“Convidaram pais a serem voluntários” para resolver a falta de funcionários nas escolas

Paulo Novais / Lusa

A falta de funcionários nas escolas é um tema recorrente em todos os anos lectivos, mas em tempos de pandemia de covid-19 é uma situação “impensável”, lamentam encarregados de educação de uma agrupamento escolar de Santiago do Cacém, onde a direcção convidou os pais “a serem voluntários” para resolver o problema.

Este dado é divulgado à SIC Notícias pela presidente da Associação de Pais de Santiago do Cacém, Célia Soares, que lamenta que a falta de funcionários nas escolas seja um problema recorrente em todos os anos lectivos.

Mas “este ano é impensável que isto aconteça“, pois “é muito mais grave”, sublinha Célia Soares reportando-se para a necessidade de proceder à higienização dos espaços e de garantir o distanciamento social.

No caso da Escola Primária de Aldeia dos Chãos, em Santiago do Cacém, as aulas arrancaram contra a vontade dos pais que exigem a colocação de mais auxiliares.

“O Ministério diz que o agrupamento tem funcionários a mais. O agrupamento diz que não, devido ao desdobramento de horários. A única solução foi convidar os pais a serem voluntários nas escolas”, relata Célia Soares à SIC Notícias.

A falta de funcionários já levou ao encerramento de algumas escolas neste ano lectivo, designadamente em Lisboa e em Viseu, depois de alguns auxiliares terem sido diagnosticados com covid-19.

Entretanto, as aulas na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, que tinha tido as aulas suspensas por falta de funcionários já foram retomadas nesta terça-feira.

O vereador com o pelouro da Educação na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, disse que o município vai colocar três assistentes operacionais nesta escola pública, recorrendo à “bolsa de assistentes operacionais da própria” autarquia para resolver a situação.

Ministro promete mais 1500 funcionários antes de Dezembro

O ministro da Educação já garantiu, em entrevista à Rádio Observador, que vão chegar mais 1500 funcionários às escolas ainda durante o primeiro período, prometendo agilizar “concursos mais rápidos” para a contratação de assistentes operacionais.

Além disso, Tiago Brandão Rodrigues também garantiu que a nova fórmula que determina quantos funcionários cada escola deve ter – a portaria de rácios — será publicada nas próximas semanas.

No passado mês de Junho, o ministro tinha prometido, no Parlamento, um investimento público de 125 milhões de euros para o reforço dos recursos humanos nas escolas.

Entretanto, o PSD junta-se às críticas à falta de assistentes operacionais e questiona o ministro da Educação sobre qual será o mecanismo que vai permitir substituir, de forma urgente, os assistentes operacionais que venham a ficar doentes.

“Quantos assistentes operacionais estão à data de hoje ao abrigo dos mecanismos de proteção para os trabalhadores com doenças de risco”, questionam ainda deputados sociais-democratas numa pergunta endereçada ao ministro da Educação.

Em nome do Bloco de Esquerda, a deputada Joana Mortágua critica o facto de ainda se estarem a contratar assistentes operacionais nesta altura, já depois do arranque do ano lectivo.

“Não entendemos como não era possível antecipar que isto era necessário e fazer essa contratação no Verão, para que os funcionários já estivessem nas escolas agora”, aponta Joana Mortágua citada pelo Público.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É sempre a mesma M—- ainda há dias vieram os desgovernantes informar que tudo estava em ordem p/ arrancar c/ abertura das escolas, que os diretores das escolas informaram que tudo está ok. Isto é Mentir á descarada. Todos nós sabemos que mesmo no normal sem Covid as escolas não tem auxiliares suficientes p/ o nr de alunos que fara agora c tempos desencontrados, higienização etc . Ainda tem a destinta Lata de dizer que escola(s) tem auxiliares a mais? Onde? Só se for na v/ cabeça. Convidar os pais p ajudar nas escolas? Pagam? Portugueses os contribuintes nas mãos desta gentalha passaram a ser pior do que escravos. Não abram a pestana não e vão ver o que lhes acontece…

RESPONDER

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …

Min Nyo é jornalista, cobriu os protestos em Myanmar e foi condenado a 3 anos de prisão

Min Nyo, um jornalista birmanês de 51 anos, foi condenado a três anos de prisão pela sua cobertura dos protestos na sequência do golpe de Estado em Myanmar. Min Nyo, que trabalhava para a DVB (Voz …

McDonald's e Casa Branca unem-se para sensibilizar população a ser vacinada

Numa parceria com a Casa Branca, a cadeia de fast food norte-americana também está a dar o seu contributo para sensibilizar a população para a vacinação contra a covid-19. A ideia é promover informações relevantes sobre …

Voo "para lado nenhum" esgota em tempo recorde. Bastaram 2,5 minutos

A companhia aérea australiana Qantas vendeu os bilhetes para o próximo "voo para lugar nenhum" em tempo recorde: 2,5 minutos. A Qantas está a promover um novo "voo para lugar nenhum" que dará aos famintos por …

Todos queriam "O Senhor dos Anéis". Mas cinemas chineses foram obrigados a exibir filmes de propaganda

Pequim ordenou que os cinemas chineses divulgassem propaganda em homenagem ao Partido Comunista. Os cinéfilos do país, que clamam pelos filmes de Hollywood, revoltaram-se. A 1 de abril, no dia em que entrou em vigor um …

Presidente da República condecorou Jorge Coelho a título póstumo

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta quinta-feira, …

Comer caladas, autocarro sem parque, pavilhão sujo: assim foi uma final europeia

Episódios quase inacreditáveis rodearam a final feminina da Taça EHF. O diretor da equipa vencedora conta tudo o que aconteceu (e há muito para contar). O Rincón Fertilidad Málaga conquistou a Taça EHF feminina desta época. …