“Contabilista de Auschwitz” pede perdão às vítimas

YouTube

Oskar Groening, o "contabilista de Auschwitz"

Oskar Groening, o “contabilista de Auschwitz”

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de “contabilista de Auschwitz”, que começou a ser julgado esta terça-feira na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300 mil pessoas, pediu “perdão às vítimas” do campo de concentração na abertura do julgamento.

Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral“, declarou o antigo SS, de 93 anos.

“Peço perdão”, disse. “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou, dirigindo-se aos juízes. Groening incorre numa pena de três a 15 anos de prisão.

O julgamento de Groening, a decorrer em Lueneburg, no oeste da Alemanha, será provavelmente um dos últimos grandes processos sobre os crimes nazis, dada a idade dos implicados, e ocorre apenas três meses depois das cerimónias dos 70 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz.

Groening apareceu na companhia dos seus advogados e deslocando-se com a ajuda de um andarilho. No tribunal estão ainda 67 sobreviventes e familiares de vítimas defendidos por 14 advogados.

Seis dezenas de órgãos de comunicação estão acreditados para a cobertura do julgamento, que decorrerá pelo menos até 29 de julho.

A procuradoria sustenta que Groening, encarregado de confiscar os pertences dos presos que chegavam a Auschwitz e enviar o dinheiro para as SS em Berlim, deu apoio financeiro ao regime nazi e apoiou assim a sua máquina da morte.

A acusação é relativa a 300 mil judeus húngaros que foram executados, dos 425 mil deportados entre maio e julho de 1944 para Auschwitz.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um crime horrendo. Felizmente que esta pessoas, ao fim de tantos anos em que ajudou a cometer esses crimes, agora já com 93 anos reconhece aquilo que fez e começa logo por pedir perdão, não aos juízes mas, às vítimas do campo de concentração de Auschwitz. Este episódio faz-me recordar um dos dois ladrões que estavam a ser crucificados ao lado de Jesus Cristo. Um deles ainda troçou de Jesus dizendo algo como, se Tu és o todo poderoso, porque não acabas com isto tudo e desces da cruz; o outro ladrão, ao ouvir isto, retorqui-o: hei, mas que é isso que estás aí a dizer; nós ainda roubamos mas, Este aqui ao lado nada fez de mal.……perante este assumir de culpas, os juízes humanos continuaram a fazer cumprir a lei terrena; mas Jesus disse a esse ladrão arrependido. Ainda hoje verás e serás recebido pelo meu Pai.
    Talvez por isso é que este senhor, antigo SS, de 93 anos disse: “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou ele , dirigindo-se aos juízes.
    Eu não queria estar na posição dos juízes pois, pelas leis da terra este senhor deve ser condenado, mas nunca condenar à morte. Bem sei que foi isso que fez com milhares de judeus e isso foi uma gravíssima ofensa, mas condenar à morte isso nunca. É um dos motivos que me faz ter orgulho de ser português, ou seja termos sido o primeiro país europeu que eliminou esse tipo de pena.

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …