“Contabilista de Auschwitz” pede perdão às vítimas

YouTube

Oskar Groening, o "contabilista de Auschwitz"

Oskar Groening, o “contabilista de Auschwitz”

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de “contabilista de Auschwitz”, que começou a ser julgado esta terça-feira na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300 mil pessoas, pediu “perdão às vítimas” do campo de concentração na abertura do julgamento.

Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral“, declarou o antigo SS, de 93 anos.

“Peço perdão”, disse. “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou, dirigindo-se aos juízes. Groening incorre numa pena de três a 15 anos de prisão.

O julgamento de Groening, a decorrer em Lueneburg, no oeste da Alemanha, será provavelmente um dos últimos grandes processos sobre os crimes nazis, dada a idade dos implicados, e ocorre apenas três meses depois das cerimónias dos 70 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz.

Groening apareceu na companhia dos seus advogados e deslocando-se com a ajuda de um andarilho. No tribunal estão ainda 67 sobreviventes e familiares de vítimas defendidos por 14 advogados.

Seis dezenas de órgãos de comunicação estão acreditados para a cobertura do julgamento, que decorrerá pelo menos até 29 de julho.

A procuradoria sustenta que Groening, encarregado de confiscar os pertences dos presos que chegavam a Auschwitz e enviar o dinheiro para as SS em Berlim, deu apoio financeiro ao regime nazi e apoiou assim a sua máquina da morte.

A acusação é relativa a 300 mil judeus húngaros que foram executados, dos 425 mil deportados entre maio e julho de 1944 para Auschwitz.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um crime horrendo. Felizmente que esta pessoas, ao fim de tantos anos em que ajudou a cometer esses crimes, agora já com 93 anos reconhece aquilo que fez e começa logo por pedir perdão, não aos juízes mas, às vítimas do campo de concentração de Auschwitz. Este episódio faz-me recordar um dos dois ladrões que estavam a ser crucificados ao lado de Jesus Cristo. Um deles ainda troçou de Jesus dizendo algo como, se Tu és o todo poderoso, porque não acabas com isto tudo e desces da cruz; o outro ladrão, ao ouvir isto, retorqui-o: hei, mas que é isso que estás aí a dizer; nós ainda roubamos mas, Este aqui ao lado nada fez de mal.……perante este assumir de culpas, os juízes humanos continuaram a fazer cumprir a lei terrena; mas Jesus disse a esse ladrão arrependido. Ainda hoje verás e serás recebido pelo meu Pai.
    Talvez por isso é que este senhor, antigo SS, de 93 anos disse: “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou ele , dirigindo-se aos juízes.
    Eu não queria estar na posição dos juízes pois, pelas leis da terra este senhor deve ser condenado, mas nunca condenar à morte. Bem sei que foi isso que fez com milhares de judeus e isso foi uma gravíssima ofensa, mas condenar à morte isso nunca. É um dos motivos que me faz ter orgulho de ser português, ou seja termos sido o primeiro país europeu que eliminou esse tipo de pena.

RESPONDER

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …