/

Corbyn passa a apoiar um segundo referendo sobre o Brexit

Andy Rain / EPA

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn

Jeremy Corbyn anunciou que apoia a realização de um segundo referendo sobre o Brexit, para evitar aquilo que classifica como um “Brexit tory danoso”.

Jeremy Corbyn, líder da oposição, adiantou que o primeiro passo será dar todo o apoio à proposta apresentada pela deputada trabalhista Yvette Cooper e pelo conservador Oliver Letwin, que mais de 20 membros do Governo de Theresa May dizem que vão apoiar, que dará ao Parlamento os poderes legais para forçar a primeira-ministra a pedir uma extensão do prazo do Brexit. A proposta é votada esta terça-feira.

De acordo com o Público, Corbyn diz que vai tentar obrigar May a adotar a abordagem com cinco pontos do Partido Trabalhista em relação ao Brexit, apresentando hoje uma emenda à moção do Governo, que inclui items como “uma união aduaneira permanente e abrangente com a União Europeia”, algo que os eurocéticos mais radicais jamais aceitarão.

Além de anunciar o apoio à proposta Cooper Letwin, vai apresentar outra proposta, a favor de “uma votação pública” (outro referendo), avança o The Guardian. “A primeira-ministra está imprudentemente a fazer esgotar o prazo, numa tentativa de forçar os deputados a escolher entre o seu plano chumbado e a desastrosa saída sem acordo. Não podemos, e não vamos aceitar isto”, disse.

A liderança trabalhista enfrenta há muito tempo uma crescente pressão para a realização de um segundo referendo em alternativa ao Brexit. Corbyn sempre recusou avançar até o acordo de May ser votado no parlamento e se apresentar uma moção de censura. Estas duas fases da estratégia trabalhista foram cumpridas no início do ano, e desde essa altura que Corbyn se recusava a apoiar um segundo referendo.

Mas a tensão subiu de tal maneira que a direção do partido se viu confrontada com a ameaça de demissão de dez deputados, em protesto por não avançar a política definida na conferência partidária. “O Partido Trabalhista deve apoiar todas as opções em cima da mesa, incluindo a campanha por um voto popular“, desafiou Keir Starmer, ministro-sombra para o Brexit.

Segundo o Jornal i, o Labour deverá avançar com uma moção própria para definir um segundo referendo já esta quarta-feira, quando o acordo de Theresa May for novamente votado na Câmara dos Comuns.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.