Contrato secreto prevê criação de mais portagens

Florida Turnpike / Flickr

Os condutores portugueses arriscam-se a vir a pagar ainda mais portagens, devido a um novo contrato de concessão da Infraestruturas de Portugal, elaborado com o conhecimento do governo de Passos Coelho.

O “contrato preliminar de concessão” em causa é centrado na criação de novas formas de financiamento e permite a introdução de portagens em vias com perfil de auto-estrada que actualmente não são alvo de pagamento.

O cenário é descrito pela TVI, que teve acesso ao documento, onde se salienta nomeadamente que a A3 e a A4, no Porto, poderão passar a pagar portagens “já a partir do próximo Verão”.

O mesmo contrato determinará ainda que, não se aplicando portagens, os quilómetros abrangidos serão suportados pelo Orçamento de Estado.

“A intenção seria ainda a de manter o princípio das Parcerias Público-Privadas“, constata a TVI, frisando que o Estado assumiria assim “o pagamento do diferencial da receita face ao estimado no contrato com os privados”.

Segundo constará no contrato, as contas públicas suportariam os custos entre 2020 e 2099, enquanto que a empresa ficaria com as receitas.

Comentando estes dados, a Infraestruturas de Portugal salienta à TVI que “não comenta quaisquer documentos de trabalho internos com carácter preliminar negocial”.

Fonte do novo governo declarou à estação não ter qualquer conhecimento acerca desta matéria, que “não constava das pastas de transição”.

A Infraestruturas de Portugal foi criada por via da fusão da REFER com a Estradas de Portugal com o objectivo de viabilizar o futuro financeiro da empresa e iniciar o processo da sua privatização.

ZAP

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. “as contas públicas suportariam os custos entre 2020 e 2099, enquanto que a empresa ficaria com as receitas” ???????????????? WHAT????

  2. A pouco e pouco se vai sabendo das aldrabices e sacanagens que o anterior governo fez nas costas dos portugueses, pois ainda a procissão vai no adro. Por isso e que nao queriam largar a porca.

  3. Afim de se acabar com episódio destes dois palhaços (Portas e Passos) porque não terem esperado pelos mesmos, quando foram corridos do governo, e encostado os dois a uma parede e darem-lhe um tiro na nuca a cada um ?
    Porque o circo com palhaços destes já não tem graça nenhuma nem já nos faz rir ?

  4. Existem autoestradas no país que nem daqui a 300 anos estarão pagas com o pouco movimento que têm, quanto mais pressionarem no pagamento mais estarão ás moscas o mal foi fazerem-se obras sem dinheiro para as pagarem, não sei mesmo se a melhor opção agora a tomar não seria um imposto a todos os automobilistas há condição de não ser a matar pois todos estamos sobrecarregados com impostos e abrir as autoestradas com livre passagem para todos.

  5. Vai se pagar na A3 e A4!
    Mas então e actualmente não pago? Essa é boa. Se me querem dizer que vão aumentar, pode ser, agora escrever que não se paga na A3 e A4 é mentira.

  6. Tanto falavam das aldrabices do Sócrates e planeavam manter as PPP’s com “garantia bancária” do Estado, com prolongamento até 2099 (!!!)
    Para informar os leitores que não conhecem a realidade das portagens das A3 e A4, relembro que essas AE são integralmente pagas, com excepção da ligação da Maia ao Porto, que é como se em Lisboa se passasse a pagar o troço entre Alverca e o Parque das Nações…
    E digo mais: A A4 está a ser prolongada sobre o antigo percurso da IP4 e estão a ser cobradas portagens em percursos que até agora eram assegurados por uma IP, deixando os condutores sem alternativas.
    Só espero que este novo governo anule estes arranjinhos de bastidores da antiga “maioria”.

  7. Estranho… Na notícia nunca dizem quem fez esse contrato secreto… Portugal só corre elevados riscos de corrupção na área da defesa? Depois das impunidades nos negócios subaquáticos parece que as coisas continuam a correr sobre rodas…

  8. Na certa o nosso País também tem dois governos…. Um é o oficial, democraticamente eleito e que dá a cara. E depois existe o governo obscuro que realmente manda, e a quem o governo fachada tem de pagar tributo.

    Só assim é que é possivel explicar tamanha roubalheira….

  9. Lamentavelmente para todos nós, aqueles que á 40 anos se governam fingindo governar só o continuam a fazer porque aceitamos!! Tanto é Ladrão o que rouba como o que fica a olhar …

RESPONDER

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …