Consumo diário de cafeína pode prevenir demência nas mulheres

Investigadores sugerem que as mulheres que consomem mais de 261 miligramas de cafeína por dia – que equivale a cerca de três chávenas de café ou seis de chá preto – têm 36% menos probabilidade de sofrer de demência.

O estudo, publicado no Journals of Gerontology e liderado pela investigadora Ira Driscoll, professora de psiquiatria na Universidade de Wisconsin-Milwaukee, analisou o consumo de cafeína de 6.500 mulheres com idades entre os 65 e os 80 anos.

“A evidência do consumo da cafeína como um factor potencial protector contra o prejuízo cognitivo é emocionante, dado que a cafeína é igualmente um factor dietético facilmente modificável com muito poucas contra-indicações”, explicou a cientista responsável pela pesquisa.

O estudo, realizado ao longo de dez anos, concluiu que 388 mulheres que consumiram um nível menor de cafeína receberam um diagnóstico de demência provável ou alguma forma de prejuízo cognitivo global.

Por sua vez, as que consumiram cafeína acima da quantidade média não foram diagnosticadas com quaisquer patologias do foro psicológico.

De salientar que, para além da idade, os investigadores ajustaram as conclusões tendo em conta alguns fatores de risco, tais como a etnia, a educação, o índice de massa corporal, a qualidade do sono, a depressão, a hipertensão, doenças cardiovasculares prévias, a diabetes, o tabagismo e o consumo de álcool.

“Embora não possamos fazer uma ligação direta entre o maior consumo de cafeína e a menor incidência do comprometimento cognitivo e demência, com um estudo mais aprofundado, podemos quantificar melhor a sua relação com o estado da saúde cognitiva”, concluiu Driscoll.

Move

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …