7 marinheiros desaparecidos em colisão de destroyer americano com cargueiro filipino

3

Um contratorpedeiro norte-americano colidiu este sábado com um navio mercante filipino ao largo da costa do Japão, provocando um ferido e sete desaparecidos, adiantaram as Forças Armadas norte-americanas, citadas pela agência Associated Press (AP).

Numa breve declaração escrita, a base naval norte-americana no Pacífico, Pacific Fleet, situada no Hawai, adiantou que a Marinha solicitou assistência à guarda-costeira japonesa e revelou que o incidente está sob investigação, tendo sido aberto um inquérito.

Segundo a cadeia de televisão japonesa NHK, estão desaparecidos 7 marinheiros da tripulação do navio de guerra americano, o USS Fitzgerald, um contratorpedeiro classe Arleigh Burke, não havendo para já registo de vítimas mortais.

Imagens captadas pela cadeia NHK num helicóptero mostravam a retirada de um tripulante a partir do convés do navio, assim como vários membros da tripulação presentes no convés.

três compartimentos do “USS Fitzgerald” que estão a inundar, segundo revelou uma fonte militar norte-americana à Associated Press. A extensão dos estragos no USS Fitzgerald e no navio da marinha mercante filipino, o “ACX Crystal”, está ainda por determinar.

Segundo a agência France-Presse, a colisão aconteceu por volta das 02:30 deste sábado (hora local), quando o navio norte-americano se encontrava a cerca de 56 milhas náuticas a sudoeste da cidade japonesa de Yokosuka, onde os Estados Unidos da América têm uma base naval.

ZAP // Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.