Coreias chegam finalmente a acordo

EPA

-

A Coreia do Sul desligou hoje os altifalantes que emitiam propaganda na fronteira contra o regime norte-coreano, depois de Seul e Pyongyang terem alcançado um acordo para travar o clima de tensão militar na península.

“As retransmissões foram suspensas às 12:00 [04:00 em Lisboa] tal como foi acordado”, informou um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul à agência Efe, ressalvando, porém, que ainda não foram desinstalados.

O acordo selado horas antes por representantes de alto nível das duas Coreias prevê a suspensão das transmissões de propaganda sul-coreana contra a Coreia do Norte “a menos que suceda algo anormal”.

Estas transmissões, consideradas como uma potente arma no quadro da “guerra psicológica” de Seul contra Pyongyang, figuraram como o principal foco de tensão nos últimos dias.

A Coreia do Sul colocou em funcionamento os altifalantes na semana passada – quebrando o silêncio de 11 anos – como represália contra a Coreia do Norte pela explosão de três minas que feriram gravemente dois soldados sul-coreanos que patrulhavam a fronteira.

No âmbito do acordo logrado ao fim de duas rondas de uma maratona negocial – de dois dias e meio – Pyongyang lamentou o incidente com as minas – embora não reconhecendo explicitamente a sua autoria – enquanto Seul aceitou desligar os altifalantes.

Com o fim da crise militar – os contingentes de ambos os lados chegaram a estar em alerta após uma breve troca de tiros na zona fronteiriça na quinta-feira – é esperada uma melhoria nas relações entre as duas Coreias que se comprometeram a manter conversações e a organizar a primeira reunião em mais de um ano e meio de famílias separadas desde a Guerra da Coreia (1950-53).

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, já felicitou os dois países pelo acordo alcançado.

“Saúdo calorosamente a notícia de um acordo entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte”, afirmou em comunicado.

No comunicado, Ban Ki-Moon, que já foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul entre 2004 e 2006, pediu aos dois países para haver mais contenção, apoio humanitário e que sejam tomadas iniciativas para a reunião de famílias separadas.

“Como secretário-geral da ONU estou disposto a apoiar uma cooperação entre as Coreias”, disse.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Aos meus olhos, o futuro das Correias é o da união não o da divisão. O caminho, porém, ainda será longo e difícil mas não impossível. É essa, pelo menos, a minha convicão.

  2. Afinal ainda não vai ser desta que o destemido camarada e herói Kim Jong-un vai derreter toda a América e a Coreia do Sul.

RESPONDER

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …