Corbyn pede demissão de Theresa May por causa dos cortes na segurança

lewishamdreamer / Flickr

Jeremy Corbyn, o novo líder do 'Labour', o Partido Trabalhista britânico

Jeremy Corbyn, o novo líder do ‘Labour’, o Partido Trabalhista britânico

O líder da oposição no Reino Unido, o trabalhista Jeremy Corbyn, pediu esta segunda-feira a demissão da primeira-ministra, na sequência da série de atentados dos últimos dias, alegando que esta cortou no número de polícias.

Questionado sobre se apoiava ou não os apelos à demissão da primeira-ministra, Jeremy Corbyn respondeu: “Sim, efetivamente, porque são apelos lançados por muitas pessoas responsáveis, que se sentem inquietas com o facto de que ela foi ministra do Interior durante tanto tempo e decidiu reduzir os efetivos policiais“.

Theresa May foi ministra de maio de 2010 a julho de 2016, quando assumiu o cargo de primeira-ministra, na sequência da demissão de David Cameron.

Em declarações ao jornal Independent, o antigo consultor político de David Cameron, Steve Hilton, exigiu a demissão de May responsabilizando-a pelas “falhas de segurança” que levaram aos ataques terroristas em Westminster, Manchester e na London Bridge.

Hilton disse que May é a responsável (política) pelos ataques, que já não deveria estar na corrida pela reeleição e que tem vindo a “passar as culpas” nas declarações que fez na sequência dos atentados.

May tem vindo a ser criticada desde o atentado-suicida de Manchester, a 22 de maio, por ter cortado 20 mil polícias dos quadros quando era ministra do Interior. A primeira-ministra defende-se, afirmando que sempre “protegeu o orçamento dedicado à polícia anti-terrorista”.

May disse hoje que a polícia já identificou todos os atacantes que, no sábado passado, mataram sete pessoas na London Bridge e no Borough Market, num ataque que considerou visar “o mundo democrático”.

A chefe do governo britânico acrescentou que o nível de alerta por ameaça terrorista contra o Reino Unido se manterá em “severo”, o segundo mais alto numa escala de cinco, após o atentado, em que 48 pessoas ficaram feridas, 21 em estado crítico.

Confirmou também que onze pessoas continuam detidas por possíveis ligações ao atentado, após uma ter sido libertada sem acusação.

O Reino Unido realiza eleições legislativas (antecipadas) na quinta-feira. May ainda lidera a maioria das sondagens, mas tem perdido a vantagem que detinha sobre Corbyn.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Também no UK, o nível dos estadistas baixou drasticamente. Estas picardias entre May e Corbyn são uma tristeza. May a apontar a net como responsável pela radicalização dos “jovens”… !
    Polícias armados com um bastão a fugir para não enfrentarem 3 terroristas com facas ! Os polícias armados só chegaram 8 minutos depois, tempo suficiente para o esfaqueamento de muitas pessoas. A isto chama-se incompetência e, ou mudam, ou haverá piores massacres.
    Nem parece a Inglaterra de Churchil que venceu o Hitler.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …