/

Centenas de contas falsas elogiam Executivo de Sánchez no Facebook. Governo diz-se “vítima”

Kiko Huesca / EPA

Pedro Sánchez

No Facebook, há centenas de perfis falsos a elogiar o Executivo de Pedro Sánchez em páginas institucionais. O Executivo já garantiu que não tem nada a ver com o assunto.

Centenas de perfis falsos têm publicado vários comentários em páginas institucionais no Facebook com elogios ao Executivo de Pedro Sánchez. Segundo o El Mundo, são só mulheres, não têm amigos nem publicações e com nomes pouco espanhóis, como Rose ou Britnney.

A rede social já está a investigar as contas em causa. Através de um comunicado do Ministério da Saúde, o Governo espanhol diz-se “vítima de atividade fraudulenta“.

Só quando o Facebook terminar a investigação é que se saberá quem está por trás destas contas falsas, mas não é certo que a empresa norte-americana torne público o resultado da investigação.

O diário espanhol realça que estes perfis ajudam a ampliar a mensagem do Governo e a promover um apoio “fake” ao Governo de coligação entre o PSOE e o Podemos. Uma operação nestes moldes é, além de barata, fácil de levar a cabo.

Segundo o Observador, o Partido Popular, o maior partido da oposição, já fez uma série de perguntas dirigidas ao Governo. Na conta oficial do partido, o PP denunciou que o Governo que ataca os “bulos” (“fake news”) é o mesmo que “utiliza contas falsas”.

Em Espanha, o uso de contas falsas para fins políticos não é uma novidade. Em 2016, o El Mundo denunciou a forma como os partidos tentavam controlar as redes sociais com recurso a este tipo de práticas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.