Descoberto no Canadá corpo de jovem loba com 57 mil anos

(dr) Governo de Yukon

A múmia da jovem loba encontrada em Yukon, no Canadá

A múmia de uma jovem loba perfeitamente preservada, encontrada em Yukon, no Canadá, está finalmente a revelar alguns dos seus segredos.

De acordo com o site Live Science, a múmia desta loba (Canis lupus) foi descoberta, em 2016, no permafrost de uma região de extração de ouro na cidade de Klondike, em Yukon, no Canadá.

O espécime encontra-se perfeitamente preservado, devido ao facto de ter estado protegido pelo permafrost durante 57 mil anos. “É o espécime de lobo da Idade do Gelo mais completo já encontrado”, declarou Julie Meachen, a principal autora do estudo publicado, a 21 de dezembro, na revista científica Current Biology, que é também professora associada de Anatomia da Universidade Des Moines, nos Estados Unidos.

Vários tipos de análises – incluindo datação por radiocarbono e medições dos níveis de diferentes isótopos de oxigénio – confirmaram que esta cria morreu quando tinha apenas sete semanas de vida. Mas como?

Os investigadores supõem que terá morrido quando o seu covil desabou em cima dela. Isto explicaria o porquê de os restos mortais estarem tão bem preservados, porque teriam sido instantaneamente enterrados num ambiente frio, seco e hermético.

Um espécime tão bem preservado como este também deu aos cientistas a oportunidade de observar como era a alimentação dos lobos da Idade do Gelo. As conclusões da equipa mostram que, durante a sua curta vida, esta loba alimentou-se principalmente de alimentos aquáticos como, por exemplo, salmão.

No entanto, presume-se que os lobos Yukon desta época também comiam, sobretudo, bisões ou bois-almiscarados.

Além disso, a equipa conseguiu reconstruir o genoma mitocondrial desta loba, tendo encontrado semelhanças com os lobos de Beringian – um grupo já extinto que vivia nesta zona e no Alasca – e com os lobos cinza russos.

Esta relação com espécimes tanto da América do Norte como da Eurásia é a prova da antiga mistura continental possível graças à Ponte Terrestre de Bering, uma porção de terra que ligava o Alasca à Sibéria.

Na Sibéria, também já foram descobertos animais muito bem preservados da Idade do Gelo. É o caso do cachorro encontrado, em 2011, que tinha no estômago um pedaço daquilo que poderá ser um dos últimos rinocerontes-lanosos que viveram na Terra.

  Filipa Mesquita, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …