Corpos dos 7 marinheiros desaparecidos encontrados a bordo do USS Fitzgerald

Mergulhadores da Marinha encontraram hoje os corpos dos marinheiros do destroyer “USS Fitzgerald” que estavam desaparecidos, depois de a embarcação ter colidido com um navio mercante filipino no sábado, ao largo do Japão.

As equipas de buscas conseguiram acesso a zonas que ficaram danificadas na colisão e levaram os corpos para o Hospital Naval de Yokosuka, onde serão identificados, indicou a Marinha em comunicado. 7 marinheiros estavam desaparecidos.

Os corpos dos marinheiros foram encontrados a bordo da embarcação, que tinha três compartimentos inundados em virtude dos danos causados pela colisão.

Pelo menos outros três membros da tripulação, incluindo o capitão, ficaram feridos no acidente. As famílias das vítimas mortais estão a ser notificadas e a receber apoio neste “momento difícil”, afirmou a Marinha.

O USS Fitzgerald, um contratorpedeiro classe Arleigh Burke, colidiu este sábado com o navio mercante filipino “ACX Crystal” ao largo da costa do Japão, provocando um ferido e sete desaparecidos, adiantaram as Forças Armadas norte-americanas. A maioria dos 200 marinheiros estava a dormir no momento da colisão.

O navio mercante filipino, um porta-contentores três vezes maior do que o USS Fitzgerald, embateu de frente no lado direito do navio norte-americano.

Segundo a agência France-Presse, a colisão aconteceu por volta das 02:30 deste sábado (hora local), quando o navio norte-americano se encontrava a cerca de 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka, onde os Estados Unidos da América têm uma base naval.

Segundo a Reuters, o contratorpedeiro norte-americano, que teve que ser rebocado para a base, sofreu danos consideráveis e poderia mesmo ter-se afundado na sequência da colisão. Ainda não se sabe o que causou o embate.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …

Encontrado no Alentejo anfiteatro romano da antiga Lusitânia

O quinto anfiteatro romano conhecido na província da Lusitânia foi identificado por arqueólogos na cidade romana de Ammaia, no concelho de Marvão, no Alto Alentejo. Num comunicado enviado à agência Lusa, a Câmara de Marvão, distrito …

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …

"Não é preciso aumentar vagas, já são mais do que candidatos"

O número total de vagas para a 1.ª fase do ano letivo 2019/2020 quase nada mudou relativamente ao ano passado e, segundo o ministro do Ensino Superior, não há intenções de aumentar neste regime de …

Infarmed já autorizou compra do medicamento para Matilde e outra criança

O Infarmed já autorizou a compra do medicamento Zolgensma para a bebé Matilde e para uma outra criança do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que também sofre de atrofia muscular espinhal tipo I, avança …

Reino Unido. Boris Johnson e Jeremy Hunt descartam eleições antecipadas

No Reino Unido, Boris Johnson e Jeremy Hunt participaram na última sessão de perguntas e respostas com os militantes conservadores. Os dois candidatos à sucessão de Theresa May defenderam o fim da cláusula especial para …

Índia vai lançar missão à Lua na próxima segunda-feira

A agência espacial da União Indiana informou nesta quinta-feira que vai efetuar na próxima segunda-feira o lançamento da nave não-tripulada para a Lua depois de a missão ter sido abortada esta semana. O organismo Indian Space …