Coreia do Sul desliga a “máquina da propaganda” na fronteira com a Coreia do Norte

Jin-Hee Park / EPA

Soldado sul-coreano junto aos altifalantes instalados pela Coreia do Sul na zona desmilitarizada de Paju, a norte de Seul

Os militares da Coreia do Sul anunciaram, na segunda-feira, que desligaram os altifalantes de propaganda na fronteira militarizada com a Coreia do Norte, num gesto de boa vontade, com a aproximação do encontro histórico entre os líderes da Península coreana, que se realiza na sexta-feira.

Os altifalantes, que podem ser ouvidos por quilómetros na Coreia do Norte, quer por militares que vigiam a zona militarizada, quer pelos civis, têm estado ligados regularmente desde janeiro de 2016, quando foram ligados em resposta ao quarto teste nuclear da Coreia do Norte, segundo a CNN.

Nos megafones, podia-se ouvir música pop coreana, notíciase reportagens críticas ao país vizinho, e as previsões meteorológicas – ou seja, partes da vida “livre” na Coreia do Sul que está, estritamente, fora de limites para os norte-coreanos.

Apesar de a Coreia do Norte também ter os seus próprios canais de propaganda, há muito que se opôs ao altifalantes sul-coreanos, respondendo, por vezes com com artilharia de fogo. Não se sabe ainda se Pyongyang seguirá o exemplo de Seul.

A atitude de a Coreia do Sul desligar os altifalantes representa uma modesta cedência perante Pyongyang, dias antes de o seu líder, Kim Jong-un, se encontrar com o líder sul-coreano, Moon Jae-in, no encontro inter-coreano que se realiza esta sexta-feira.

Esta é a primeira vez que os líderes das duas Coreias, que, tecnicamente, continuam em guerra desde que a Guerra da Coreia acabou com uma trégua em 1953, se vão sentar cara a cara em mais de uma década.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Choi Hoi-hyun, disse que a decisão foi tomada “para pacificar a tensão militar entre as duas nações e para criar um ambiente pacífico para o encontro que se avizinha”.

As preparações para o encontro estão agora a todo o vapor, com várias conversas entre as duas coreias, de modo a ultimar alguns detalhes. A destacada do Departamento de Estado dos EUA para assuntos do leste asiático e do Pacífico, Susan Thornton, está também em Seul, onde se deverá encontrar com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Kang Kyung-wha.

No fim de semana, a Coreia do Norte anunciou a suspensão dos testes nucleares e o encerramento de uma unidade de testes atómicos. O anúncio-surpresa aconteceu dias antes das conversações históricas com o vizinho do Sul e semanas antes do também histórico encontro entre os líderes norte-coreano e norte-americano.

Na sexta-feira, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, deverá encontrar-se com o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em Panmunjom, designada por “aldeia das tréguas”. Em junho, em data e local ainda por confirmar, Kim deverá encontrar-se com o Presidente dos EUA, Donald Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …