Descoberto no Canadá corpo de jovem loba com 57 mil anos

(dr) Governo de Yukon

A múmia da jovem loba encontrada em Yukon, no Canadá

A múmia de uma jovem loba perfeitamente preservada, encontrada em Yukon, no Canadá, está finalmente a revelar alguns dos seus segredos.

De acordo com o site Live Science, a múmia desta loba (Canis lupus) foi descoberta, em 2016, no permafrost de uma região de extração de ouro na cidade de Klondike, em Yukon, no Canadá.

O espécime encontra-se perfeitamente preservado, devido ao facto de ter estado protegido pelo permafrost durante 57 mil anos. “É o espécime de lobo da Idade do Gelo mais completo já encontrado”, declarou Julie Meachen, a principal autora do estudo publicado, a 21 de dezembro, na revista científica Current Biology, que é também professora associada de Anatomia da Universidade Des Moines, nos Estados Unidos.

Vários tipos de análises – incluindo datação por radiocarbono e medições dos níveis de diferentes isótopos de oxigénio – confirmaram que esta cria morreu quando tinha apenas sete semanas de vida. Mas como?

Os investigadores supõem que terá morrido quando o seu covil desabou em cima dela. Isto explicaria o porquê de os restos mortais estarem tão bem preservados, porque teriam sido instantaneamente enterrados num ambiente frio, seco e hermético.

Um espécime tão bem preservado como este também deu aos cientistas a oportunidade de observar como era a alimentação dos lobos da Idade do Gelo. As conclusões da equipa mostram que, durante a sua curta vida, esta loba alimentou-se principalmente de alimentos aquáticos como, por exemplo, salmão.

No entanto, presume-se que os lobos Yukon desta época também comiam, sobretudo, bisões ou bois-almiscarados.

Além disso, a equipa conseguiu reconstruir o genoma mitocondrial desta loba, tendo encontrado semelhanças com os lobos de Beringian – um grupo já extinto que vivia nesta zona e no Alasca – e com os lobos cinza russos.

Esta relação com espécimes tanto da América do Norte como da Eurásia é a prova da antiga mistura continental possível graças à Ponte Terrestre de Bering, uma porção de terra que ligava o Alasca à Sibéria.

Na Sibéria, também já foram descobertos animais muito bem preservados da Idade do Gelo. É o caso do cachorro encontrado, em 2011, que tinha no estômago um pedaço daquilo que poderá ser um dos últimos rinocerontes-lanosos que viveram na Terra.

Filipa Mesquita, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

ALMA descobre a primeira gigantesca tempestade de buracos negros

O telescópio Atacama Large Millimeter Array (ALMA) detetou um forte vento galático impulsionado por um buraco negro supermassivo há 13,1 mil milhões de anos. Os investigadores salientam que este é o exemplo mais antigo alguma vez …

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …