/

A Coreia do Norte está a fazer ensaios de evacuações em massa (e ninguém sabe porquê)

4

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Todo o território da Coreia do Norte está a ser alvo de ensaios de evacuação em massa, sobretudo ao longo da costa este do país. A única cidade que fica de fora é a capital, Pyongyang.

Os exercícios de evacuação em massa que estão a ser levados a cabo pela Coreia do Norte são unânimes apenas numa coisa: são fora do comum. Tirando isso, a opinião dos especialistas vai-se dividindo.

Por um lado há quem defenda que a Coreia do Norte se sente mais ameaçada, devido à recente escalada de tensões, por outro, há quem defenda que os exercícios são apenas uma forma de criar a perceção de que o país está a tomar conta dos seus cidadãos.

Chun In-bum, militar sul-coreano agora reformado, uma das fontes citadas pela Visão, prefere acreditar na primeira opção. Para o militar, a Coreia do Norte “deve perceber que a situação é séria“, por isso, o sul coreano diz não estar surpreendido com os ensaios. “Nunca ouvi falar deste tipo de exercícios na Coreia do Norte, mas não me surpreende”.

Do outro lado está Christopher Green, candidato a doutoramento na Universidade de Leiden, na Alemanha. Christopher não tem a certeza se está perante “preocupações de segurança genuínas” ou “o desejo de passar a imagem de um governo que se preocupa com a segurança”.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que o regime norte-coreano faz algo do género. Em 2013, Pyongyang advertiu os seus cidadãos para que camuflassem os telhados e já antes disso, em 1994, durante um confronto com os EUA sobre as ambições nucleares norte-coreanas, terão, de acordo com vários relatos, ocorrido exercícios diários de simulação de ataques aéreos.

Alguns analistas acreditam que na origem dos exercícios estará o receio criado pelas declarações do presidente norte-americano.

Em setembro, a Coreia do Norte anunciou ter testado, com sucesso, uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental.

Na mesma altura, Donald Trump ameaçou, na Assembleia Geral da ONU, “destruir totalmente” a Coreia do Norte em caso de provocação. “É altura de a Coreia do Norte perceber que a sua desnuclearização é o único futuro aceitável“, advertiu Trump. O chefe de Estado norte-americano insistiu que os testes nucleares e de mísseis balísticos da Coreia do Norte “ameaçam o mundo inteiro”.

No último sábado, o secretário de Estado da Defesa, Jim Mattis, de visita à Coreia do Sul, considerou que Pyongyang está a “acelerar” a ameaça nuclear.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.