/

Coreia do Norte rompe relações diplomáticas com um dos seus (poucos) aliados

KCNA / EPA

A Coreia do Norte anunciou que vai romper relações diplomáticas com a Malásia, após a extradição de um norte-coreano para os Estados Unidos, segundo um comunicado do ministério das Relações Exteriores divulgado pela agência oficial KCNA.

A 17 de março, as autoridades da Malásia “cometeram um crime imperdoável (…) entregando à força um cidadão inocente (da Coreia do Norte) aos Estados Unidos”, pode ler-se no comunicado.

A Malásia era um dos poucos Estados aliados do país que possui armas nucleares, mas as relações sofreram um abalo há quatro anos, quando Kim Jong Nam, meio-irmão de Kim Jong Un e muito crítico do regime-norte-coreano, morreu depois de ser atingido por um agente neurotóxico no aeroporto de Kuala Lumpur.

A autoria do crime foi atribuída ao regime norte-coreano, que nega a acusação.

Após algum tempo, as relações melhoraram e a Malásia decidiu reabrir a embaixada em Pyongyang.

Contudo, esta sexta-feira o ministério norte-coreano anunciou a “rutura total das suas relações diplomáticas com a Malásia”, devido a “este ato hostil” cometido contra Pyongyang “com submissão às pressões americanas”.

Mun Chol Myong, o norte-coreano extraditado, realizava “atividades legítimas de comércio exterior em Singapura”, segundo a agência.

A rutura acontece um dia depois da visita à Coreia do Sul de altos funcionários do governo americano.

O secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, viajaram pela Ásia para fortalecer os vínculos de Washington com os aliados tradicionais na região.

Na quinta-feira, Pyongyang advertiu que vai ignorar qualquer tentativa de contacto dos Estados Unidos enquanto Washington não renunciar a sua “política hostil” em relaççao ao país.

A ONU, os Estados Unidos e outros países impuseram sanções que proíbem a exportação de alguns produtos para a Coreia do Norte, em reação aos seus programas nucleares e balísticos.

// AFP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.