Consumo excessivo de cafeína pode mesmo levar a uma overdose

O Japão registou recentemente a sua primeira morte causado por overdose de cafeína. A vítima era um homem de 20 anos que trabalhava numa bomba de gasolina no turno da madrugada.

Com base nas análises, as autoridades de saúde japonesas informaram que a vítima faleceu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado.

Segundo a agência de notícias Kyodo, a autópsia, realizada pela Universidade de Fukuoka, não conseguiu determinar a quantidade de cafeína ingerida, nem o período de tempo levado para que o consumo tivesse esse efeito letal.

O caso é inédito no Japão, mas não é tão raro em alguns lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foram registadas pelo menos dez mortes causadas pelo excesso de cafeína.

Considerada por muitos como uma fiel companheira para combater o cansaço, a cafeína também pode ser uma vilã. Quando ingerida em quantidades exageradas, a substância pode causar danos graves à saúde ou até mesmo ser fatal.

Os casos que mais chamaram a atenção nos EUA aconteceram em maio e julho do ano passado e causaram preocupação no país. As vítimas foram adolescentes: Logan Stiner, de Ohio, de 18 anos, e Lanna Hamann, do Arizona, de 16.

Os médicos que analisaram o corpo de Stiner detetaram 70 miligramas de cafeína por mililitro de sangue – quando as autoridades internacionais de saúde advertem que 50 miligramas por ml de sangue já são suficientes para provocar uma morte.

Já Hamann sofreu uma paragem cardíaca e faleceu depois de ingerir uma grande quantidade de bebidas energéticas durante as férias que passou no México, segundo o relato da mãe à rede americana CBS.

Os casos de morte causadas pelo consumo excessivo de cafeína não são muito frequentes, mas a partir de que dose esse alcalóide que estimula o sistema nervoso pode tornar-se perigoso?

Doses recomendadas

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (EFSA, na sigla em inglês), uma dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína por dia pode ajudar a melhorar o rendimento de atividades físicas e intelectuais.

Isto equivale a tomar de meia a três chávenas de café por dia.

No caso dos adolescentes, a quantidade não deveria ultrapassar os 100 miligramas por dia; quantidades superiores a essa podem causar irritação, insónia e até complicações cardíacas.

Mas quando exatamente se pode falar em overdose de cafeína?

De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), os sintomas de overdose de cafeína podem incluir pulsação acelerada ou perigosamente irregular.

Pessoas que ficam intoxicadas com a substância podem ter sintomas como vómitos, diarreia e letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação. Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose de cafeína pode provocar a morte – mas ressalta que são casos mais raros.

Cafeína pura

Segundo a FDA, é preciso ter cautela no consumo de qualquer bebida ou comida que contenha cafeína, mas há um produto em particular que merece atenção especial.

Trata-se da cafeína pura em pó, que é vendida como suplemento para atletas. Na Internet, é possível adquirir um desses pacotes de 100 gramas por cerca de seis dólares (pouco mais de 5 euros).

Uma das marcas que vende o produto online garante que “ajuda a diminuir a fadiga física, a melhorar a clareza do pensamento e a capacidade de concentração, aumenta a coordenação física, reduz a sensação de cansaço e é especialmente eficaz para atividades como levantar peso”.

No entanto, a FDA alerta que esses produtos são 100% cafeína, e uma colher pequena desse pó já equivaleria a aproximadamente 28 chávenas de café.

“A cafeína pura é um estimulante poderoso e em pequena quantidade já pode causar uma overdose acidental”, adverte a entidade.

Segundo a autópsia, foi isso que aconteceu com o jovem Logan Stiner – e, no seu caso, a overdose foi fatal.

Quantidade de cafeína em bebidas e outros produtos

  • Um café espresso contém entre 50 mg e 75 mg de cafeína
  • Uma café americano (chávena) tem entre 140 mg e 200 mg
  • Um 250ml de chá preto contém entre 30 mg e 80 mg
  • Uma lata de Red Bull tem 80 mg
  • Uma barra de chocolate amargo tem 20 mg
  • Um comprimido para enxaquecas ou gripe pode chegar a conter 130 mg

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção que bicas de café que tomamos no café, segundo alguns conhecimentos que tenho pesquisado do tema, pode chegar no máximo a 90mg (e daí que 3 chávenas por dia seja uma conta normalizada de consumo, segundo uma lógica de 300mg/dia). As marcas de café variam, assim como a cafeina presente por marca. O tipo de café (moagem ou solúvel) também varia em termos de cafeina. Acho que a noticia pode ficar mais completa se dados os valores de cafeina por chávena das marcas nacionais e por tipo de café.

RESPONDER

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após se candidatar às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se registar como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for Liberty, …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …

Tribunal europeu autoriza hospital britânico a retirar o suporte de vida a bebé. Pais recusam

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeitou um recurso da família de Alta Fixsler, uma bebé de dois anos, que não come ou respira sozinha, autorizando o Manchester University NHS Foundation Trust a retirar-lhe o …

Equipa com astrónomos portugueses descobre planetas que podem ter água

Uma equipa internacional de astrónomos, incluindo portugueses, descobriu um sistema de planetas fora do Sistema Solar que podem ter água à superfície, no interior ou na atmosfera, divulgou esta quinta-feira o Observatório Europeu do Sul …

México processa fabricantes de armas dos EUA para tentar deter comércio ilegal

O Governo do México lançou uma ação civil num tribunal do Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), contra um conjunto de fabricantes por "comércio negligente", visando deter o "tráfico ilegal" de armas através da fronteira, destinadas …

Afinal, Messi não vai renovar com o Barcelona

O internacional argentino não vai renovar contrato com o FC Barcelona, confirmou, esta quinta-feira, o clube catalão. Em comunicado publicado no seu site oficial, o FC Barcelona explica que, "apesar de ter chegado a acordo" com …

A Guerra Fria eclodiu nas piscinas de Tóquio. E promete continuar pelos Olímpicos fora

Após a final dos 200 metros costas, o nadador norte-americano Ryan Murphy sugeriu que acabara de participar numa prova que "provavelmente não foi limpa". O comentário foi interpretado como uma acusação a Evgeny Rylov, medalhado …