A Coreia do Norte está disposta a conversar com os EUA. Mas primeiro quer combustível, fatos e licor

KCNA / YONHAP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O regime de Kim Jong-un está disposto a regressar às negociações nucleares com os Estados Unidos, mas com condições.

De acordo com a agência de espionagem da Coreia do Sul, citada pelo The Wall Street Journal, a Coreia do Norte tem algumas exigências para reiniciar as conversações nucleares com os Estados Unidos, entre elas o relaxamento das sanções de modo a permitir a exportação de minerais e a importação de combustível mais refinado. Na lista de exigências estão também fatos e licor de primeira qualidade.

O diário escreve que, na terça-feira, a agência de espionagem de Seul informou os legisladores sobre as exigências de Pyongyang, sem revelar como ou quando os funcionários dos serviços secretos tomaram conhecimento das mesmas.



As relações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos estão amenas: os dois países não realizam reuniões formais de desnuclearização desde outubro de 2019.

Para voltar à mesa das negociações, a Coreia do Norte quer um abrandamento da proibição das importações de minerais, que proíbem os carregamentos de carvão e ferro, e a eliminação das limitações de importação até 500 mil barris de combustível refinado por ano.

Outra condição é que a elite de Pyongyang tenha a capacidade de importar diariamente o que considerar essencial, citando como exemplo o licor.

Em junho, depois de o líder norte-coreano ter anunciado estar a preparar-se para negociações ou um confronto, os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão convidaram Pyongyang a retomar o diálogo sobre armamento nuclear na península coreana.

Atualmente, o regime de Kim Jong-un tem acesso limitado ao comércio internacional, devido às sanções económicas instituídas após os vários testes nucleares e de mísseis. Estas restrições incluem a proibição das importações de bens luxemburgueses.

Ainda que a Coreia do Norte tenha encontrado formas elaboradas de desrespeitar as sanções durante vários anos, o comércio norte-coreano abrandou durante a pandemia de covid-19. O país tem mantido as suas fronteiras fechadas desde janeiro de 2020.

A economia caiu 4,5% no ano passado, o pior declínio em mais de duas décadas, segundo uma estimativa anual produzida recentemente pelo banco central da Coreia do Sul.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Não percebi a parte da proibição de bens luxemburgueses ou será “burgueses”…
    Agora quererem que se importe apenas para a elite… enfim e o povo continua a passar fome…

    Deixem é importar algo que faça a elite ver os “anjinhos”… pode ser que lá tenham licor de 1.ª para beber até cair…

  2. Este cobardola só está interessado em dialogar quando a fome aperta e ainda assim quer licores de qualidade nas negociações, deve ser para presentear o povo norte-coreano, assim é que se demonstra como se é camarada e comunista!

  3. Prioridade imperativa para a classe que vive bem, se alimentar condignamente tipico de um Ditador que convem manter essa mesma no seu apoio. O resto Povo nao interessa. Tambem vestir bem é imperativo nesse regime mas só para alguns. Triste Povo que tem que aguentar isto e claro apoiado pela China e Russia exemplos de democracia aberta ??????

  4. Combustível, ainda vá lá……mas fatos e licores? Querem andar na moda e bebedos. Deve ser para esquecerem as dificuldades em que vivem. Bebedos e bem vestidos já lhes parecerá que está tudo bem.

RESPONDER

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …