Encontradas duas câmaras secretas na Grande Pirâmide de Gizé

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, tem duas cavidades que ficaram escondidas do olhar dos cientistas que estudam, há vários anos, uma das Grandes Maravilhas do Mundo. A descoberta foi feita graças a uma tecnologia que é usada para mapear vulcões.

Estas duas “câmaras secretas” foram detectadas nas paredes da Grande Pirâmide de Gizé no âmbito do projecto colaborativo de investigação entre várias universidades e institutos científicos que é conhecido como “Scan Pyramids“, que já tinha permitido identificar pontos de calor misteriosos no monumento egípcio.

A equipa internacional de cientistas tem recorrido a técnicas como a termografia, a radiografia de muão (que é habitualmente usada para fazer o mapeamento do interior dos vulcões) e simulações 3D com o intuito de revelar os segredos das pirâmides.

Foi assim, que se conseguiu descobrir a presença de dois vazios misteriosos no interior da Grande Pirâmide, um situado na extremidade nordeste e o outro por trás do corredor descendente, de acordo com um comunicado do HIP Institute, que coordena a investigação

Ainda não se sabe o que é que estes dois compartimentos escondem, mas a técnica que permitiu revelá-los, conhecida como radiografia de muão, pode também ser fundamental para responder a essa pergunta.

O investigador Mehdi Tayoubi, envolvido nas pesquisas em torno da pirâmide, explicou ao ScienceAlert como funciona esta técnica.

“Como os raios-X passam através dos nossos corpos, permitindo-nos visualizar o nosso esqueleto, estas partículas elementares, pesando cerca de 200 vezes mais do que os electrões, podem muito facilmente passar através de qualquer estrutura, mesmo rochas grandes e espessas, como montanhas”, frisa Mehdi Tayoubi, em declarações publicadas em Maio.

É assim que se pode “agora confirmar a existência de um vazio escondido atrás da Face Norte que pode ter a forma de um corredor para o interior da Grande Pirâmide”, salientam os investigadores do HIP.

“A forma e o tamanho precisos e a posição exacta deste vazio está agora a ser alvo de mais investigação”, referem os cientistas, notando que, em finais de Outubro, esperam poder avançar mais dados.

A equipa está também a estudar a chamada “Câmara da Rainha”, no interior da pirâmide que foi construída como um túmulo para o Faraó egípcio Quéops, através da mesma técnica de radiografia de muão, contando ter mais resultados “durante os primeiros três meses de 2017”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade nunca foram encontrados corpos nas pirâmides… e quando se refere “no interior da pirâmide que foi construída como um túmulo para o Faraó egípcio Quéops”.. trata-se de um “assumir” e não de um “facto”.

    Foi sim encontrada uma caixa em pedra.. que teria outras no seu interior e que por isso – em abuso – foi chamada de sarcófago de Quéops.. mas que por sinal até é demasiado pequena para guardar quaisquer restos mortais.

    Há muito que se diga sobre as pirâmide.. muito mesmo. Essa coisa de ter imensos escravos a construir as pirâmides.. e que era onde os faraós eram enterrados.. só é válido nos filmes de Hollywood. Na realidade.. nunca houve uma explicação validada para tal..

RESPONDER

Novas demissões na Agência de Informações Financeiras do Vaticano

Um membro da entidade de regulação financeira do Estado do Vaticano, Marc Odendall, demitiu-se na sequência de buscas realizadas pela polícia e que originaram na suspensão do organismo do sistema de comunicações global. Marc Odendall, banqueiro …

Governo e Liga de clubes discutem redução do IVA para espetáculos desportivos

Secretário de Estado do Desporto afirma querer ouvir as reivindicações do organismo, mas sem se comprometer. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto anunciou ontem que vai reunir-se com representantes da Liga Portuguesa de …

Tufão obriga a retirada de cerca de cinco mil pessoas do norte das Filipinas

Cerca de cinco mil pessoas foram retiradas do norte das Filipinas devido à aproximação do tufão Kalamaegi, que deverá tocar terra na província de Cagayan nas próximas horas, disseram esta terça-feira as autoridades locais. "Estamos preparados …

Acabaram-se as trotinetas no Algarve. Duraram 10 meses

A vereadora considera, no entanto, que a experiência foi “positiva”, já que permitiu recolher dados de mobilidade, nomeadamente, da utilização destas soluções em pequenos trajetos, ao mesmo tempo que colocou a questão na agenda pública. Sophie …

EasyJet diz que será a primeira a alcançar a neutralidade carbónica na aviação

A companhia aérea britânica easyJet afirmou esta terça-feira que será a primeira no mundo a alcançar a neutralidade carbónica através das compensações. Num comunicado publicado no seu site oficial, a companhia low cost anuncia ainda um …

Número de pré-avisos de greve até outubro é o mais alto dos últimos quatro anos

O número de pré-avisos de greve até outubro foi o mais alto dos últimos quatro anos, totalizando 781, segundo dados da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Entre janeiro e outubro deste …

Na Índia, já há "bares de oxigénio" para quem quiser respirar ar puro

A Índia é um dos países mais contaminado do mundo. Desde o final de outubro, a poluição alcançou um nível crítico devido à queimada de restolhos nos campos. Agora, há uma solução arrojada para que os …

Depois do Papão Harrison, o novo exame foi "duro" (e muitos jovens médicos já pensam em emigrar)

Foram quatro horas de exame, com 150 perguntas, na temida Prova Nacional de Acesso para a Formação Especializada em Medicina e muitos dos jovens médicos não conseguiram concluí-la. Os que temem não conseguir aceder à …

Situação trágica. "Veneza está a desaparecer"

A situação em Veneza é trágica, com 85% da cidade italiana inundada depois das piores cheias dos últimos anos. Mas estas inundações são apenas um alerta para o que pode vir a seguir, já que …

Documentos internos do governo chinês revelam plano "sem piedade" contra muçulmanos

O jornal norte-americano New York Times recebeu 403 páginas de documentos internos do governo chinês relacionados com a limpeza étnica na província de Xinjiang. Nesta província, foram criados mais de 500 campos de concentração onde uigures, …