Coreia do Norte lançou vários mísseis para o mar do Japão

(dv) KCNA / YONHAP

Lançamento de míssil balístico ICBM da Coreia do Norte a partir de um submarino

Lançamento de míssil balístico ICBM da Coreia do Norte a partir de um submarino

A Coreia do Norte lançou vários mísseis para o mar, na costa leste do país, anunciaram responsáveis militares da Coreia do Sul.

Os lançamentos surgem dias depois de os Estados Unidos e a Coreia do Sul terem iniciado exercícios militares que a Coreia do Norte vê como um ensaio de invasão.

O chefe do estado-maior das forças armadas da Coreia do Sul disse hoje num comunicado que os lançamentos foram feitos na zona de Tongchang-ri, na província de Pyongan Norte. É nesta zona que está sediada a estação de lançamento de satélites Seohae, onde a Coreia do Norte, nos últimos anos, o lançamento de mísseis de longo alcance.

Seul e Washington iniciaram na quarta-feira exercícios anuais conjuntos na península coreana, manobras que Pyongyang considera um ensaio de invasão à Coreia do Norte, mas que Coreia do Sul e Estados Unidos vêm como manobras defensivas e de rotina.

Segundo o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, três dos quatro mísseis que a Coreia do Norte lançou caíram em águas controladas pelo Japão.

“A Coreia do Norte lançou hoje quatro mísseis balísticos quase em simultâneo. Os mísseis voaram cerca de 1.000 quilómetros. Três deles caíram na Zona Económica Exclusiva do nosso país”, disse o primeiro-ministro japonês no parlamento.

“Os últimos lançamentos de mísseis balísticos demonstram claramente a evidência de uma nova ameaça da Coreia do Norte“, acrescentou Abe.

A Coreia do Sul e o Japão convocaram o Conselho Nacional de Segurança dos seus países em carácter de urgência.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. nesse pais pobre e de uma grande parte de populaçao analfabeta, sera no minimo curioso saber qual sera a grande potencia militar ,que forneçe a tecnologia para esse pais testar ?

RESPONDER

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um está em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …

"É contra a vontade de Deus". Família que se recusou a pagar impostos é condenada na Austrália

Uma família cristã australiana recusou-se a pagar impostos, alegando que é "contra a vontade de Deus". Em tribunal, o juiz obrigou a pagar 1,3 milhões de euros. Em 2017, na Tasmânia, uma família cristã não pagou …

David guardou uma pedra durante anos pensando que era ouro. Afinal, era bem mais raro que isso

Em 2015, David Hole estava a explorar Maryborough Regional Park, perto de Melbourne, na Austrália. Com um detetor de metais, descobriu algo fora do comum: uma rocha avermelhada muito pesada que repousava em argila amarela. Maryborough …

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães. Um soldado nazi em retirada de Itália …

Um segundo. Foi o tempo que a Inteligência Artificial precisou para resolver um cubo mágico

Investigadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram o DeepCubeA, um algoritmo capaz de resolver o desafio do Cubo de Rubik em pouco mais do que um segundo.  De acordo com a equipa de investigadores …

Investigação revela que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA). Investigadores do INSA, associados ao Instituto de …

Um pôr do sol apareceu "dividido ao meio" nos EUA

https://vimeo.com/349103840 Recentemente, um efeito ótico incomum fez o pôr do sol assemelhar-se a uma imagem numa tela dividida, mostrando dois céus muito diferentes lado a lado. No lado direito da foto há um horizonte saturado de tons …

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …