Contraordenações do Fisco estão paradas desde segunda-feira

KaiChanVong / Flickr

As contraordenações do fisco estão paradas desde o início desta semana, devido a problemas informáticos, denunciou esta quinta-feira o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), Paulo Ralha.

“Mais uma vez, temos problemas informáticos, tem sido uma constante nos últimos anos”, disse à Lusa o sindicalista, lembrando ainda os “recorrentes” problemas no Portal das Finanças que, por exemplo no ano passado, impediram alguns contribuintes de cumprir as suas obrigações fiscais no prazo legal.

Paulo Ralha precisou que, desde segunda-feira, o sistema informático de cobranças está sem funcionar e isso significa que o Estado não pode cobrar as receitas que lhe são devidas.

Os processos de contraordenação são instaurados pela Autoridade Tributária (AT) em resultado da prática de uma infração tributária, sem natureza criminal.

Inspectores desistem do estágio por razões económicas e familiares

O presidente do STI informou também que dezenas de novos inspetores tributários estão a desistir do estágio na AT por razões económicas e familiares.

São já algumas dezenas de inspetores a desistir. A média de idade é de 45 anos, muitos desses inspetores chegam à conclusão que é incomportável estarem longe das famílias e que financeiramente não lhes compensa esse esforço”, explicou à Lusa Paulo Ralha.

O concurso da administração pública para reforçar o Fisco com mil novos inspetores tributários foi lançado no ano passado, tendo os candidatos aprovados assinado contrato em janeiro para estágio de um ano, dos quais quase metade oriundos dos próprios quadros da AT.

Este concurso permitiu aumentar o número de trabalhadores na área da inspeção tributária da AT, estrutura que conta com cerca de 11 mil funcionários.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …