Corpos dos 7 marinheiros desaparecidos encontrados a bordo do USS Fitzgerald

Mergulhadores da Marinha encontraram hoje os corpos dos marinheiros do destroyer “USS Fitzgerald” que estavam desaparecidos, depois de a embarcação ter colidido com um navio mercante filipino no sábado, ao largo do Japão.

As equipas de buscas conseguiram acesso a zonas que ficaram danificadas na colisão e levaram os corpos para o Hospital Naval de Yokosuka, onde serão identificados, indicou a Marinha em comunicado. 7 marinheiros estavam desaparecidos.

Os corpos dos marinheiros foram encontrados a bordo da embarcação, que tinha três compartimentos inundados em virtude dos danos causados pela colisão.

Pelo menos outros três membros da tripulação, incluindo o capitão, ficaram feridos no acidente. As famílias das vítimas mortais estão a ser notificadas e a receber apoio neste “momento difícil”, afirmou a Marinha.

O USS Fitzgerald, um contratorpedeiro classe Arleigh Burke, colidiu este sábado com o navio mercante filipino “ACX Crystal” ao largo da costa do Japão, provocando um ferido e sete desaparecidos, adiantaram as Forças Armadas norte-americanas. A maioria dos 200 marinheiros estava a dormir no momento da colisão.

O navio mercante filipino, um porta-contentores três vezes maior do que o USS Fitzgerald, embateu de frente no lado direito do navio norte-americano.

Segundo a agência France-Presse, a colisão aconteceu por volta das 02:30 deste sábado (hora local), quando o navio norte-americano se encontrava a cerca de 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka, onde os Estados Unidos da América têm uma base naval.

Segundo a Reuters, o contratorpedeiro norte-americano, que teve que ser rebocado para a base, sofreu danos consideráveis e poderia mesmo ter-se afundado na sequência da colisão. Ainda não se sabe o que causou o embate.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Aposta no Parlamento. 10% dos deputados são candidatos às autárquicas

De acordo com as contas do semanário Expresso, 23 deputados da Assembleia da República, ou seja, 10% dos 230 que compõem o hemiciclo, são candidatos às eleições autárquicas do outono. Na quinta-feira, foi aprovado na generalidade …

Relógio japonês parado pelo terramoto de 2011 volta a funcionar novamente (graças a outro sismo)

Um relógio japonês com 100 anos de idade que deixou de funcionar depois do devastador terramoto de 2011 voltou a trabalhar após um novo sismo este ano. De acordo com o jornal Maunichi Shumbun, o relógio, …

Ventura tem "receio" que partido seja ilegalizado

Este domingo, o Chega vai organizar uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura admitiu ter um "receio muito significativo". O Observador avança que a manifestação tem início no Príncipe Real, passa pelo Tribunal Constitucional …

Três mortos e 441 novos casos em Portugal

Este domingo, Portugal regista mais três mortes e 441 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …

Autoridades brasileiras ilibam João Loureiro

João Loureiro já não é suspeito no processo que envolve a apreensão de um avião com 500 quilos de cocaína, segundo as autoridades brasileiras. As autoridades brasileiras descartaram, este sábado, qualquer ligação do advogado português João …

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …