Cachorro da Idade do Gelo tinha uma surpresa no seu estômago: um dos últimos rinocerontes-lanosos do mundo

Centre for Palaeogenetics / Twitter

Uma equipa de investigadores que estudam os restos mortais de um cachorro da Idade do Gelo perfeitamente preservado fizeram uma descoberta inesperada – um pedaço do que poderia ser um dos últimos rinocerontes-lanosos no seu estômago.

Em 2011, investigadores russos descobriram um cachorro da Idade do Gelo perfeitamente preservado na Sibéria. Recentemente, ao examinar o conteúdo do seu estômago, encontraram evidências do que poderia ser um dos últimos rinocerontes-lanosos da Terra.

“É completamente inédito”, disse Love Dalen, professor de genética evolutiva. “Não tenho conhecimento de nenhum carnívoro congelado da Idade do Gelo dentro do qual tenham encontrado pedaços de tecido”.



Os cientistas encontraram originalmente o canino peludo numa escavação em Tumat, na Sibéria, e encontraram um pedaço de tecido de pêlo amarelo dentro do seu estômago. Inicialmente, os especialistas acreditavam que o pertencia a um leão das cavernas.

“Temos um banco de dados de referência e ADN mitocondrial de todos os mamíferos, por isso verificamos os dados da sequência e os resultados obtidos – era uma combinação quase perfeita para o rinoceronte-lanoso”, explicou Dalen.

Dalen trabalha no Centro de Paleogenética, que é uma joint venture entre a Universidade de Estocolmo e o Museu Sueco de História Natural, por isso a sua equipa teve acesso a bancos de dados de ADN altamente detalhados e datação por radiocarbono.

Depois de Dalen e os seus colegas terem avaliado com grande probabilidade que esse tecido meio digerido pertencia a um rinoceronte-lanoso, dataram-no por radiocarbono em cerca de 14.400 anos.

“Este cachorrinho, nós já sabemos, foi datado de cerca de 14 mil anos”, disse Dalen. “Também sabemos que o rinoceronte-lanoso foi extinto há 14 mil anos. Então, potencialmente, este cachorro comeu um dos últimos rinocerontes-lanosos”.

A investigação moderna mostrou que a extinção do rinoceronte-lanoso foi, em parte, devido à severa mudança climática.

Ainda não é claro como este cachorro conseguiu apanhar tal espécime, que tem o mesmo tamanho de um rinoceronte-branco moderno, que pesa quase 1.360 quilogramas e tem um 1,80 metros. Edana Lord, co-autora do estudo, afirmou que, devido ao tamanho do rinoceronte, é impossível que o cachorro conseguisse matar o animal.

Além disso, os especialistas ficaram surpreendidos ao ver que o rinoceronte foi tenha ficado quase todo por digerir no estômago do cachorro, levando Dalen a concluir que “este cachorro deve ter morrido logo após comer o rinoceronte.”

Este cachorro é apenas um dos poucos exemplares caninos pré-históricos surpreendentes encontrados na última década. Em 2016, um mineiro na região de Yukon, no Canadá, encontrou uma cria de lobo mumificada de 50.000 anos ao lado de um caribu pré-histórico.

Em 2019, os investigadores encontraram um híbrido de cão-lobo de 18.000 anos perfeitamente preservado no permafrost siberiano.

O degelo do permafrost da Sibéria tem revelado muitas e importantes surpresas para a Ciência, que vão desde potros com 42 mil anos com sangue ainda líquido nas suas veias até vermes pré-históricos e mamutes lanosos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …