“Contabilista de Auschwitz” pede perdão às vítimas

YouTube

Oskar Groening, o "contabilista de Auschwitz"

Oskar Groening, o “contabilista de Auschwitz”

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de “contabilista de Auschwitz”, que começou a ser julgado esta terça-feira na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300 mil pessoas, pediu “perdão às vítimas” do campo de concentração na abertura do julgamento.

Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral“, declarou o antigo SS, de 93 anos.

“Peço perdão”, disse. “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou, dirigindo-se aos juízes. Groening incorre numa pena de três a 15 anos de prisão.

O julgamento de Groening, a decorrer em Lueneburg, no oeste da Alemanha, será provavelmente um dos últimos grandes processos sobre os crimes nazis, dada a idade dos implicados, e ocorre apenas três meses depois das cerimónias dos 70 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz.

Groening apareceu na companhia dos seus advogados e deslocando-se com a ajuda de um andarilho. No tribunal estão ainda 67 sobreviventes e familiares de vítimas defendidos por 14 advogados.

Seis dezenas de órgãos de comunicação estão acreditados para a cobertura do julgamento, que decorrerá pelo menos até 29 de julho.

A procuradoria sustenta que Groening, encarregado de confiscar os pertences dos presos que chegavam a Auschwitz e enviar o dinheiro para as SS em Berlim, deu apoio financeiro ao regime nazi e apoiou assim a sua máquina da morte.

A acusação é relativa a 300 mil judeus húngaros que foram executados, dos 425 mil deportados entre maio e julho de 1944 para Auschwitz.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um crime horrendo. Felizmente que esta pessoas, ao fim de tantos anos em que ajudou a cometer esses crimes, agora já com 93 anos reconhece aquilo que fez e começa logo por pedir perdão, não aos juízes mas, às vítimas do campo de concentração de Auschwitz. Este episódio faz-me recordar um dos dois ladrões que estavam a ser crucificados ao lado de Jesus Cristo. Um deles ainda troçou de Jesus dizendo algo como, se Tu és o todo poderoso, porque não acabas com isto tudo e desces da cruz; o outro ladrão, ao ouvir isto, retorqui-o: hei, mas que é isso que estás aí a dizer; nós ainda roubamos mas, Este aqui ao lado nada fez de mal.……perante este assumir de culpas, os juízes humanos continuaram a fazer cumprir a lei terrena; mas Jesus disse a esse ladrão arrependido. Ainda hoje verás e serás recebido pelo meu Pai.
    Talvez por isso é que este senhor, antigo SS, de 93 anos disse: “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou ele , dirigindo-se aos juízes.
    Eu não queria estar na posição dos juízes pois, pelas leis da terra este senhor deve ser condenado, mas nunca condenar à morte. Bem sei que foi isso que fez com milhares de judeus e isso foi uma gravíssima ofensa, mas condenar à morte isso nunca. É um dos motivos que me faz ter orgulho de ser português, ou seja termos sido o primeiro país europeu que eliminou esse tipo de pena.

RESPONDER

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio. Os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o Observador, …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …

Após chumbo ao aeroporto do Montijo, Governo quer mudar a Lei para tirar poder aos municípios

O chumbo ao aeroporto do Montijo, depois de os municípios da Moita e do Seixal terem reprovado o projecto, não demove o Governo da empreitada. Em cima da mesa estão três soluções e a intenção …

Vacina da Janssen deverá ser aprovada na Europa a 11 de março. Imunizante só requer uma toma

A Agência Europeia do Medicamento convocou uma reunião extraordinária para concluir a avaliação da vacina à covid-19 da multinacional Janssen, com vista a colocá-la rapidamente no mercado. Neste sentido, espera-se que haja mais uma vacina contra …

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …