas fornecedoras de produtos.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que a PJ está a realizar mais de 80 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias, sobretudo a equipamentos militares na Grande Lisboa, Beja e em Leiria, numa investigação às messes da Força Aérea.

Segundo a PGR, já foram emitidos mandados de detenção e no inquérito investigam-se suspeitas de, pelo menos, desde o ano de 2015, algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentícios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação.

Uma das messes em causa situa-se na sabe aérea do Montijo, onde estão a ser feitas buscas. As buscas ocorrem em, pelo menos, sete bases e no Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide.

A investigação de indícios de corrupção ativa, passiva e falsificação de documentos, da responsabilidade da 9ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, começou há cerca de dois anos, na sequência de uma denúncia anónima à Polícia Judiciária Militar.

As autoridades suspeitam que os valores eram inflacionados de forma a distribuir parte do dinheiro dos contratos entre vários intervenientes, entre eles militares, que agora estão a ser investigados.

A investigação terá sido mantida em segredo com a colaboração do antigo e do atual chefes de Estado Maior das Forças Armadas.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. O sistema já tem barbas brancas, recordo-me no tempo do meu serviço militar em Angola entre 1970/72 a comida neste caso era péssima sobretudo quando alguns oficiais ou sargentos estavam encarregues da manutenção enquanto com outros a comida era razoável, onde ficava o dinheiro que era sempre igual para todos? Algumas vezes em certos quarteis chegou a haver levantamento de rancho, no entanto se os responsáveis fossem devidamente denunciados e o conhecimento dos acontecimentos chegassem aos ouvidos do Salazar talvez soubessem esses senhores quem sabe talvez alguns deles até revoltosos do 25 de Abril como teria sido a mão pesada do “ditador” e talvez lhes desse para perceberem que afinal pior do que ele muitos mais havia e há.

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …