Hipnose e soro da verdade: publicados documentos sobre experiências de controlo mental da CIA

Novos documentos, publicados pelo portal The Black Vault, avançam detalhes sobre as experiências de “modificação de comportamento” que a CIA utilizou durante a Guerra Fria. 

O portal The Black Vault publicou até ao momento vários documentos do Governo norte-americano sobre experiências de controlo mental, eventos paranormais e OVNI’s. Apesar de este portal possa parecer uma comunidade de teóricos da conspiração, é, na verdade, o maior repositório de informações deste tipo.

John Greenewald Jr., fundador do site, recolhe e organiza minuciosamente este tipo de documentos há mais de 20 anos. A principal fonte dos documentos é o Governo norte-americano, graças à Lei de Liberdade de Informação dos EUA (FOIA).

As cerca de 800 páginas de informação publicadas em novembro foram extraídas de documentos publicados anteriormente e que foram divulgados através de pedidos da FOIA em 2004 e 2016.

Os documentos mais recentes mostram alguns resultados perturbadores das tentativas da CIA de desenvolver técnicas de controlo mental e “soros da verdade” como parte do seu projeto “MK-Ultra”, que a agência norte-americana admitiu ter executado em segredo até 1973.

Os arquivos incluem documentos sobre uma tentativa “bem sucedida” de criar seis cães que poderiam ser “controlados” para obedecer a uma ordem simples no final dos anos sessenta através de controlo remoto. Existem também diagramas de implantes cirúrgicos que usam a estimulação cerebral elétrica para criar respostas controladas nos animais.

Num documento datado de 1956 surge a advertência de que este tipo de experiências de modificação comportamental podiam ser “muito perigosas e chocantes“, mas podiam também ser as mais interessantes.

Um dos documentos em específico descreve um plano para testar medicamentos destinados a induzir passividade a internos em hospitais penitenciários para depois os submeter a interrogatórios.

No entanto, o que na informação é descrito como “interrogatório” poderia ser tortura física, psicológica e mecânica de modo a obter informações relevantes e, assim, conseguir a cooperação de indivíduos que, até aqui, não colaboravam.

Além disso, algumas das experiências realizadas foram desviadas do “estritamente científico”. É o exemplo da aplicação militar da hipnose, que parece ter sido uma prioridade para algumas das pessoas que integraram este projeto.

  ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …