Caso de corrupção investigado em Espanha também implica Dias Loureiro por “venda especial” à filha

Andre Kosters / Lusa

Manuel Dias Loureiro, ex-administrador do BPN e pai de Catarina Loureiro

O nome de Dias Loureiro, ex-ministro do PSD, também surge envolvido na investigação da justiça espanhola ao ex-embaixador Raúl Morodo e ao filho Alejo, por suspeitas de branqueamento de capitais. Em causa está a venda de um imóvel, em Madrid, feita pela empresa do antigo ministro à filha e ao genro por cerca de um quarto do seu real valor de mercado.

A justiça espanhola suspeita que esta venda pode configurar um eventual crime de branqueamento de capitais, como refere a revista Sábado que teve acesso ao processo.

Dias Loureiro assume, em declarações ao Público, que foi uma “venda especial” pelo facto de a compradora do imóvel ser a sua filha, Ana Catarina Loureiro.

O imóvel foi vendido em Julho de 2017 pela DL-Gestão e Consultoria, empresa que é, actualmente, detida em 100% por Dias Loureiro, como o próprio assume ao jornal. “Foi uma sociedade criada há mais de 20 anos em meu nome, da minha então mulher e das minhas filhas”, refere, salientando que acabou por ficar com a totalidade das acções da sociedade que tem mais de 8 milhões de euros de activos.

O apartamento com 242 m2, localizado numa das zonas mais caras de Madrid, foi adquirido pelo casal que vive em regime de separação de bens, em Julho de 2017, mas já lá residia desde 2002, ano em que o imóvel foi comprado, como conta Dias Loureiro ao Público.

Dei uma casa a cada uma das minhas filhas. A de Madrid custou 800 mil euros”, frisa o antigo ministro, notando que o valor da compra foi sendo amortizado nas contas da empresa. Até que, em 2017, foi vendido à filha “por 350 mil euros porque era o valor contabilístico da casa na DL”. “Era o preço mínimo de venda. A empresa não podia doá-la”, aponta Dias Loureiro.

O antigo secretário-geral do PSD acrescenta que a filha não tinha o valor completo para a compra e que, por isso, o genro ficou com uma parcela do imóvel, de 22%.

Aquando da venda, o casal já não morava lá e tinha arrendado o imóvel.

Um ano depois, o apartamento foi avaliado em 1,3 milhões de euros, ou seja, “quase quatro vezes mais do que o valor do negócio inscrito na escritura”, como aponta o Público.

Dias Loureiro assegura que não houve qualquer ilegalidade e garante não ter ligações às suspeitas de corrupção investigadas pela justiça espanhola e que envolvem também António Vitorino, ex-ministro do PS e amigo do antigo ministro do PSD, que terá recebido cerca de 300 mil euros em transferências suspeitas.

O processo investiga o alegado desvio de 4,5 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana que terão chegado às contas do ex-embaixador espanhol na Venezuela e em Portugal, Raúl Morodo, e do seu filho Alejo que é casado com a filha de Dias Loureiro.

A filha do antigo ministro também surge envolvida no processo de corrupção por haver suspeitas de que a empresa de que é sócia, a Intercatera Desarrollo SL, entrou no alegado esquema de branqueamento de capitais.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Olha o amigo do Cavaco e do Passos apanhado em mais uma das dele…
    E ainda recebe uma subvenção vitalícia pelo excelente serviço prestado ao país!…
    Nestas, a trioka e o Passos não se lembraram de mexer…

    • Tudo farinha do mesmo saco. Degladiam-se na Assembleia para enganar o povo. Nas costas deste são todos amigalhaços e cúmplices na corrupção!

  2. Como as cunhas de Dias Loureiro em Portugal, não permitiram investigar, toda fortuna dele e onde a arranjou, sabendo-se que à data, como advogado, era um pelintra,pode ser que desta não se safe, e bem merece.

  3. Como as cunhas de Dias Loureiro em Portugal, não permitiram investigar, toda fortuna dele e onde a arranjou, sabendo-se que à data, como advogado, era um pelintra,pode ser que desta não se safe, e bem merece. Não ! não disse, nem há comentário em duplicado. Mas já percebi. Não voltaremos a comentar coisa nenhuma na v. página.

  4. Há duas questões importantes ver a declaração de rendimentos do Dias Loureiro e perceber de onde apareceu o guito e a outra será que os espanhóis vão fazer o que a justiça portuguesa não fez ou seja condenar este gajo?

RESPONDER

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …

Os tubarões são mais fáceis de capturar em águas mais frias

As áreas equatoriais quentes são o local onde a vida marinha é mais biodiversa. No entanto, os navios de pesca são mais propensos a capturar tubarões e atum em regiões oceânicas frias. Vivem mais espécies perto do …

Golfinhos machos "cantam" juntos para seduzir fêmeas

Um novo estudo científico sugere que os golfinhos machos "cantam" todos juntos, de forma síncrona, para seduzirem as fêmeas a ter relações sexuais. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram várias gravações de "pops" — …

Na Etiópia, os apagões da Internet afetam a vida de milhares de pessoas

A Internet desempenha um papel decisivo na transformação da vida de milhares de etíopes e é por isso que as paralisações têm um enorme impacto económico.  Entre janeiro e o final de março, os habitantes da …