A Coreia do Sul iniciou exercícios militares nas proximidades de duas ilhas desertas reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a cancelar um encontro entre os líderes dos dois países.
Segundo o Público, que cita a agência sul-coreana Yonhap, os exercícios militares estão a decorrer nas ilhas Dokdo, conhecidas no Japão como Takeshima, e envolvem a Marinha, a Força Aérea e a Guarda Costeira. Esta ação representa mais um incidente para as relações entre os dois países, aliados a nível regional mas que mantêm algumas divergências.
De acordo com a Yonhap, estas atividades – que acontecem todos os anos – causou o cancelamento de um encontro bilateral às margens da cimeira do G7 entre o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e do primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, que devia decorrer no último fim de semana. Os dois líderes ainda não se encontraram pessoalmente.
Desde o final da II Guerra Mundial as referidas ilhas são controladas pela Coreia do Sul, mas Tóquio defende que o território lhe pertence à luz do Direito Internacional.
Depois do que o Império do Japão fez à Coreia, e preciso ter muita lata para ainda quer recuperar ilhas que ficaram para a Coreia do Sul no fim da II GM.