Consumo excessivo de cafeína pode mesmo levar a uma overdose

O Japão registou recentemente a sua primeira morte causado por overdose de cafeína. A vítima era um homem de 20 anos que trabalhava numa bomba de gasolina no turno da madrugada.

Com base nas análises, as autoridades de saúde japonesas informaram que a vítima faleceu porque ingeria grandes quantidades de bebidas ricas em cafeína para se manter acordado.

Segundo a agência de notícias Kyodo, a autópsia, realizada pela Universidade de Fukuoka, não conseguiu determinar a quantidade de cafeína ingerida, nem o período de tempo levado para que o consumo tivesse esse efeito letal.

O caso é inédito no Japão, mas não é tão raro em alguns lugares do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, já foram registadas pelo menos dez mortes causadas pelo excesso de cafeína.

Considerada por muitos como uma fiel companheira para combater o cansaço, a cafeína também pode ser uma vilã. Quando ingerida em quantidades exageradas, a substância pode causar danos graves à saúde ou até mesmo ser fatal.

Os casos que mais chamaram a atenção nos EUA aconteceram em maio e julho do ano passado e causaram preocupação no país. As vítimas foram adolescentes: Logan Stiner, de Ohio, de 18 anos, e Lanna Hamann, do Arizona, de 16.

Os médicos que analisaram o corpo de Stiner detetaram 70 miligramas de cafeína por mililitro de sangue – quando as autoridades internacionais de saúde advertem que 50 miligramas por ml de sangue já são suficientes para provocar uma morte.

Já Hamann sofreu uma paragem cardíaca e faleceu depois de ingerir uma grande quantidade de bebidas energéticas durante as férias que passou no México, segundo o relato da mãe à rede americana CBS.

Os casos de morte causadas pelo consumo excessivo de cafeína não são muito frequentes, mas a partir de que dose esse alcalóide que estimula o sistema nervoso pode tornar-se perigoso?

Doses recomendadas

Segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentícia (EFSA, na sigla em inglês), uma dose entre 75 mg e 300 mg de cafeína por dia pode ajudar a melhorar o rendimento de atividades físicas e intelectuais.

Isto equivale a tomar de meia a três chávenas de café por dia.

No caso dos adolescentes, a quantidade não deveria ultrapassar os 100 miligramas por dia; quantidades superiores a essa podem causar irritação, insónia e até complicações cardíacas.

Mas quando exatamente se pode falar em overdose de cafeína?

De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), os sintomas de overdose de cafeína podem incluir pulsação acelerada ou perigosamente irregular.

Pessoas que ficam intoxicadas com a substância podem ter sintomas como vómitos, diarreia e letargia – diminuição da atividade das funções intelectuais, acompanhada de uma sensação de desorientação. Nos casos mais extremos, a agência adverte que a overdose de cafeína pode provocar a morte – mas ressalta que são casos mais raros.

Cafeína pura

Segundo a FDA, é preciso ter cautela no consumo de qualquer bebida ou comida que contenha cafeína, mas há um produto em particular que merece atenção especial.

Trata-se da cafeína pura em pó, que é vendida como suplemento para atletas. Na Internet, é possível adquirir um desses pacotes de 100 gramas por cerca de seis dólares (pouco mais de 5 euros).

Uma das marcas que vende o produto online garante que “ajuda a diminuir a fadiga física, a melhorar a clareza do pensamento e a capacidade de concentração, aumenta a coordenação física, reduz a sensação de cansaço e é especialmente eficaz para atividades como levantar peso”.

No entanto, a FDA alerta que esses produtos são 100% cafeína, e uma colher pequena desse pó já equivaleria a aproximadamente 28 chávenas de café.

“A cafeína pura é um estimulante poderoso e em pequena quantidade já pode causar uma overdose acidental”, adverte a entidade.

Segundo a autópsia, foi isso que aconteceu com o jovem Logan Stiner – e, no seu caso, a overdose foi fatal.

Quantidade de cafeína em bebidas e outros produtos

  • Um café espresso contém entre 50 mg e 75 mg de cafeína
  • Uma café americano (chávena) tem entre 140 mg e 200 mg
  • Um 250ml de chá preto contém entre 30 mg e 80 mg
  • Uma lata de Red Bull tem 80 mg
  • Uma barra de chocolate amargo tem 20 mg
  • Um comprimido para enxaquecas ou gripe pode chegar a conter 130 mg

ZAP / BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Atenção que bicas de café que tomamos no café, segundo alguns conhecimentos que tenho pesquisado do tema, pode chegar no máximo a 90mg (e daí que 3 chávenas por dia seja uma conta normalizada de consumo, segundo uma lógica de 300mg/dia). As marcas de café variam, assim como a cafeina presente por marca. O tipo de café (moagem ou solúvel) também varia em termos de cafeina. Acho que a noticia pode ficar mais completa se dados os valores de cafeina por chávena das marcas nacionais e por tipo de café.

RESPONDER

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …

PSP apresenta queixa contra jornal Público por causa de cartoon no "Inimigo Público"

A PSP anunciou esta sexta-feira que vai apresentar queixa contra o jornal Público pela publicação, no suplemento Inimigo Público, de um cartoon com uma figura vestida de uniforme, “aparentemente relacionado com uma ação com conotação …