/

Contas bancárias do primeiro-ministro da Malásia foram congeladas

apec2013 / Flickr

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak.

O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak.

A polícia de Singapura informou esta quarta-feira ter congelado duas contas bancárias alegadamente ligadas à investigação aberta por negligência e presumíveis subornos pagos a favor do primeiro-ministro malaio, Najib Razak.

A ordem de congelamento dos movimentos das contas de Najib Razak foi emitida na semana passada, indica um comunicado das autoridades de Singapura sem identificar, porém, os bancos envolvidos dado que a investigação se encontra ainda em curso.

O portal “Sarawak Report” e o diário “The Wall Street Journal” denunciaram no passado dia 3 que, segundo relatórios oficiais da Malásia, cerca de 635 milhões de euros do braço oficial de investimento “1MDB” foram desviados para contas bancárias do primeiro-ministro malaio.

Najib e “1MDB” negaram desde o início a veracidade da informação divulgada.

O braço investidor do Governo malaio “1MDB” nasceu em 2009, e desde a sua criação acumulou perdas no valor de 42.000 milhões de ringit, cerca de 10.003 milhões de euros.

As autoridades ordenaram este ano uma auditoria à empresa, que iniciou em Março, para entender como se chegou a essa situação económica precária, e examinar acusações de subornos e de contratos fraudulentos.

O relatório definitivo deve ser apresentado no final do ano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.