Encontradas duas câmaras secretas na Grande Pirâmide de Gizé

A Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, tem duas cavidades que ficaram escondidas do olhar dos cientistas que estudam, há vários anos, uma das Grandes Maravilhas do Mundo. A descoberta foi feita graças a uma tecnologia que é usada para mapear vulcões.

Estas duas “câmaras secretas” foram detectadas nas paredes da Grande Pirâmide de Gizé no âmbito do projecto colaborativo de investigação entre várias universidades e institutos científicos que é conhecido como “Scan Pyramids“, que já tinha permitido identificar pontos de calor misteriosos no monumento egípcio.

A equipa internacional de cientistas tem recorrido a técnicas como a termografia, a radiografia de muão (que é habitualmente usada para fazer o mapeamento do interior dos vulcões) e simulações 3D com o intuito de revelar os segredos das pirâmides.

Foi assim, que se conseguiu descobrir a presença de dois vazios misteriosos no interior da Grande Pirâmide, um situado na extremidade nordeste e o outro por trás do corredor descendente, de acordo com um comunicado do HIP Institute, que coordena a investigação

Ainda não se sabe o que é que estes dois compartimentos escondem, mas a técnica que permitiu revelá-los, conhecida como radiografia de muão, pode também ser fundamental para responder a essa pergunta.

O investigador Mehdi Tayoubi, envolvido nas pesquisas em torno da pirâmide, explicou ao ScienceAlert como funciona esta técnica.

“Como os raios-X passam através dos nossos corpos, permitindo-nos visualizar o nosso esqueleto, estas partículas elementares, pesando cerca de 200 vezes mais do que os electrões, podem muito facilmente passar através de qualquer estrutura, mesmo rochas grandes e espessas, como montanhas”, frisa Mehdi Tayoubi, em declarações publicadas em Maio.

É assim que se pode “agora confirmar a existência de um vazio escondido atrás da Face Norte que pode ter a forma de um corredor para o interior da Grande Pirâmide”, salientam os investigadores do HIP.

“A forma e o tamanho precisos e a posição exacta deste vazio está agora a ser alvo de mais investigação”, referem os cientistas, notando que, em finais de Outubro, esperam poder avançar mais dados.

A equipa está também a estudar a chamada “Câmara da Rainha”, no interior da pirâmide que foi construída como um túmulo para o Faraó egípcio Quéops, através da mesma técnica de radiografia de muão, contando ter mais resultados “durante os primeiros três meses de 2017”.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Na realidade nunca foram encontrados corpos nas pirâmides… e quando se refere “no interior da pirâmide que foi construída como um túmulo para o Faraó egípcio Quéops”.. trata-se de um “assumir” e não de um “facto”.

    Foi sim encontrada uma caixa em pedra.. que teria outras no seu interior e que por isso – em abuso – foi chamada de sarcófago de Quéops.. mas que por sinal até é demasiado pequena para guardar quaisquer restos mortais.

    Há muito que se diga sobre as pirâmide.. muito mesmo. Essa coisa de ter imensos escravos a construir as pirâmides.. e que era onde os faraós eram enterrados.. só é válido nos filmes de Hollywood. Na realidade.. nunca houve uma explicação validada para tal..

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …