Encontradas duas câmaras secretas na Grande Pirâmide de Gizé

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, tem duas cavidades que ficaram escondidas do olhar dos cientistas que estudam, há vários anos, uma das Grandes Maravilhas do Mundo. A descoberta foi feita graças a uma tecnologia que é usada para mapear vulcões.

Estas duas “câmaras secretas” foram detectadas nas paredes da Grande Pirâmide de Gizé no âmbito do projecto colaborativo de investigação entre várias universidades e institutos científicos que é conhecido como “Scan Pyramids“, que já tinha permitido identificar pontos de calor misteriosos no monumento egípcio.

A equipa internacional de cientistas tem recorrido a técnicas como a termografia, a radiografia de muão (que é habitualmente usada para fazer o mapeamento do interior dos vulcões) e simulações 3D com o intuito de revelar os segredos das pirâmides.

Foi assim, que se conseguiu descobrir a presença de dois vazios misteriosos no interior da Grande Pirâmide, um situado na extremidade nordeste e o outro por trás do corredor descendente, de acordo com um comunicado do HIP Institute, que coordena a investigação

Ainda não se sabe o que é que estes dois compartimentos escondem, mas a técnica que permitiu revelá-los, conhecida como radiografia de muão, pode também ser fundamental para responder a essa pergunta.

O investigador Mehdi Tayoubi, envolvido nas pesquisas em torno da pirâmide, explicou ao ScienceAlert como funciona esta técnica.

“Como os raios-X passam através dos nossos corpos, permitindo-nos visualizar o nosso esqueleto, estas partículas elementares, pesando cerca de 200 vezes mais do que os electrões, podem muito facilmente passar através de qualquer estrutura, mesmo rochas grandes e espessas, como montanhas”, frisa Mehdi Tayoubi, em declarações publicadas em Maio.

É assim que se pode “agora confirmar a existência de um vazio escondido atrás da Face Norte que pode ter a forma de um corredor para o interior da Grande Pirâmide”, salientam os investigadores do HIP.

“A forma e o tamanho precisos e a posição exacta deste vazio está agora a ser alvo de mais investigação”, referem os cientistas, notando que, em finais de Outubro, esperam poder avançar mais dados.

A equipa está também a estudar a chamada “Câmara da Rainha”, no interior da pirâmide que foi construída como um túmulo para o Faraó egípcio Quéops, através da mesma técnica de radiografia de muão, contando ter mais resultados “durante os primeiros três meses de 2017”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade nunca foram encontrados corpos nas pirâmides… e quando se refere “no interior da pirâmide que foi construída como um túmulo para o Faraó egípcio Quéops”.. trata-se de um “assumir” e não de um “facto”.

    Foi sim encontrada uma caixa em pedra.. que teria outras no seu interior e que por isso – em abuso – foi chamada de sarcófago de Quéops.. mas que por sinal até é demasiado pequena para guardar quaisquer restos mortais.

    Há muito que se diga sobre as pirâmide.. muito mesmo. Essa coisa de ter imensos escravos a construir as pirâmides.. e que era onde os faraós eram enterrados.. só é válido nos filmes de Hollywood. Na realidade.. nunca houve uma explicação validada para tal..

RESPONDER

Ministro holandês faz mea culpa. "Não fomos suficientemente empáticos" com o sul da Europa

O ministro das Finanças holandês reconheceu que foi infeliz nas posições que assumiu sobre a resposta económica à pandemia de covid-19, assumindo que mostrou pouca “empatia” com os países do sul da Europa. Em declarações à …

Estados Unidos admitem possibilidade de novo surto no outono

O diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos disse haver a possibilidade de o país enfrentar um novo surto depois do verão, mas lembrou que nessa altura "várias coisas vão …

Mortes em Portugal estão a aumentar desde o início do mês (sem contar com a Covid-19)

Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de …

PCP quer reabrir camas e decretar preços máximos nos combustíveis para enfrentar pandemia

O PCP apresentou um pacote extenso de propostas para fazer face aos impactos do surto de covid-19. Entre elas está a reabertura do Hospital Militar. O PCP apresentou um conjunto de medidas para fazer face ao …

Houseparty nega pirataria e oferece recompensa milionária a quem provar "campanha difamatória"

A aplicação favorita de quem está em quarentena está sob acusação de piratear contas de outras apps. A Houseparty nega e oferece uma recompensa de 1 milhão de dólares a quem provar a "campanha de …

"Agricultura não pára". Há trabalho no campo para os trabalhadores em lay-off

Com a época das colheitas à porta e a falta de braços no campo, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) vai propor ao Governo a criação de plataformas de emprego temporário para permitir aos …

Covid-19. Cerimónias fúnebres proibidas em Espanha

As cerimónias fúnebres foram hoje proibidas em Espanha, o segundo país mais afetado pela covid-19 no mundo, e os funerais não podem ter mais do que três pessoas presentes, para impedir a propagação da pandemia …

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …