Cientistas apresentam primeiro coração impresso em 3D a partir de tecido humano

STR / EPA

Protótipo do coração imprimido em 3D.

Cientistas israelitas apresentaram, esta segunda-feira, o protótipo de um coração do tamanho de uma cereja, produzido com células de um paciente. Segundo especialistas, este é o primeiro coração com vasos sanguíneos, ventrículos e cavidades impresso em laboratório.

Cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Jerusalém, apresentaram esta segunda-feira um coração vivo feito a partir de tecido humano, com recurso a uma impressora 3D. O estudo, publicado na revista Advanced Science, abre caminho para a realização de transplantes sem risco de rejeição, já que o órgão é feito com células do próprio paciente.

“Já tinham conseguido imprimir em 3D a estrutura de um coração, mas esta é a primeira vez que alguém conseguiu planear e imprimir um coração inteiro, repleto de células, vasos sanguíneos, ventrículos e cavidades”, disse o professor Tal Dvir, que liderou a investigação, realçando que o coração está completo, vivo e a palpitar.

“Realizamos uma pequena biópsia de tecido adiposo do paciente, removemos todas as células e separamos do colagénio e de outros biomateriais. Reprogramamos para que fossem células estaminais e diferenciamos para que sejam células cardíacas e células de vasos sanguíneos”, detalhou o investigador.

Posteriormente, os materiais biológicos foram processados para convertê-los em biotinta, o que permite imprimir com as células, afirmou. O protótipo do coração apresentado aos jornalistas esta segunda-feira tem cerca de três centímetros, o equivalente ao tamanho do órgão de um coelho ou de uma cereja.

Por agora, as células conseguem contrair-se, mas o coração completo não bombeia. “Ainda é muito básico”, diz Dvir. De acordo com o cientista, é preciso desenvolvê-lo mais, para conseguir um órgão que possa ser transplantado para um ser humano.

“O próximo passo é amadurecer as células e ajudá-las para que comuniquem entre si, de forma a que se contraiam juntas. É preciso ensinar as células a comportarem-se adequadamente”, explicou Dvir.

“Depois, teremos outro desafio, que é conseguir desenvolver um coração maior, com mais células. Temos que descobrir como criar células suficientes para produzir um coração humano”, acrescentou.

Futuramente, a equipa liderada por Dvir planeia transplantar corações em pequenos animais, como coelhos e ratos. “Talvez, dentro de dez anos, haja impressoras de órgãos nos melhores hospitais do mundo, e esses procedimentos sejam conduzidos de forma rotineira”, disse Dvir.

ZAP // DW

PARTILHAR

RESPONDER

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …

Intervalos mais curtos, alunos a limpar salas e cantinas com take away. Como vai ser o novo ano letivo

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de take away são algumas das mudanças previstas por diferentes …

Rui Pinto recebeu ameaças de morte do estrangeiro

O pirata informático português Rui Pinto recebeu ameaças de morte de Portugal e do estrangeiro. O hacker é considerado person of interest por outros países. Rui Pinto recebeu ameaças de morte vindas não só de Portugal, …

Mistério médico. Cérebros de veteranos desvendam segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …