Hipnose e soro da verdade: publicados documentos sobre experiências de controlo mental da CIA

Novos documentos, publicados pelo portal The Black Vault, avançam detalhes sobre as experiências de “modificação de comportamento” que a CIA utilizou durante a Guerra Fria. 

O portal The Black Vault publicou até ao momento vários documentos do Governo norte-americano sobre experiências de controlo mental, eventos paranormais e OVNI’s. Apesar de este portal possa parecer uma comunidade de teóricos da conspiração, é, na verdade, o maior repositório de informações deste tipo.

John Greenewald Jr., fundador do site, recolhe e organiza minuciosamente este tipo de documentos há mais de 20 anos. A principal fonte dos documentos é o Governo norte-americano, graças à Lei de Liberdade de Informação dos EUA (FOIA).



As cerca de 800 páginas de informação publicadas em novembro foram extraídas de documentos publicados anteriormente e que foram divulgados através de pedidos da FOIA em 2004 e 2016.

Os documentos mais recentes mostram alguns resultados perturbadores das tentativas da CIA de desenvolver técnicas de controlo mental e “soros da verdade” como parte do seu projeto “MK-Ultra”, que a agência norte-americana admitiu ter executado em segredo até 1973.

Os arquivos incluem documentos sobre uma tentativa “bem sucedida” de criar seis cães que poderiam ser “controlados” para obedecer a uma ordem simples no final dos anos sessenta através de controlo remoto. Existem também diagramas de implantes cirúrgicos que usam a estimulação cerebral elétrica para criar respostas controladas nos animais.

Num documento datado de 1956 surge a advertência de que este tipo de experiências de modificação comportamental podiam ser “muito perigosas e chocantes“, mas podiam também ser as mais interessantes.

Um dos documentos em específico descreve um plano para testar medicamentos destinados a induzir passividade a internos em hospitais penitenciários para depois os submeter a interrogatórios.

No entanto, o que na informação é descrito como “interrogatório” poderia ser tortura física, psicológica e mecânica de modo a obter informações relevantes e, assim, conseguir a cooperação de indivíduos que, até aqui, não colaboravam.

Além disso, algumas das experiências realizadas foram desviadas do “estritamente científico”. É o exemplo da aplicação militar da hipnose, que parece ter sido uma prioridade para algumas das pessoas que integraram este projeto.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …