Corpos dos 7 marinheiros desaparecidos encontrados a bordo do USS Fitzgerald

Mergulhadores da Marinha encontraram hoje os corpos dos marinheiros do destroyer “USS Fitzgerald” que estavam desaparecidos, depois de a embarcação ter colidido com um navio mercante filipino no sábado, ao largo do Japão.

As equipas de buscas conseguiram acesso a zonas que ficaram danificadas na colisão e levaram os corpos para o Hospital Naval de Yokosuka, onde serão identificados, indicou a Marinha em comunicado. 7 marinheiros estavam desaparecidos.

Os corpos dos marinheiros foram encontrados a bordo da embarcação, que tinha três compartimentos inundados em virtude dos danos causados pela colisão.

Pelo menos outros três membros da tripulação, incluindo o capitão, ficaram feridos no acidente. As famílias das vítimas mortais estão a ser notificadas e a receber apoio neste “momento difícil”, afirmou a Marinha.

O USS Fitzgerald, um contratorpedeiro classe Arleigh Burke, colidiu este sábado com o navio mercante filipino “ACX Crystal” ao largo da costa do Japão, provocando um ferido e sete desaparecidos, adiantaram as Forças Armadas norte-americanas. A maioria dos 200 marinheiros estava a dormir no momento da colisão.

O navio mercante filipino, um porta-contentores três vezes maior do que o USS Fitzgerald, embateu de frente no lado direito do navio norte-americano.

Segundo a agência France-Presse, a colisão aconteceu por volta das 02:30 deste sábado (hora local), quando o navio norte-americano se encontrava a cerca de 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka, onde os Estados Unidos da América têm uma base naval.

Segundo a Reuters, o contratorpedeiro norte-americano, que teve que ser rebocado para a base, sofreu danos consideráveis e poderia mesmo ter-se afundado na sequência da colisão. Ainda não se sabe o que causou o embate.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.