Coreia do Norte acusa Trump de estar a “negociar armas” na viagem pela Ásia

Olivier Douliery / POOL / EPA

Donald Trump reage à sua primeira derrota política enquanto presidente

A Coreia do Norte denunciou no sábado que a excursão asiática do “beligerante” presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma “viagem de negócios” para vender armas aos aliados e condenou também, pela primeira vez, o discurso do magnata no parlamento sul-coreano, que qualificou de “sem sentido”.

Não é mais do que uma viagem de negócios realizada por um belicista que busca enriquecer o monopólio da indústria de defesa dos EUA ordenhando os cofres dos seus ‘aliados’ subordinados”, afirmou um porta-voz da Chancelaria norte-coreana em uma nota publicada neste sábado pela agência estatal “KCNA”.

Durante as marchas no Japão e na Coreia do Sul – dois aliados importantes de Washington – no início da excursão, o presidente americano anunciou que ambos os países realizariam novos pedidos milionários de armamento americano para reforçar a segurança diante do desafio nuclear norte-coreano.

“Trump, durante a visita, revelou a sua verdadeira natureza como destruidor da paz e da estabilidade mundial e suplicou por uma guerra nuclear na Península da Coreia”, acrescentou o porta-voz norte-coreano.

Além disso, Pyongyang comentou que o discurso de Trump no parlamento sul-coreano tem como objetivo “manter a rivalidade” entre a Coreia do Norte e a comunidade internacional, ao “demonizar o país fazendo comentários sem sentido”.

As palavras de Trump na quarta-feira foram especialmente duras, pois criticou as condições de vida dos norte-coreanos e a tirania do regime de Kim Jong-un.

Além disso, Trump defendeu a presença militar americana na região e afirmou que quer “a paz através da força”.

Durante o discurso, Trump mencionou os três porta-aviões americanos que estão posicionados na região, que iniciaram este sábado manobras com a marinha sul-coreana perto da Península da Coreia, representando uma presença inédita para responder aos testes de armas da Coreia do Norte.

A atitude beligerante de Trump, junto com os contínuos testes de armas de destruição em massa de Pyongyang, disparou a tensão regional níveis que não eram vistos desde o fim da Guerra da Coreia.

Trump viaja no domingo para as Filipinas, última paragem na Ásia, depois de passar pelo Japão, Coreia do Sul, China e Vietname numa viagem que ficou marcada pela crise norte-coreana e pelas relações comerciais dos EUA com a região.

ZAP // EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente o Kimg kong-Un tem razão. para este trampa assim como para todos os seus correlegionários papa niqueis o seu povo e dos seus aliados estão sempre depois da ganancia.

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …