“Contabilista de Auschwitz” pede perdão às vítimas

YouTube

Oskar Groening, o "contabilista de Auschwitz"

Oskar Groening, o “contabilista de Auschwitz”

Oskar Groening, o antigo guarda nazi apelidado de “contabilista de Auschwitz”, que começou a ser julgado esta terça-feira na Alemanha por cumplicidade no assassínio de 300 mil pessoas, pediu “perdão às vítimas” do campo de concentração na abertura do julgamento.

Para mim não há dúvida de que partilho uma culpa moral“, declarou o antigo SS, de 93 anos.

“Peço perdão”, disse. “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou, dirigindo-se aos juízes. Groening incorre numa pena de três a 15 anos de prisão.

O julgamento de Groening, a decorrer em Lueneburg, no oeste da Alemanha, será provavelmente um dos últimos grandes processos sobre os crimes nazis, dada a idade dos implicados, e ocorre apenas três meses depois das cerimónias dos 70 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz.

Groening apareceu na companhia dos seus advogados e deslocando-se com a ajuda de um andarilho. No tribunal estão ainda 67 sobreviventes e familiares de vítimas defendidos por 14 advogados.

Seis dezenas de órgãos de comunicação estão acreditados para a cobertura do julgamento, que decorrerá pelo menos até 29 de julho.

A procuradoria sustenta que Groening, encarregado de confiscar os pertences dos presos que chegavam a Auschwitz e enviar o dinheiro para as SS em Berlim, deu apoio financeiro ao regime nazi e apoiou assim a sua máquina da morte.

A acusação é relativa a 300 mil judeus húngaros que foram executados, dos 425 mil deportados entre maio e julho de 1944 para Auschwitz.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um crime horrendo. Felizmente que esta pessoas, ao fim de tantos anos em que ajudou a cometer esses crimes, agora já com 93 anos reconhece aquilo que fez e começa logo por pedir perdão, não aos juízes mas, às vítimas do campo de concentração de Auschwitz. Este episódio faz-me recordar um dos dois ladrões que estavam a ser crucificados ao lado de Jesus Cristo. Um deles ainda troçou de Jesus dizendo algo como, se Tu és o todo poderoso, porque não acabas com isto tudo e desces da cruz; o outro ladrão, ao ouvir isto, retorqui-o: hei, mas que é isso que estás aí a dizer; nós ainda roubamos mas, Este aqui ao lado nada fez de mal.……perante este assumir de culpas, os juízes humanos continuaram a fazer cumprir a lei terrena; mas Jesus disse a esse ladrão arrependido. Ainda hoje verás e serás recebido pelo meu Pai.
    Talvez por isso é que este senhor, antigo SS, de 93 anos disse: “Quanto à responsabilidade penal cabe-vos decidir”, adiantou ele , dirigindo-se aos juízes.
    Eu não queria estar na posição dos juízes pois, pelas leis da terra este senhor deve ser condenado, mas nunca condenar à morte. Bem sei que foi isso que fez com milhares de judeus e isso foi uma gravíssima ofensa, mas condenar à morte isso nunca. É um dos motivos que me faz ter orgulho de ser português, ou seja termos sido o primeiro país europeu que eliminou esse tipo de pena.

RESPONDER

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …