/

Coreia do Norte lançou vários mísseis para o mar do Japão

1

(h) KCNA / YONHAP

Lançamento de míssil balístico ICBM da Coreia do Norte a partir de um submarino

Lançamento de míssil balístico ICBM da Coreia do Norte a partir de um submarino

A Coreia do Norte lançou vários mísseis para o mar, na costa leste do país, anunciaram responsáveis militares da Coreia do Sul.

Os lançamentos surgem dias depois de os Estados Unidos e a Coreia do Sul terem iniciado exercícios militares que a Coreia do Norte vê como um ensaio de invasão.

O chefe do estado-maior das forças armadas da Coreia do Sul disse hoje num comunicado que os lançamentos foram feitos na zona de Tongchang-ri, na província de Pyongan Norte. É nesta zona que está sediada a estação de lançamento de satélites Seohae, onde a Coreia do Norte, nos últimos anos, o lançamento de mísseis de longo alcance.

Seul e Washington iniciaram na quarta-feira exercícios anuais conjuntos na península coreana, manobras que Pyongyang considera um ensaio de invasão à Coreia do Norte, mas que Coreia do Sul e Estados Unidos vêm como manobras defensivas e de rotina.

Segundo o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, três dos quatro mísseis que a Coreia do Norte lançou caíram em águas controladas pelo Japão.

“A Coreia do Norte lançou hoje quatro mísseis balísticos quase em simultâneo. Os mísseis voaram cerca de 1.000 quilómetros. Três deles caíram na Zona Económica Exclusiva do nosso país”, disse o primeiro-ministro japonês no parlamento.

“Os últimos lançamentos de mísseis balísticos demonstram claramente a evidência de uma nova ameaça da Coreia do Norte“, acrescentou Abe.

A Coreia do Sul e o Japão convocaram o Conselho Nacional de Segurança dos seus países em carácter de urgência.

ZAP // Lusa

 

1 Comment

  1. nesse pais pobre e de uma grande parte de populaçao analfabeta, sera no minimo curioso saber qual sera a grande potencia militar ,que forneçe a tecnologia para esse pais testar ?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.