Se for de férias ou ficar sem eletricidade em casa, o truque ajuda-o a perceber se o gelo no congelador começou a derreter, o que pode comprometer a segurança dos alimentos.
Imagine que está a visitar a casa dos seus pais enquanto eles estão fora e abre o congelador e encontra algo estranho – um copo de água congelada com uma moeda em cima.
Pode parecer intrigante, mas isto faz parte de um técnica que tem como objetivo determinar se o congelador ficou sem energia durante a sua ausência.
O conceito por detrás deste truque é simples: se tencionar estar uns dias fora de casa, encha um copo com água, congele-o e depois coloque uma moeda por cima.
A ideia é que, se o congelador ficar sem energia e o conteúdo descongelar, a moeda afunda-se à medida que o gelo derrete.
Se a eletricidade voltar e a água voltar a congelar, a posição da moeda indicará a quantidade de gelo que derreteu, explica o IFLScience.
Uma moeda perto do fundo do copo indicaria que o congelador esteve desligado o tempo suficiente para o gelo derreter, sugerindo que a comida no seu interior se pode ter estragado.
Embora este truque tenha ganho popularidade nas redes sociais, não é o método mais fiável.
O gelo flutua e, em alguns casos, a fusão pode ocorrer de forma desigual, o que significa que a moeda pode não se mover mesmo que o congelador tenha estado desligado durante algum tempo. Como resultado, apesar de este truque ser útil, não é totalmente à prova de falhas.
Então, quais são as formas mais fiáveis de verificar se o seu congelador ficou sem energia? Os especialistas da Universidade do Nebraska sugerem um truque mais simples: colocar alguns cubos de gelo num saco ou recipiente fechado.
Se os cubos de gelo derreterem e se transformarem numa massa sólida ou mudarem de forma, é provável que o congelador tenha descongelado durante um período significativo.
Além disso, é fundamental verificar os próprios alimentos. Procure cristais de gelo ou uma textura fria – os alimentos que ainda têm estes indicadores são provavelmente seguros. Por outro lado, produtos como gelados que perderam os cristais de gelo devem ser deitados fora.
Mofo ou maus odores também podem indiciar deterioração, mas é importante lembrar que algumas bactérias perigosas podem crescer sem produzir cheiro.
Os especialistas aconselham que os alimentos num congelador cheio podem permanecer seguros até 48 horas, enquanto um congelador meio cheio pode manter os alimentos seguros durante cerca de 24 horas se a porta permanecer fechada.