Descoberto corredor secreto na Grande Pirâmide de Gizé. Pode levar a câmaras escondidas

S.Procureur et al / Nature Communications

Tanto tempo depois, ainda se descobrem factos sobre o monumento muito conhecido no Egipto. Esta foi a confirmação do que já se suspeitava.

Os anos passam, os séculos passam, quatro milénios passam – e ainda surgem com regularidade revelações sobre as Grandes Pirâmides de Gizé. Neste caso, a pirâmide principal.

Desta vez, uma equipa de arqueólogos identificou e mapeou um corredor secreto, de cuja existência se suspeitava desde 2016, na entrada principal da pirâmide.

O corredor de 9 metros de comprimento e 2,1 metros de largura terá sido criado para redistribuir o peso da pirâmide em torno da entrada principal, quando foi construída.

Outra possibilidade: escondia uma outra câmara até agora desconhecida.

Esta é a ideia principal apresentada num artigo publicado na semana passada, na revista Nature.

O espaço vazio estava escondido atrás da parede norte da maior das Grandes Pirâmides de Gizé.

Foi realizada uma endoscopia arqueológica, com uma câmara de 6mm  colocada entre uma das fendas da pirâmide.

O corredor fica 7 metros acima da entrada principal da pirâmide. Ainda não se sabe o que esconde este corredor secreto mas, com cuidado, a equipa espera encontrar “algo importante” em breve.

Sébastien Procureur / Nature Communications

 

O investigador Sebástien Procureur disse na revista New Scientist que se sentiu “aliviado” porque aquele espaço estava vazio: “Não iria gostar de participar na abertura de um túmulo“.

Esta pirâmide, considerada a principal de todas as Grandes Pirâmides de Gizé, terá sido construída há cerca de 4.500 anos.

Milénios depois, ainda não há consenso científico sobre o modo como os egípcios construíram esta “maravilha do mundo”. E todas as investigações são feitas com cautela, ou ficam suspensas, à espera de tecnologia mais avançada e segura.

Em 2016, foram descobertas na Grande Pirâmide de Gizé duas cavidades que ficaram escondidas do olhar dos cientistas que estudam, há vários anos, a que é uma das Grandes Maravilhas do Mundo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.