Oficiais da Força Aérea detidos por suspeitas de corrupção

Força Aérea Portuguesa / Facebook

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

Aeronaves EH-101 Merlin e C-295M da Força Aérea Portuguesa

A Polícia Judiciária está a investigar um grande esquema de corrupção na Força Aérea que envolve fornecedores e militares da gerência das messes, com conhecimento de altas patentes.

O Diário de Notícias avança esta quinta-feira que inspetores da Unidade Nacional de Combate à Corrupção lançaram uma grande operação por todo o país, com mais de 300 homens no terreno, e detiveram oficiais por suspeita de corrupção.

A RTP adianta que estão a ser efetuadas buscas em todo o país às messes (instalação onde oficiais e sargentos tomam refeições e têm os alojamentos) das bases da Força Aérea, residências e empresas fornecedoras de produtos.

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que a PJ está a realizar mais de 80 buscas domiciliárias e 25 não domiciliárias, sobretudo a equipamentos militares na Grande Lisboa, Beja e em Leiria, numa investigação às messes da Força Aérea.

Segundo a PGR, já foram emitidos mandados de detenção e no inquérito investigam-se suspeitas de, pelo menos, desde o ano de 2015, algumas messes da Força Aérea serem abastecidas com géneros alimentícios, cujo valor a pagar, posteriormente, pelo Estado Maior da Força Aérea, seria objeto de sobrefaturação.

Uma das messes em causa situa-se na sabe aérea do Montijo, onde estão a ser feitas buscas. As buscas ocorrem em, pelo menos, sete bases e no Estado Maior da Força Aérea, em Alfragide.

A investigação de indícios de corrupção ativa, passiva e falsificação de documentos, da responsabilidade da 9ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, começou há cerca de dois anos, na sequência de uma denúncia anónima à Polícia Judiciária Militar.

As autoridades suspeitam que os valores eram inflacionados de forma a distribuir parte do dinheiro dos contratos entre vários intervenientes, entre eles militares, que agora estão a ser investigados.

A investigação terá sido mantida em segredo com a colaboração do antigo e do atual chefes de Estado Maior das Forças Armadas.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Mas haverá alguma coisa paga pelo erário público, em que não metam a mão?
    É tudo para roubar o que mais poder…
    Haja mais verba para a força aérea que parece que está a faltar…

  2. O sistema já tem barbas brancas, recordo-me no tempo do meu serviço militar em Angola entre 1970/72 a comida neste caso era péssima sobretudo quando alguns oficiais ou sargentos estavam encarregues da manutenção enquanto com outros a comida era razoável, onde ficava o dinheiro que era sempre igual para todos? Algumas vezes em certos quarteis chegou a haver levantamento de rancho, no entanto se os responsáveis fossem devidamente denunciados e o conhecimento dos acontecimentos chegassem aos ouvidos do Salazar talvez soubessem esses senhores quem sabe talvez alguns deles até revoltosos do 25 de Abril como teria sido a mão pesada do “ditador” e talvez lhes desse para perceberem que afinal pior do que ele muitos mais havia e há.

RESPONDER

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …

Pela primeira vez em 45 anos, uma casa vitoriana "flutuou" pelas ruas de San Francisco

A manhã de 21 de fevereiro em San Francisco, nos Estados Unidos, foi um pouco diferente do normal: uma casa vitoriana passou a "flutuar" pelas ruas da cidade. De acordo com o BuzzFeed News, uma equipa …

Nação Cherokee pede à Jeep que deixe de usar o nome da tribo nos seus carros

"É hora de a Jeep reconsiderar chamar os seus SUVs Cherokee e Grand Cherokee". Pela primeira vez, a tribo norte-americana Nação Cherokee pediu diretamente à Jeep para parar de usar o seu nome nos seus …

PCP quer apoios a 100% para pais "imediatamente e com efeitos retroativos"

O secretário-geral do PCP pediu ao Governo, este sábado, apoios a 100% para os trabalhadores que estão em casa com os filhos, pagos "imediatamente e com efeitos retroativos", e defendeu um plano de desconfinamento "setor …

Naufrágio grego que levava partes do Partenon está a revelar os seus segredos

A última expedição de mergulhadores ao navio grego Mentor, que naufragou perto da ilha Citera em 1802, recuperou várias peças do cordame, moedas, a sola de couro de um sapato, uma fivela de metal, uma …

Chega vai reagir "muito veementemente" na rua à tentativa de ilegalização

O líder do Chega disse, este sábado, que o partido vai responder "muito veementemente" e com "presença na rua", já em março, à tentativa de ilegalização da estrutura promovida por Ana Gomes. "Quero deixar claro aqui, …

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Catarina Martins faz apelo a Costa. "Moratórias têm de ser estendidas já"

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez um apelo direto ao primeiro-ministro, este sábado, para que não espere que "seja tarde demais" e decida já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e …