/

Corbyn pede demissão de Theresa May por causa dos cortes na segurança

2

lewishamdreamer / Flickr

Jeremy Corbyn, o novo líder do 'Labour', o Partido Trabalhista britânico

Jeremy Corbyn, o novo líder do ‘Labour’, o Partido Trabalhista britânico

O líder da oposição no Reino Unido, o trabalhista Jeremy Corbyn, pediu esta segunda-feira a demissão da primeira-ministra, na sequência da série de atentados dos últimos dias, alegando que esta cortou no número de polícias.

Questionado sobre se apoiava ou não os apelos à demissão da primeira-ministra, Jeremy Corbyn respondeu: “Sim, efetivamente, porque são apelos lançados por muitas pessoas responsáveis, que se sentem inquietas com o facto de que ela foi ministra do Interior durante tanto tempo e decidiu reduzir os efetivos policiais“.

Theresa May foi ministra de maio de 2010 a julho de 2016, quando assumiu o cargo de primeira-ministra, na sequência da demissão de David Cameron.

Em declarações ao jornal Independent, o antigo consultor político de David Cameron, Steve Hilton, exigiu a demissão de May responsabilizando-a pelas “falhas de segurança” que levaram aos ataques terroristas em Westminster, Manchester e na London Bridge.

Hilton disse que May é a responsável (política) pelos ataques, que já não deveria estar na corrida pela reeleição e que tem vindo a “passar as culpas” nas declarações que fez na sequência dos atentados.

May tem vindo a ser criticada desde o atentado-suicida de Manchester, a 22 de maio, por ter cortado 20 mil polícias dos quadros quando era ministra do Interior. A primeira-ministra defende-se, afirmando que sempre “protegeu o orçamento dedicado à polícia anti-terrorista”.

May disse hoje que a polícia já identificou todos os atacantes que, no sábado passado, mataram sete pessoas na London Bridge e no Borough Market, num ataque que considerou visar “o mundo democrático”.

A chefe do governo britânico acrescentou que o nível de alerta por ameaça terrorista contra o Reino Unido se manterá em “severo”, o segundo mais alto numa escala de cinco, após o atentado, em que 48 pessoas ficaram feridas, 21 em estado crítico.

Confirmou também que onze pessoas continuam detidas por possíveis ligações ao atentado, após uma ter sido libertada sem acusação.

O Reino Unido realiza eleições legislativas (antecipadas) na quinta-feira. May ainda lidera a maioria das sondagens, mas tem perdido a vantagem que detinha sobre Corbyn.

// Lusa

2 Comments

  1. Também no UK, o nível dos estadistas baixou drasticamente. Estas picardias entre May e Corbyn são uma tristeza. May a apontar a net como responsável pela radicalização dos “jovens”… !
    Polícias armados com um bastão a fugir para não enfrentarem 3 terroristas com facas ! Os polícias armados só chegaram 8 minutos depois, tempo suficiente para o esfaqueamento de muitas pessoas. A isto chama-se incompetência e, ou mudam, ou haverá piores massacres.
    Nem parece a Inglaterra de Churchil que venceu o Hitler.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.