“Contabilista de Auschwitz” pede perdão às vítimas

YouTube

Oskar Groening, o "contabilista de Auschwitz"

Oskar Groening, o “contabilista de Auschwitz”

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de “contabilista de Auschwitz”, que começou a ser julgado esta terça-feira na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300 mil pessoas, pediu “perdão às vítimas” do campo de concentração na abertura do julgamento.

Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral“, declarou o antigo SS, de 93 anos.

“Peço perdão”, disse. “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou, dirigindo-se aos juízes. Groening incorre numa pena de três a 15 anos de prisão.

O julgamento de Groening, a decorrer em Lueneburg, no oeste da Alemanha, será provavelmente um dos últimos grandes processos sobre os crimes nazis, dada a idade dos implicados, e ocorre apenas três meses depois das cerimónias dos 70 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz.

Groening apareceu na companhia dos seus advogados e deslocando-se com a ajuda de um andarilho. No tribunal estão ainda 67 sobreviventes e familiares de vítimas defendidos por 14 advogados.

Seis dezenas de órgãos de comunicação estão acreditados para a cobertura do julgamento, que decorrerá pelo menos até 29 de julho.

A procuradoria sustenta que Groening, encarregado de confiscar os pertences dos presos que chegavam a Auschwitz e enviar o dinheiro para as SS em Berlim, deu apoio financeiro ao regime nazi e apoiou assim a sua máquina da morte.

A acusação é relativa a 300 mil judeus húngaros que foram executados, dos 425 mil deportados entre maio e julho de 1944 para Auschwitz.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um crime horrendo. Felizmente que esta pessoas, ao fim de tantos anos em que ajudou a cometer esses crimes, agora já com 93 anos reconhece aquilo que fez e começa logo por pedir perdão, não aos juízes mas, às vítimas do campo de concentração de Auschwitz. Este episódio faz-me recordar um dos dois ladrões que estavam a ser crucificados ao lado de Jesus Cristo. Um deles ainda troçou de Jesus dizendo algo como, se Tu és o todo poderoso, porque não acabas com isto tudo e desces da cruz; o outro ladrão, ao ouvir isto, retorqui-o: hei, mas que é isso que estás aí a dizer; nós ainda roubamos mas, Este aqui ao lado nada fez de mal.……perante este assumir de culpas, os juízes humanos continuaram a fazer cumprir a lei terrena; mas Jesus disse a esse ladrão arrependido. Ainda hoje verás e serás recebido pelo meu Pai.
    Talvez por isso é que este senhor, antigo SS, de 93 anos disse: “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou ele , dirigindo-se aos juízes.
    Eu não queria estar na posição dos juízes pois, pelas leis da terra este senhor deve ser condenado, mas nunca condenar à morte. Bem sei que foi isso que fez com milhares de judeus e isso foi uma gravíssima ofensa, mas condenar à morte isso nunca. É um dos motivos que me faz ter orgulho de ser português, ou seja termos sido o primeiro país europeu que eliminou esse tipo de pena.

RESPONDER

Maria de Belém, Paulo Macedo, Adalberto Campos Fernandes. Marcelo chama seis ex-ministros a Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai chamar a Belém seis ex-ministros do setor para falar sobre a resposta da Saúde durante a pandemia. De acordo com o semanário Expresso, Marcelo Rebelo de Sousavai …

Pai de Rosa Grilo constituído arguido por suspeita de favorecimento pessoal

O pai de Rosa Grilo, Américo Pina, foi esta quarta-feira constituído arguido num segundo processo relacionado com a morte do triatleta Luís Grilo. Segundo o jornal Público, a notícia foi confirmada por fonte próxima do processo, …

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …