Contentores arrendados como casas a 600 euros. “Amigos do ambiente”, mas ilegais

OLX

Contentores arrendados como casas a 600 euros em Marvila, Lisboa.

Anúncios colocados em sites imobiliários para arrendamento de contentores T0, com 12 metros quadrados, a 600 euros por mês, em Lisboa, geraram uma onda de indignação. A Câmara avança que são ilegais e já ordenou remoção das estruturas, mas o promotor dos contentores defende que é “uma solução 100% sustentável”.

Situados num quintal de um prédio em Marvila, Lisboa, os contentores T0 foram anunciados em sites como o OLX e o Imovirtual como “ecocontentores recuperados e isolados” que podem albergar um máximo de duas pessoas, por uma renda de 600 euros mensais. Entretanto, os anúncios foram removidos.

Com apenas duas divisões – sala/quarto com um beliche e cómoda e uma casa de banho -, as infraestruturas têm 12 metros quadrados e são amigas do ambiente, de acordo com o promotor dos anúncios, João Mendonça, que explica no Público que “o preço tem tudo incluído” – água, luz, Internet, limpeza e segurança -, além de acesso a uma zona comunitária “de 400 metros com serviços de cozinha, lavandaria e sala de estar”.

Frisando que os espaços “já estão todos reservados” por “estrangeiros”, João Mendonça destaca que “são mais económicos do que um quarto de hotel” para quem está de passagem pela cidade. Só que são ilegais.

A Câmara de Lisboa enviou fiscais ao local, depois de os anúncios terem sido disseminados nas redes sociais, e já ordenou a remoção dos contentores.

Embora o terreno onde as infraestruturas estejam localizadas seja privado, “as estruturas são ilegais por não terem sido precedidas do respectivo licenciamento nos serviços de urbanismo da CML [Câmara Municipal de Lisboa], estando em causa condições de habitabilidade e de segurança/acesso ao local”, frisa o gabinete de Fernando Medina em nota enviada ao Público.

A mesma nota sustenta que já foi dada ordem para a “remoção imediata dos contentores”, bem como para a “demolição da rede de infraestruturas e a imediata cessação de utilização com abertura de processo de contra-ordenação“.

Os responsáveis pelo projecto podem ter que pagar uma multa que vai de 1500 euros a mais de 200 mil euros por “uso indevido de terreno”, como destaca o Diário de Notícias (DN).

“Uma solução 100% sustentável”

O promotor dos anúncios defende que, não sendo “construções fixas”, “é como estacionar uma auto-caravana dentro do seu quintal“.

João Mendonça também aponta, em declarações ao Público, que é “uma solução 100% sustentável comparado com uma habitação”. “Não tem fundações, não interfere com o sítio onde é colocado, não há movimentação de terras, não há degradação de solos”, diz.

“Os econtainers são contentores reciclados que são transformados em casas de classe energética muito elevada porque são atérmicas“, o que lhes confere “uma classe energética muito mais alta do que qualquer tipo de casa convencional”, acrescenta João Mendonça.

No Público, o promotor dos contentores explica ainda que o projecto é de uma empresa holandesa que terá “milhares em toda a Europa, nomeadamente no Norte da Europa por causa das condições meteorológicas”.

Mas ao DN, identificando-se como “responsável pela imobiliária” que trata do arrendamento dos contentores, João Mendonça diz que o conceito é da empresa inglesa Portcompany. O jornal acrescenta que esta empresa não terá qualquer actividade relacionada com as infraestruturas.

O Bloco de Esquerda já veio dizer que este caso “parece um regresso modernizado às soluções precárias, à Lisboa das barracas que tantos conheceram e cujo fim foi uma conquista civilizacional”. O partido aproveita a situação para exigir ao Governo um verdadeiro “investimento público” para “assumir a sua responsabilidade na habitação pública”.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …