/

Não tem utilizado a conta Google? Vai ser apagada

Empresa actualizou as suas regras sobre as contas inactivas. Vão desaparecer as que não são “mexidas” há muito tempo.

A Google anunciou que milhares de contas Google vão ser apagadas em breve. As contas inactivas vão desaparecer.

A empresa justifica numa publicação que, se uma conta não for utilizada durante um longo período de tempo, é mais provável que a sua segurança fique comprometida.

As contas esquecidas ou não utilizadas estão associadas a senhas antigas ou reutilizadas, que podem ter sido comprometidas. E não têm o sistema de autenticação de dois factores configurada (é 10 vezes menos provável), além de não receberem verificações de segurança.

São contas vulneráveis, normalmente, e a partir do momento em que é pirateada pode ser utilizada para roubo de identidade ou para inserir conteúdo indesejado ou malicioso, como spam.

Nesse sentido, a Google avisa que é possível que apague a conta e todo o seu conteúdo, se essa conta não foi utilizada ao longo dos últimos 2 anos. Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, Photos… Desaparece tudo.

Essa medida vai começar a ser aplicada em Dezembro deste ano. Só será aplicada a contas pessoais, não a contas empresariais.

Os utilizadores vão receber notificações ao longo dos próximos meses, antes de as contas começarem a ser apagadas.

Para manter a sua conta activa, a Google deixa várias sugestões. A principal é fazer login, no mínimo, uma vez a cada 2 anos.

Para isso, basta consultar o Gmail, utilizar o Google Drive, ver um vídeo do YouTube com a sua conta, descarregar uma aplicação na Google Play Store, ou utilizar a pesquisa Google com a sua conta.

Em relação ao YouTube, a Google esclarece: não pensa em excluir contas que tenham vídeos publicados nessa plataforma de vídeos.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.