“Convidaram pais a serem voluntários” para resolver a falta de funcionários nas escolas

Paulo Novais / Lusa

A falta de funcionários nas escolas é um tema recorrente em todos os anos lectivos, mas em tempos de pandemia de covid-19 é uma situação “impensável”, lamentam encarregados de educação de uma agrupamento escolar de Santiago do Cacém, onde a direcção convidou os pais “a serem voluntários” para resolver o problema.

Este dado é divulgado à SIC Notícias pela presidente da Associação de Pais de Santiago do Cacém, Célia Soares, que lamenta que a falta de funcionários nas escolas seja um problema recorrente em todos os anos lectivos.

Mas “este ano é impensável que isto aconteça“, pois “é muito mais grave”, sublinha Célia Soares reportando-se para a necessidade de proceder à higienização dos espaços e de garantir o distanciamento social.

No caso da Escola Primária de Aldeia dos Chãos, em Santiago do Cacém, as aulas arrancaram contra a vontade dos pais que exigem a colocação de mais auxiliares.

“O Ministério diz que o agrupamento tem funcionários a mais. O agrupamento diz que não, devido ao desdobramento de horários. A única solução foi convidar os pais a serem voluntários nas escolas”, relata Célia Soares à SIC Notícias.

A falta de funcionários já levou ao encerramento de algumas escolas neste ano lectivo, designadamente em Lisboa e em Viseu, depois de alguns auxiliares terem sido diagnosticados com covid-19.

Entretanto, as aulas na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, que tinha tido as aulas suspensas por falta de funcionários já foram retomadas nesta terça-feira.

O vereador com o pelouro da Educação na Câmara de Lisboa, Manuel Grilo, disse que o município vai colocar três assistentes operacionais nesta escola pública, recorrendo à “bolsa de assistentes operacionais da própria” autarquia para resolver a situação.

Ministro promete mais 1500 funcionários antes de Dezembro

O ministro da Educação já garantiu, em entrevista à Rádio Observador, que vão chegar mais 1500 funcionários às escolas ainda durante o primeiro período, prometendo agilizar “concursos mais rápidos” para a contratação de assistentes operacionais.

Além disso, Tiago Brandão Rodrigues também garantiu que a nova fórmula que determina quantos funcionários cada escola deve ter – a portaria de rácios — será publicada nas próximas semanas.

No passado mês de Junho, o ministro tinha prometido, no Parlamento, um investimento público de 125 milhões de euros para o reforço dos recursos humanos nas escolas.

Entretanto, o PSD junta-se às críticas à falta de assistentes operacionais e questiona o ministro da Educação sobre qual será o mecanismo que vai permitir substituir, de forma urgente, os assistentes operacionais que venham a ficar doentes.

“Quantos assistentes operacionais estão à data de hoje ao abrigo dos mecanismos de proteção para os trabalhadores com doenças de risco”, questionam ainda deputados sociais-democratas numa pergunta endereçada ao ministro da Educação.

Em nome do Bloco de Esquerda, a deputada Joana Mortágua critica o facto de ainda se estarem a contratar assistentes operacionais nesta altura, já depois do arranque do ano lectivo.

“Não entendemos como não era possível antecipar que isto era necessário e fazer essa contratação no Verão, para que os funcionários já estivessem nas escolas agora”, aponta Joana Mortágua citada pelo Público.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É sempre a mesma M—- ainda há dias vieram os desgovernantes informar que tudo estava em ordem p/ arrancar c/ abertura das escolas, que os diretores das escolas informaram que tudo está ok. Isto é Mentir á descarada. Todos nós sabemos que mesmo no normal sem Covid as escolas não tem auxiliares suficientes p/ o nr de alunos que fara agora c tempos desencontrados, higienização etc . Ainda tem a destinta Lata de dizer que escola(s) tem auxiliares a mais? Onde? Só se for na v/ cabeça. Convidar os pais p ajudar nas escolas? Pagam? Portugueses os contribuintes nas mãos desta gentalha passaram a ser pior do que escravos. Não abram a pestana não e vão ver o que lhes acontece…

RESPONDER

Governo dá sete milhões às escolas para compra de material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19. Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da …

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …