/

Lâmpadas, brinquedos e televisões. Contentores com químicos à deriva no Mar do Norte

Havariekommando / EPA

O navio porta-contentores “MSC Zoe” foi atingido por uma tempestade e perdeu, pelo menos, 270 contentores nas águas alemãs e holandesas do Mar do Norte.

Na noite de terça para quarta-feira, um navio perdeu pelo menos 270 contentores nas águas alemãs do mar do Norte (oceano Atlântico), informou a guarda costeira holandesa, especificando que três dos contentores transportam uma substância potencialmente perigosa.

O navio em questão, um porta-contentores com pavilhão do Panamá (MSC Zoe) com 396 metros de comprimento e 59 metros de largura, foi atingido por uma tempestade.

Com fortes rajadas de vento registadas na região, cerca de 20 contentores, que transportavam peças automóveis, telas, lâmpadas e brinquedos, foram avistados ao largo das ilhas Wadden, a norte das costas holandesas.

Três contentores, que ainda não foram localizados, transportavam barris de peróxido orgânico em pó, precisou a guarda-costeira holandesa no Twitter. Este composto químico é extremamente inflamável e é usado na fabricação de plásticos, poliestireno e PVC (material plástico com utilizações muito diversificadas). O contacto com este composto pode provocar, entre outros efeitos, irritação das vias respiratórias.

A guarda costeira holandesa está a aconselhar as pessoas a ficaram longe dos contentores e a informarem de imediato a polícia ou os bombeiros. As autoridades holandesas não têm informações sobre a carga dos restantes contentores que ainda não localizados.

Alguns dos objetos transportados nos contentores começaram a dar à costa na Holanda. Algumas pessoas estão a deslocar-se até às praias para recolherem mobília, brinquedos e peças de automóveis, naquela que já é considerada uma autêntica caça ao tesouro.

O mar do Norte é parte do oceano Atlântico e está situado a sul do mar da Noruega, entre a Noruega e as ilhas Britânicas, ligando o canal Skagerrak (que separa a Noruega da Dinamarca) ao canal da Mancha (que separa a Inglaterra da França).

Os limites geográficos do mar do Norte encontram-se no Reino Unido e nas ilhas Órcades, a oeste, na França, Bélgica, Holanda e Alemanha, a sul, na Noruega e Dinamarca, a leste, e nas ilhas Shetland, a norte.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.